ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Jack Doohan guiará carro da Alpine durante o TL1 dos GPs da Cidade do México e Abu Dhabi

A Alpine escolheu Doohan, o australiano ajudará o time a cumprir o regulamento atual. O piloto assumirá o carro da equipe no México e em Abu Dhabi

A Apine confirmou nesta terça-feira (25) a participação de Jack Doohan no TL1 do GP do México e Abu Dhabi. O jovem de 19 anos atualmente é piloto da Academia de Alpine e também está disputando a Fórmula 2.

Os times do grid estão trabalhando para cumprir o regulamento que obriga o fornecimento dos seus dois carros para jovens pilotos realizarem testes. A temporada se aproxima do final, restando três corridas para o encerramento e algumas equipes estão se organizando para fazer o revezamento com os seus pilotos titulares no México e em Abu Dhabi.

O GP do Brasil será a última prova Sprint do calendário 2022, desta forma, os times não devem colocar os jovens piloto para participar do TL1, pois na sequência será disputada a classificação e no sábado a corrida que definirá o grid de largada. Embora as equipes contem com vários dados de Interlagos, este é o primeiro ano com o novo carro neste circuito, além disso a prova Sprint também vale pontos.

Jack Doohan testará pela Alpine na Cidade do Médico e em Abu Dhabi, colaborando com a equipe e ajudando até mesmo o time ter mais dados dele com o carro deste ano. Os testes deveriam ser realizados por Oscar Piastri, mas após o piloto estabelecer um contrato com a McLaren para o próximo ano, a Alpine não utilizará o competidor em seu carro.

“Sou extremamente grato à Alpine por me dar esta oportunidade de conduzir no treino livre no México. É sempre uma grande honra ser encarregado de pilotar um carro de Fórmula 1, então ter a oportunidade em um fim de semana de Grande Prêmio é muito especial. Em última análise, o objetivo é fazer isso todas as semanas e essa experiência é mais um passo para atingir esse objetivo. Eu me preparei o melhor que pude e acho que será muito emocionante experimentar o carro neste tipo de circuito de alta altitude e de muita velocidade. Vou trabalhar duro no dia, fazer tudo o que a equipe definir e, ao mesmo tempo, aproveitar o momento, pois sei que será uma oportunidade única”, afirmou Doohan depois da confirmação da Alpine.

No último mês enquanto a Alpine ainda estava se decidindo sobre o piloto que ocuparia o assento deixado por Fernando Alonso, a Alpine levou Doohan para realizar um teste privado na Williams, acompanhado por Nyck de Vries e Antonio Giovinazzi. Os pilotos guiaram o carro do ano passado. Doohan também realizou um dia de filmagens em Monza com o carro atual.

O piloto australiano é filho do pentacampeão mundial de MotoGP, Mick Doohan. Doohan não conseguiu uma vaga na Alpine para a próxima temporada, pois o time realizou a contratação de Pierre Gasly.

Doohan está atualmente em quarto lugar na Fórmula 1 em sua temporada de estreia na categoria, o piloto conta com três vitórias e três poles atualmente e se destaca pelos seis pódios conquistados.

O chefe de equipe Otmar Szafnauer disse: “Estamos muito satisfeitos em anunciar que Jack se juntará à equipe no México e assumirá as funções no Treino Livre 1. Todos ficamos impressionados com o progresso de Jack em muitas áreas nesta temporada e ele merece essa chance.”

“É importante dar aos nossos jovens pilotos oportunidades de testar carros de Fórmula 1 e nosso programa da Academia provou ser bem-sucedido em fazer exatamente isso. Esperamos que Jack trabalhe duro durante a sessão e tire o máximo que puder da experiência em um fim de semana de Grande Prêmio de Fórmula 1.”

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo