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Fenestraz aproveita erro de Hughes e conquista pole para o e-Prix de Mônaco

O piloto da Nissan conquistou a pole depois de Hughes cometer um erro em sua última volta no traçado

A Fórmula E está neste sábado em Mônaco (06) para a realização da 9ª etapa da temporada. Sacha Fenestraz da Nissan conquistou a pole com a Nissan. O piloto foi avançando nos duelos da classificação, enquanto a dupla da Nissan demostrava um bom desempenho no traçado, Sacha superou Norman Nato para participar do duelo pela pole e estabeleceu 1m29s131.

Jake Hughes representou a McLaren na fase final da classificação, mas ao cometer um erro na sua volta, o piloto inglês entregou a pole para o franco-argentino. Essa briga da pole foi marcada por um duelo entre os  novatos da categoria, cada um dos competidores contava com uma pole, feitos obtidos nesta temporada da Fórmula E.

Após o encerramento da classificação, Fenestraz passou a ser investigado por uma infração técnica, colocando em risco a conquista da sua segunda pole na Fórmula E.

Sergio Sette Câmara começará a prova da oitava posição, o brasileiro foi investigado por infração técnica, além de um procedimento na classificação. Com voltas deletadas e desclassificação das quartas de final, Câmara teve que se contentar com o oitavo lugar. Lucas di Grassi teve uma classificação complicada e obteve apenas a 20ª posição.

Saiba como foi a classificação da Fórmula E em Mônaco

Para o evento que acontece no Principado, a Fórmula E optou por realizar as atividades em apenas um dia. Os pilotos enfrentaram duas sessões de treinos livres pela manhã, precisando se ambientar rapidamente ao traçado para se preparar para a classificação e corrida. Outro ponto é que as equipes não tiveram tempo para analisar dados à noite como tem acontecido, as atividades em Mônaco são realizadas com um pequeno intervalo.

Apesar de enfrentar alguns problemas no início do TL1, Mitch Evans, da Jaguar liderou a atividade. Após obter duas vitórias na primeira metade do campeonato, o Kiwi busca a sua primeira vitória em Mônaco. A dupla da Porsche perdeu metade da sessão de 30 minutos, depois a equipe confirmou um problema com o software que estava afetando a regeneração de energia do carro.

Ao final da atividade Lucas di Grassi danificou a sua asa dianteira e atrapalhou um pouco os outros competidores pois foi se arrastando aos boxes.

Max Günther foi o piloto que liderou o TL2, anotando 1m29s269, cerca de seis décimos mais rápido que o tempo obtido por Evans no TL1. A Maserati é a equipe de Mônaco e eles estão buscando um bom resultado neste traçado. Evans terminou a atividade na segunda posição, separado por apenas 0s007 do líder. Jake Dennis foi o terceiro colocado com o carro da Andretti, enquanto Sergio Sette Câmara da NIO 333 foi o quarto colocado.

Por conta das temperaturas que estavam mais altas, os tempos evoluíram rapidamente.

A Classificação

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 24°C, com 19°C no ambiente.

Divididos em dois grupos, os pilotos que pertencem ao Grupo A foram os primeiros pilotos que seguiram para a pista. Os competidores pertencentes ao lado ímpar da tabela do campeonato, rapidamente começaram a aferir as suas voltas. Evans abriu a tabela de tempos com 1m30s956, superando a marca de 1m31s604 de Bird.

Após a primeira volta rápida, Evans, Fenestraz, Frinjs e Vandoorne ocupavam as quatro primeiras posições, mas os pilotos da DS Penske permaneceram no traçado, desta forma Vergne obteve 1m30s566 para assumir a liderança, acompanhado por Vandoorne que cravou 1m30s843.

Antes do encerramento da atividade, os pilotos passavam pelos boxes para preparar os seus equipamentos antes de uma última volta rápida. Com o final da classificação do Grupo A se aproximando do encerramento, Norman Nato saltou para a ponta anotando 1m30s425, enquanto Fenestraz com o segundo carro da Nissan era o terceiro colocado.

Os pilotos aguardavam a bandeira quadriculada para aferir a última marca, Lotterer surpreendeu ao anotar 1m30s332 e quase avançou para a fase de duelos, porém, a dupla da Nissan, seguida por Tictum e Evans ficaram entre os quatro primeiros.

