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Nick Cassidy escala pelotão para vencer e-Prix de Mônaco

Após travar disputa acirrada pela liderança, Cassidy vence em Mônaco e aproveita para assumir a liderança do campeonato

Nick Cassidy comemorou a sua segunda vitória da temporada neste sábado (06) em Mônaco. O piloto neozelandês começou a corrida da nona posição, para escalar o pelotão e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. O powertrain da Jaguar mostrou mais uma vez a sua força nesta temporada. O mesmo é possível dizer por Mitch Evans, o piloto travou boas disputas para conquistar o segundo lugar nesta corrida com a Jaguar.

A prova terminou com o Safety Car em pista, após Nico Müller ser tocado por Sam Bird. Como o piloto ficou parado em um local complicado, restou a direção de prova chamar o SC para comboiar o pelotão até a linha de chegada. A direção de prova não tinha outra alternativa para concluir a corrida, mas os competidores esperavam a chance de travar mais uma batalha antes do encerramento da prova.

De qualquer forma, o modo como a corrida foi encerrada não apaga o brilhantismo de Cassidy, afinal, o piloto da Envision vem realizando um bom campeonato. Ainda que ele não tenha participado dos duelos na classificação desse sábado, ele aproveita para obter mais uma vitória, enquanto Pascal Wehrlein terminou foram da zona de pontuação.

Jake Dennis terminou a corrida na terceira posição, o piloto da Andretti fez uma prova bem disputada, pressionou Evans e buscou o segundo lugar. O piloto da Andretti faturou a volta mais rápida da prova. Porém, Dennis também foi pressionado por Sacha Fenestraz, afinal, o piloto da Nissan perdeu o pódio por conta da performance de Cassidy, Evans e Fenestraz.

Jake Hughes depois de começar a prova da pole, não conseguiu sustentar o ritmo na corrida e ficou com o quinto lugar. Dan Ticktum foi o sexto colocado, mesmo após lidar com um incidente no final da corrida. Jean-Éric Vergne ficou com o sétimo lugar, depois de começar a corrida da última posição. Sebastien Buemi foi o oitavo colocado, Stoffel Vandoorne obteve o nono lugar com a DS Penske, fazendo uma excelente corrida de recuperação, assim como Vergne. Sam Bird foi o décimo colocado, mas pode perder a posição por conta do incidente com Müller.

Cassidy deixa Mônaco como o mais novo líder do campeonato.

Saiba como foi o e-Prix de Mônaco

Após a conclusão da classificação Sacha Fenestraz perdeu a pole. O piloto da Nissan fez uma excelente classificação, apresentando um bom desempenho, mas como excedeu o limite de energia permitido, o piloto foi desclassificado da última parte da atividade. A pole ficou com Jake Hughes que tinha disputado a primeira posição com o franco-argentino, mas como cometeu um erro excedendo os limites de pista, foi superado pelo piloto da Nissan.

A primeira fila ainda foi dividida por Heghes e Fenestraz, pilotos que foram seguidos de perto por Nato e Günther. A Nissan foi o destaque da classificação, superando duelo após duelo para estar entre os primeiros colocados. Pascal Wehrlein, líder do campeonato começou a corrida da décima segunda posição, enquanto o vice-líder, Nick Cassidy era o nono colocado.

Largada autorizada, Hughes manteve a ponta, mas na primeira curva já era pressionado por Fenestraz, enquanto piloto da Nissan tinha que lidar com Nato. Tictum saltou para a quarta posição, depois de batalhar com Günther.

Ainda na primeira volta, Sette Câmara rapidamente perdeu várias posições e caiu para a décima primeira posição.

Na volta seguinte, Cassidy e Dennis brigaram pela sétima posição. O piloto da Andretti espalhava. Destaque para a largada de Rowland, o piloto da Mahindra era o sexto colocado.

Durante a terceira volta Lotterer despencou, o piloto abandonava a corrida depois de um toque com Rast. Foi neste mesmo momento que Rowland, Da Costa e outros competidores ativavam o primeiro uso do Modo de Ataque. Por conta da proximidade, Rowland perdeu três posições.

A corrida era marcada pela necessidade de gerenciar a energia. Com cinco voltas, os dez primeiros eram: Hughes, Fenestraz, Nato, Ticktum, Günther, Cassidy, Evans, Dennis, Rowland e Mortara. O piloto da McLaren sustentava a primeira posição, embora não conseguisse se distanciar dos pilotos da Nissan.

