ColunistasDestaquesFórmula EPost

Fenestraz é investigado depois da classificação, pole do e-Prix de Mônaco passa para Hughes

Após o encerramento da classificação, a volta de Fenestraz foi investigada. Piloto da Nissan perde a pole, dessa forma Hughes ganha o direito de começar a corrida no Principado da primeira posição

O resultado da classificação da Fórmula E foi decidido alguns minutos após o encerramento da atividade. Sacha Fenestraz com a Nissan dominou a classificação em Mônaco, o piloto franco-argentino conquistou a pole neste sábado (06) em Mônaco, mas instantes depois foi desclassificado por ter excedido o uso de energia no último duelo da classificação. Jake Hughes da McLaren começa a prova da primeira posição.

Fenestraz aproveitou o erro de Jake Hughes para conquistar a pole, depois de já ter derrotado Dan Ticktum e Norman Nato. O piloto da McLaren cometeu um erro no seu último giro na Nouvelle Chicane e ao comprometer o tempo da volta, automaticamente a pole caiu no colo de Fenestraz.

A direção de prova passou a investigar o piloto da Nissan assim que a bandeira quadriculada marcou o encerramento da atividade. Fenestraz ficou sabendo da investigação na entrevista da pole. O piloto foi desclassificado por ter excedido o uso de energia na sua volta da pole, pois ultrapassou os 350 kW.

A classificação foi marcada por diversas investigações de infração técnica. Uma delas fez com que o início do duelo da semifinal fosse adiado, pois precisavam saber se Sergio Sette Câmara ou Maximilian Günther avançaria para a próxima fase da sessão.

Hughes dividirá a primeira fila com Fenestraz, pois a única volta deletada do piloto da Nissan foi o seu giro final que correspondia a batalha pela pole. Nos dois casos, os competidores estavam batalhando pela conquista da segunda pole na Fórmula E.

Nota: acredito que os comissários levaram em consideração o peso das punições. A desclassificação de Fenestraz é mais severa que Hughes ter excedido os limites de pista – algo que o piloto da McLaren foi investigado pois teve aquele problema na sua última volta. No critério de desempate, teoricamente a desclassificação tem um peso muito maior.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo