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Raio-X do GP dos Estados Unidos: Red Bull comemora título em Austin com vitória de Max

Red Bull divide protagonismo em Austin com desempenho de Fernando Alonso e Sebastian Vettel

Max Verstappen conquistou o seu segundo título da carreira no Japão, enquanto a Red Bull faturou o seu quinto título no Mundial de Construtores em Austin, no Texas. A Red Bull almejava esse resultado após a alteração de forças que aconteceu pelo grid. No ano passado quando o time austríaco obteve o título com Verstappen, faltava uma coisa: quebrar a sequência de conquistas da Mercedes e vencer mais uma vez.

O time alemão não entregou um carro tão competitivo para George Russell e Lewis Hamilton, então deixaram uma porta aberta para a Red Bull brigar pelo título em 2022. A Ferrari surgiu como a equipe que poderia dar uma certa dor de cabeça para a Red Bull, porém, isso só aconteceu no início do campeonato, pois rapidamente o time italiano passou a falhar e colecionou vários erros.

A Red Bull novamente combinou um piloto “a cara do time”, com um carro competitivo e confiável. O time austríaco tem tudo para nos próximos anos emplacar novos títulos, criando talvez um novo período de dominância como foi na era Sebastian Vettel.

Max Verstappen venceu o GP dos Estados Unidos e ajudou a Red Bull a conquistar o seu quinto título no Mundial de Construtores – Foto: reprodução Red Bull

O GP dos Estados Unidos contou com mais uma vitória de Max Verstappen, a 13ª da temporada 2022. O holandês ultrapassou Fernando Alonso no número de vitórias, agora Max conta com 33 vitórias, sendo o sexto piloto com o maior número de vitórias na Fórmula 1.

O piloto da Red Bull venceu a prova, mesmo após um erro da sua equipe no segundo pit-stop. O ritmo dos taurinos era forte desde os treinos livres e mesmo que se crie uma expectativa quanto a possibilidade de um embate entre Ferrari e Red Bull, o desempenho dos austríacos em corrida é muito mais sólido.

Com o final da prova se aproximando, Verstappen que foi devolvido à pista atrás de Hamilton, passou a perseguir o inglês, até realizar a ultrapassagem em Hamilton e retornar para a primeira posição na volta 50. Em uma das melhores oportunidades de Hamilton e a Mercedes conquistar uma vitória na temporada 2022, o britânico lutou pela primeira posição, dividindo a pista lado-a-lado com Verstappen.

Ainda é legal mencionar, que mesmo Verstappen abrindo alguns segundos para Hamilton, não vimos o holandês ganhar uma distância muito grande, como aconteceu em algumas corridas onde o seu embate era com a Ferrari. E em um cenário onde a Mercedes não acreditava em um bom desempenho, foi bom observar esse trabalho.

Mesmo Hamilton não sendo o adversário de Verstappen neste ano, ainda tem toda uma tensão quando eles se encontram na pista. Além disso, a Mercedes, mesmo não contando com um carro tão competitivo para buscar as vitórias neste ano, faturou vários pódios, sabendo se aproveitar de vários momentos em que seus adversários falharam.

A Mercedes não tinha chegado muito confiante para a prova nos Estados Unidos, o time está mirando o próximo campeonato e se dedicando a fazer novas avaliações no W13 que vão servir de referência ao carro do próximo ano. A asa dianteira que a Mercedes levou para testar e introduzir no GP dos EUA foi vetada pela FIA, mas após modificações será instalada para o GP do México.

O maior vencedor de Austin conquistou um segundo lugar no GP dos Estados Unidos. Foi uma das suas melhores chances de vencer na temporada – Foto: reprodução Mercedes

A equipe alemã viu a sua chance de brigar por um pódio em Austin, quando Charles Leclerc e Sergio Pérez foram punidos por trocar componentes do motor. O caminho ficou livre, para Hamilton e Russell na largada, com os pilotos começando a prova do terceiro e quarto lugar respectivamente.

Russell tocou em Carlos Sainz na primeira curva, o piloto britânico foi punido com cinco segundos, mas ele ainda conquistou o quinto lugar. Hamilton brigou pela vitória, mas não tinha um carro tão competitivo para se manter na primeira posição. Mas foi bem interessante o trabalho da Red Bull, sabendo que tinha a Mercedes logo atrás, pois estavam preocupados em responder as paradas dos adversários.

A Ferrari é outro time que está focado no próximo ano, o time fez alterações no motor de Charles Leclerc, pois está tentando melhorar a confiabilidade do motor. O monegasco ainda briga com Sergio Pérez pelo segundo lugar no Campeonato, mas agora que perderam o título para a Red Bull, o mais importante é se preparar para 2023 e fornecer um carro igualmente competitivo e confiável como o da Red Bull.

O time italiano se mostrou competitivo nos treinos livres, brigou pela pole, colocando os dois carros na primeira fila, mas a punição de Leclerc fez o monegasco largar abaixo do top-10. Novamente, Sainz abandonou uma corrida na primeira volta, assim como no GP do Japão, desta forma a Ferrari contou com apenas um dos carros para representá-la na pista.

Sainz perdeu a ponta pouco depois da largada, pois seu carro levou mais tempo para responder. O lado par da pista era melhor para a largada, além disso, os carros da Red Bull e Ferrari estavam fazendo uma tangência muito semelhante na primeira curva, então ou Verstappen ou Sainz teriam alguma dificuldade no início da prova – desta vez foi Sainz.