Nato cravou 1m30s138, separado de Fenestraz por 0s011. Ao término da atividade, a direção de prova comunicou que as voltas de Vandoorne e Jean-Éric Vergne foram deletadas por uma infração técnica.

Grupo B

Com o Grupo B em pista, Günther liderou momentaneamente a atividade depois de anotar 1m30s638. Cassidy era o segundo colocado, separado por 0s043 do líder. Rapidamente esses dois pilotos, mais Sergio Sette Câmara, Hughes e Mortara foram para os boxes. O piloto brasileiro da NIO era investigado por uma infração técnica, podendo causar uma eliminação do piloto da atividade.

Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida no traçado, Günther, Cassidy, Sette Câmara e Di Grassi apareciam entre os quatro primeiros colocados. Com a classificação se aproximando do final os tempos foram evoluindo. Günther estabeleceu 1m30s175 para liderar a atividade, seguido por Hughes que obteve 1m30s179. Câmara novamente apareceu entre os quatro primeiros colocados ao anotar 1m30s270 e Mortara era o quarto colocado.

Buemi também era investigado por uma infração técnica. Com o cronômetro zerado se confirmou a passagem de Günther, Hughes, Mortara e Câmara para a fase de duelos. Di Grassi era apenas o décimo primeiro colocado, para ocupar apenas o final da tabela neste fim de semana em Mônaco.

Rowland também entrou para a lista de pilotos investigados por infração técnica.

Quartas de Final

No início das quartas de final a direção de prova confirmou que estava deletando os tempos de Câmara obtidos com a primeira, segunda e terceira voltas, o mesmo aconteceu com Buemi e Rowland por conta de uma infração técnica investigada.

O primeiro duelo foi formado por Ticktum e Fenestraz. No embate direto, o piloto da Nissan levou a melhor anotando 1m29s031 contra 1m29s326 do competidor da NIO. Durante o segundo duelo travado por Evans e Nato, o piloto da Jaguar levava a melhor em parte da volta, o Kiwi anotou 1m29s350, mas foi superado pelo competidor da Nissan que cravou 1m29s113.

O terceiro duelo do dia foi travado por Mortara e Hughes, com o piloto da McLaren obtendo uma certa vantagem para o competidor da Maserati. Mortara obteve 1m29s484, mas foi superado por Hughes sobrou ao cravar 1m29s082.

O tempo de Câmara não foi afetado e o piloto ainda pode participar dos duelos das quartas de final. A disputa entre o brasileiro e Günther era bem equilibrado, porém, na parte final da volta o brasileiro obteve 1m29s273, enquanto o piloto da Maserati anotou 1m29s636.

Câmara por sua vez era novamente investigado, agora pelos procedimentos de classificação. Porém, a direção de prova mostrava as imagens de Günther entrando na pista sem respeitar o sinal de abertura do pit-lane.

Semifinal 

O duelo da semifinal sofreu um atraso pois a direção estava analisando as imagens do último duelo das quartas de final. Câmara teve a sua volta deletada, pois o brasileiro não respeitou as linhas que delimitam os espaços para entrar ao traçado, apenas cumpriu a indicação das luzes. Com a eliminação da do tempo do piloto da NIO, Günther automaticamente foi promovido para o duelo da semifinal.

Os dois pilotos da Nissan duelavam pela chance de disputar a pole para o e-Prix de Mônaco. Os competidores estavam realizando uma volta muito semelhante, mas no trecho final da pista, Fenestraz se sobressaiu e obteve 1m29s236, contra 1m28s773 obtido pelo piloto francês.

Günther e Hughes estiveram no segundo duelo da semifinal, o piloto da McLaren ampliou a diferença para o piloto da Maserati. Günther obteve 1m29s450, mas Hughes saltou para a ponta com 1m28s942.

Pole

O duelo pela pole foi marcado pela presença de dois novatos na categoria. Tanto Fenestraz como Hughes conquistaram uma primeira pole cada nesta temporada. O britânico cometeu um erro na sua volta na chicane da piscina e com isso o piloto da McLaren perdeu muito tempo, dando a chance para Fenestraz conquistar a pole. O piloto da Nissan cravou 1m29s131, contra 1m31s616 do piloto da McLaren.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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