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Iwasa transforma pole em vitória e celebra conquista na Austrália. Fittipaldi bate e abandona prova

A Corrida 2 da Fórmula 2 foi igualmente movimentada, o Safety Car mais uma vez esteve presente. Iwasa controlou a relargada e conseguiu venceu a prova na Austrália

Os pilotos da Fórmula 2 retornaram ao Circuito do Albert Park neste sábado (01) para realizar a Corrida Principal. A prova foi marcada por acidentes e pela ação do Safety Car, as categorias de base não conseguiram fazer uma passagem tranquila pela Austrália, a pista representou um grande desafio, principalmente nas questões pontuadas pela aderência.

Ayumu Iwasa conseguiu transformar a pole em vitória. O piloto chegou a primeira posição depois que a equipe acertou no momento de substituir os pneus e Iwasa demonstrou um bom controle para perseguir a vitória. O piloto japonês deixa a Austrália como líder do Campeonato, conquistando a sua segunda vitória nesta temporada.

Theo Pourchaire foi o segundo colocado, a corrida não foi tão fácil para o piloto francês que esteve envolvido em duelos e foi ameaçado por outros competidores. Pourchaire foi um destaque apenas na primeira corrida da temporada, mas agora segue envolvido nos mesmos dilemas que os outros competidores. Arthur Leclerc completou o pódio e com o resultado leva o segundo carro da DAMS ao pódio. Leclerc resistiu as investidas de Frederik Vesti que estava com os pneus macios e um desempenho alucinante no final da prova.

Zane Maloney ficou com a quinta posição, seguido por Richard Verschoor. Jack Doohan obteve o oitavo lugar, mesmo depois de duas paradas nos boxes e alguns erros. Kush Maini foi o nono colocado, seguido por Roman Stanek.

Enzo Fittipaldi não completou a prova, o piloto se envolveu em um incidente com Roy Nissany e ainda bateu no muro de contenção pouco depois de substituir os seus pneus, realizando a parada obrigatória.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2

Ayumu Iwasa reivindicou o direito de largar da pole, depois de ter conquistado ela na sexta-feira. O piloto da Dams foi o mais veloz e superou Theo Pourchaire que até o momento da definição da pole, não estava apresentando um grande desempenho. Victor Martins e Isack Hadjar dividiram a segunda fila. Enzo Fittipaldi conseguiu participar da segunda corrida desse fim de semana, depois de ter batido antes do início da Sprint, o brasileiro largou da décima sexta posição.

A prova Sprint foi bem movimentada, principalmente quando a chuva entrou em ação e foi a responsável por bagunçar o grid, tonando a vida daqueles pilotos que estavam com os pneus macios mais complicada. Dennis Hauger venceu a Sprint, depois de controlar a relargada e conseguir manter Jak Crawford atrás.

Os pilotos da Fórmula 2 vão enfrentar 33 voltas na corrida Principal. A temperatura na pista estava na casa dos 24°C, com 15°C no ambiente.

Com a largada autorizada, Iwasa manteve a ponta e abriu rapidamente uma diferença para o segundo colocado, várias disputas aconteciam pela pista. Theo Pourchaire era ameaçado por Martins que fazia de tudo para atacar o companheiro de equipe. Enquanto Maini disputava a posição com Crawford, o piloto foi para fora da pista, extravasando os limites de pista.

Desde a largada, Hauger conquistou três posições e já era o sétimo colocado na terceira volta, enquanto Maloney perdeu três posições depois do início da prova. Maini que cometeu o erro naquela disputa, voltou a extravasar os limites de pista e caiu para a décima quinta posição, atrás de Fittipaldi. Correa e Novalak brigavam pela vigésima posição.

Com cinco voltas, os dez primeiros eram: Iwasa, Pourchaire, Martins, Hadjar, Bearman, Leclerc, Hauger, Maloney, Crawford e Vesti. Correa já estava nos boxes para substituir a asa dianteira, depois de ter danificado a peça no duelo com Novalak, a grande questão é que o piloto estava realizando a sua parada fora da janela de abertura dos boxes – que acontece a partir da sexta volta.

Vesti arriscou uma ultrapassagem e ganhou a posição de Crawford, desta forma o piloto da Prema tinha conquistado quatro posições desde a largada.

Oliver Bearman foi punido com cinco segundos, por ter forçado outro competidor para fora da pista. Doohan que estava em uma disputa com Crawnford, acabou se envolvendo em um incidente, o piloto da Virtuosi tocou o adversário e mandou o piloto para a brita. Como Crawford ficou parado, o Safety Car precisou ser acionado.

Martins, Daruvala, Stanek e Verschoor foram para os boxes assim que o Safety Car foi acionado. No giro seguinte, Iwasa, Pourchaire, Bearman, Hadjar, Martins, Hauger, Maloney e Leclerc foram aos boxes para substituir os pneus, realizando a parada obrigatória.