Por conta da proximidade, os duelos seguiam, assim como alguns toques, como a batida de Rowland no muro da saída no túnel. Hughes passou pela ativação do modo de ataque e assim perdeu a liderança da corrida para Fenestraz e Cassidy. Ocorria uma alteração na ordem dos líderes.

Foi na oitava volta, que Hughes perdeu posições para Evans e Dennis, caindo para o sétimo lugar. Na décima primeira volta, a corrida conhecia um novo líder, depois de Evans estar na ponta, neste momento os dez primeiros eram: Cassidy, Evans, Dennis, Fenestraz, Hughes, Ticktum, Günther, Mortara, Nato e Da Costa.

O ritmo frenético que o Kiwi imprimia, colaborava para que Cassidy estivesse na liderança e realizasse uma corrida de destaque. Foi na volta 13, que o piloto da Envision realizou a sua segunda ativação do Modo Ataque e perdeu apenas uma posição, enquanto Evans saltou para a ponta.

Infelizmente sem ritmo de corrida, Hughes segurava os competidores que estavam atrás do quinto colocado. Desta forma, quando o piloto da McLaren saltou para ativar o segundo Modo Ataque, ele caiu para o oitavo lugar.

Cassidy outa vez saltou para a primeira posição, enquanto Evans e Dennis duelavam pela terceira posição. Por outro lado, Da Costa e Wehrlein realizavam uma corrida apagada, com o português ocupando o décimo lugar, seguido de perto pelo companheiro de equipe alemão.

A equipe estava se comunicando com Evans para o piloto da Jaguar manter a segunda posição, mas o alerta não durou muito tempo, pois Evans saltou para a ponta, enquanto Cassidy foi empurrado para o segundo lugar.

Tentando buscar espaço, Sam Bird e Da Costa se tocaram. O piloto português que já realizava uma corrida complicada, despencou no pelotão e precisou se dirigir aos boxes pois a sua asa dianteira ficou danificada. Pedaços de carro ficaram espalhados pela pista. Nato e Wehrlein cortaram a chicane e tinham o incidente notado pela direção de prova.

O duelo pela ponta foi se intensificando, conforme a corrida se aproximava do final. Cassidy assumiu outra vez a ponta, enquanto Dennis fez o possível para atacar Evans e Fenestraz tentava buscar uma brecha para retornar ao pódio. Por sua vez, Hughes que era o sexto colocado, estava com a parte frontal do carro danificada depois de um toque.

Na volta 21, os dez primeiros eram: Cassidy, Evans, Dennis, Fenestraz, Tictum, Hughes, Günther, Vergne, Bird e Mortara. Em uma investida mais dura, Ticktum ficou com a parte frontal do carro danificada do toque com Nato. Na sequência Günther abandonou a corrida, pois o seu carro também ficou danificado, já que acertou a sua Maserati na parte traseira do carro da NIO. Nato por sua vez, teve a corrida danificada e precisou seguir aos boxes para arrumar o equipamento. O Safety Car entrou em pista.

Antes da largada, os dez primeiros eram: Cassidy, Evans, Dennis, Fenestraz, Hughes, Ticktum, Vergne, Bird, Wehrlein e Buemi. Como os toques aconteceram, o piloto da Porsche entrou na zona de pontuação, para ocupar o nono lugar.

A relargada aconteceu no início da volta 25 e Cassidy manteve a liderança. O piloto da Envision rapidamente se livrou do piloto da Jaguar. Bird tentou passar pelo Modo Ataque, mas perdeu a ativação e teria que passar outra vez naquela parte do circuito. Wehrelin por sua vez caiu para o décimo segundo lugar quando cumpriu a utilização da última potência extra, deixando o top-10.

A direção de prova não adicionou voltas, pois o Safety Car ficou por um curto período no traçado, desta forma a corrida foi concluída em 29 voltas.

O Safety Car entrou na pista na última volta, pois Nico Müller acertou o muro de contenção por uma batida de Sam Bird.  Cassidy recebeu a bandeira quadriculada, depois de ser comboiado pelo SC, acompanhado por Evans e Dennis. Fenestraz não teve a chance de fazer uma última investida para conquistar o pódio.

Resultado do e-Prix de Mônaco – Foto: reprodução Fórmula E

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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