Charles Leclerc fez a sua corrida de recuperação, obteve o terceiro lugar e foi ao pódio. O monegasco contará com mais potência neste final de temporada, talvez assim o piloto possa reverter alguma nova pole em vitória, terminando 2022 bem.

Outros pontos

Apenas Carlos Sainz, Valtteri Bottas e Lance Stroll não completaram a prova. O abandono de Bottas provocou a entrada do Safety Car e a troca dos pneus para os pilotos que começaram com os compostos duros.

Os ventos estavam atrapalhando os pilotos durante todo o fim de semana, vários pilotos reclamaram do desempenho dos seus carros, atrelando a mudança de direção do vento e a instabilidade gerada nos carros. Os ventos também foram um ponto para a reclamação de Max Verstappen durante boa parte da prova.

Fernando Alonso e Sebastian Vettel merecem mais uma vez o destaque do fim de semana. As duas equipes apresentaram um bom desempenho no início do fim de semana, gerando muita expectativa para o domingo.

O espanhol esteve envolvido em um incidente com Lance Stroll, os dois pilotos se tocaram após a relargada. O canadense estava se posicionou na pista tentando se defender do ataque de Alonso, mas o movimento foi muito otimista e a batida ocorreu. O carro de Alonso ‘decolou’ e ficou avariado, mas o piloto conseguiu levar o equipamento aos boxes, fez a troca da asa dianteira e voltou para a pista.

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Os pneus duros usados por Alonso, permitiram o espanhol permanecer na pista, enquanto os outros competidores apostaram em uma segunda parada mais para o final da prova. O espanhol fez praticamente uma corrida de recuperação e ainda cruzou a linha de chegada no sétimo lugar. Mas ao encerramento da prova, foi punido e caiu para o sétimo lugar – a Haas entrou com um protesto contra o carro de Alonso, pois o retrovisor do A522 ficou solto após o incidente e o piloto não foi chamado aos boxes para reparos. O retrovisor se soltou enquanto Alonso perseguia Magnussen na pista e depois do protesto, seu carro foi considerado inseguro.

A Alpine tem o direito de recorrer da decisão e fará isso na quinta-feira, podendo recuperar o sétimo lugar, desta forma o resultado do GP dos Estados Unidos para alguns pilotos está incerto.

Sebastian Vettel parece que está sentindo agora a aproximação da aposentadoria, mas o piloto está aproveitando todos os últimos minutos com a Fórmula 1. Nos treinos livres o carro da Aston Martin dava sinais de que seria um fim de semana bom para a equipe. Lance Stroll se classificou na sétima posição, mas começou em quinto por conta da chuva de punições pelo grid. Vettel não avançou para o Q3, mas começou a prova em décimo.

A largada do alemão foi muito boa, saltou para o quinto lugar e ali permaneceu até a terceira volta, pois pouco depois foi atacado por Sergio Pérez. A perspectiva de a Aston Martin terminar com os dois carros na zona de pontuação era muito boa, ainda mais agora que eles têm chance de superar a Alfa Romeo no Mundial de Construtores, mesmo em um ano tão complicado para a equipe.

Stroll abandonou a prova, enquanto Vettel lidou com um erro da equipe no seu pit-stop, a dificuldade para fazer a instalação de um dos pneus do carro de Vettel provocou a perda de posições para o alemão. Porém, os pneus mais novos que parte dos pilotos do pelotão, colaborou para Vettel retornar à zona de pontuação e ainda duelar com Kevin Magnussen no final da prova. Atualmente o alemão é o sétimo colocado, por conta da punição de Alonso, mas cruzou a linha de chegada em oitavo. Vettel foi votado como o piloto do dia!

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É interessante ver algumas corridas boas da Aston Martin, pois o seu desempenho foi bem ruim em grande parte da temporada. Todos os times estão brecando o seu desenvolvimento, pois a próxima temporada está se aproximando, mas é importante ver alguma luz para a Aston Martin, projetando isso para o próximo ano.

Yuki Tsunoda que também passou por uma alteração de câmbio em seu carro e Esteban Ocon que se classificou mal e trocou o motor para a corrida, terminaram a prova no top-10, ocupando o nono e o décimo lugar respectivamente. Se o resultado se manter desta forma, Ocon estará na zona de pontuação.

Durante a corrida Tsunoda e Gasly fizeram estratégias diferentes, o japonês até reclamou em um determinando momento da prova onde o francês estava segundando todos os carros que estavam atrás dele, fazendo Tsunoda degradar os seus compostos. Mas ainda foi possível colocar um dos carros da AlphaTauri no top-10.

Mick Schumacher também foi um dos pilotos que sonhou com uma posição melhor na prova, mas a volta deletada no Q1, se tornou uma dificuldade adicional para brigar por um resultado melhor. Schumacher até entrou na zona de pontuação, mas o seu carro foi danificado depois do incidente entre Stroll e Alonso, por conta de um destroço que pegou em pista, comprometendo o seu ritmo.

As questões relacionadas ao teto orçamentário da Red Bull será resolvida nesta semana, pois durante o fim de semana a Red Bull lidou com a perda do seu fundador Dietrich Mateschitz.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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