Hardjar e Bearman se tocaram no pit-lane, o piloto da Prema ficou com o pneu traseiro furado, mas nenhum dos competidores podia realizar a ultrapassagem. A parada de Bearman foi bem complicada, principalmente com a dificuldade para substituir o pneu que estava furado. Doohan também seguiu para os boxes para fazer a sua troca de pneus, abandonando o segundo lugar. Hadjar seguiu na pista, mas estava com a asa dianteira danificada.

Antes da relargada os dez primeiros eram: Vesti, Nissany, Fittipaldi, Maini, Iwasa, Cordeel, Pourchaire, Hadjar, Martins e Hauger. Doohan passou mais uma vez pelos boxes para instalar um jogo novo de pneus médios.

O Safety Car deixou a pista ao final da volta 12. Vesti que ainda não tinha trocado os pneus, ocupava a primeira posição, seguido por Nissany, Fittipaldi e Maini – quatro competidores que estavam com os pneus da sua largada, bem como Cordeel. Versti liderou a fila e conseguiu evitar os ataques de Nissany.

Bearman realizou a ultrapassagem em Benavides, para ficar com o décimo oitavo lugar. Pourchaire era atacado por Hadjar e precisava apostar em um traçado defensivo. Hauger, Leclerc e Maloney se enfrentava, pela décima primeira posição. Novalak extravasou os limites de pista e carregou sujeira para a pista.

Fittipaldi e Nissany duelaram o piloto brasileiro se tocou com o adversário, mandando Nissany para fora da pista. Fittipaldi começou a perder desempenho. Outros duelos aconteciam pelo caminho, Hadjar foi para fora da pista depois da batalha com Pourchaire. Hauger e Martins brigavam pelo sétimo lugar, enquanto os pilotos atacavam Nissany que ocupava o sexto lugar.

Na volta 15 os dez primeiros eram: Vesti, Maini, Iwasa, Fittipaldi, Pourchaire, Nissany, Hauger, Martins, Cordeel e Leclerc. Na volta seguinte, Pourchaire, ultrapassou Fittipaldi.

Os duelos seguiram, principalmente entre os pilotos que estavam abaixo do décimo colocado, já que Maloney estava segurando vários competidores. Com os pneus em frangalhos, Fittipaldi era ultrapassado pelos outros competidores, mas neste momento da corrida, os competidores que ainda estavam com os pneus velhos, aguardavam a ação de um Safety Car.

Na volta 22, Bearman extravasou os limites de pista e quase bateu no muro de contenção, mas o piloto segurou o carro e retornou ao traçado na décima oitava posição. Cordeel foi aos boxes para substituir os pneus, mas era apenas o vigésimo colocado – o piloto cometeu um erro e passou pela brita.

Várias investigações eram realizadas pelos comissários, podendo gerar punições após o encerramento da corrida.

A corrida se aproximava do final, mas ainda uma porção de problemas poderiam acontecer. Fittipaldi foi punido com cinco segundos por ter empurrado Nissany para fora da pista.

Com 26 voltas, Nissany bateu no muro de contenção, o Safety Car foi acionado pouco depois. Vesti que liderava a corrida foi aos boxes para trocar os seus pneus. O piloto que liderava a prova, retornou na sétima posição, mas extravasou os limites de pista por estar com os pneus frios.

Fittipaldi também rodou e deu um toque no muro de contenção, danificando a suspensão traseira. Instantes depois o brasileiro encheu o muro de contenção. Quando acelerou o carro, o dano ficou evidente e ele não teve como escapar da barreira. Os tratores entraram na pista para fazer a remoção dos carros.

Os dez primeiros eram: Iwasa, Pourchaire, Hauger, Martins, Leclerc, Maloney, Vesti, Daruvala, Verschoor e Hadjar. Hadjar foi punido com dez segundos por ter retornado para a pista de forma insegura.

O Safety Car deixou a pista ao final da volta 30, com a Iwasa tendo a missão de comandar a relargada e conservar a primeira posição. O piloto da DAMAS escolheu acelerar antes do início da reta. Na relargada, Hauger saiu da pista, assim como Martins. Com os pneus frios e a proximidade entre os competidores, os duelos ficaram mais intensos.

Boschung e Novalak estavam disputando pela décima terceira posição.

A corrida seguiu, Vesti atacava Leclerc, com os pneus macios o piloto tinha realizado boas ultrapassagens e buscava o pódio. Hauger seguiu para os boxes para abandonar a corrida.

Iwasa cruzou a linha de chegada na primeira posição, seguido por Pourchaire, enquanto Leclerc se defendeu de Vesti para celebrar o pódio. A DAMS conseguiu colocar dois carros no pódio na corrida principal da F2, enquanto Iwasa deixa a Austrália como líder do Campeonato.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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