ColunistaFórmula 1Post

Depois de sequência de voltas rápidas de Verstappen, Hamilton lidera TL1 na Arábia Saudita

Hamilton instalou os pneus macios e cravou a melhor volta do TL1. Tempos tem potêncial de reduzir ainda mais nas próximas sessões

Finalmente conhecemos a pista de rua da Arábia Saudita nesta sexta-feira (03), um traçado extremamente veloz e estreito. O primeiro treino livre foi realizado sem problemas, não tivemos nenhuma paralisação em decorrência de batida. Os pilotos aproveitaram todos os minutos disponíveis para conhecer a pista e começar a obter as voltas rápidas.

Lewis Hamilton fechou o TL1 na liderança anotando 1m29s786, o inglês levou um pouco mais de tempo para ocupar as primeiras posições, mas quando instalou os pneus macios, conseguiu a sua marca. Por outro lado, Max Verstappen apostou em uma performance mais agressiva, fazendo uma sequência de voltas rápidas com os pneus duros, mas foi com os médios que ele anotou 1m29s842.

A pista deve evoluir ainda mais nas próximas sessões, então os tempos devem cair ainda mais. Valtteri Bottas ficou com a terceira posição, anotando 1m30s009, acompanhado por Pierre Gasly que demonstra um desempenho muito forte. Antonio Giovinazzi fez o possível para se manter dentro do top-10 e teve uma sessão mais forte do que a de Kimi Raikkonen, desta forma o italiano conseguiu a quinta posição, cravando 1m30s318 de pneus macios.

Para fechar o top-10 também foi possível ver o ritmo forte da Ferrari, Carlos Sainz ficou com a sexta posição, acompanhado por Charles Leclerc. Daniel Ricciardo encaixou a McLaren na oitava posição, seguido por Fernando Alonso e Sebastian Vettel. Sergio Pérez foi apenas o décimo primeiro colocado.

A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília) para a realização do segundo treino livre.

Saiba como foi o TL1 em Jeddah

As equipes estavam ansiosas para conhecer o traçado, portanto a movimentação na pista nos primeiros minutos já era grande, pois as equipes estavam em busca de fazer uma primeira verificação. A dupla da Ferrari liderou a saída dos boxes, mas estavam acompanhados pelos pilotos da McLaren e outros.

Nesta primeira saída para a pista a atividade começou ainda com sol, na tarde saudita. A temperatura na pista estava na casa dos 36°C, com 28°C no ambiente.

Nos carros dos pilotos estavam instalados os mais variados pneus, Carlos Sainz que estava com os pneus macios anotou 1m36s979, mas rapidamente os tempos foram abaixando. Com os compostos duros Max Verstappen anotou 1m33s614, acompanhado por Lance Stroll que tinha 1m34s207, também usando os pneus duros. A segunda volta cronometrada de Pierre Gasly levou o francês para a segunda posição, anotando 1m33s765, com os pneus macios instalados.

As câmeras acopladas nos carros dos pilotos mostravam o quanto o circuito era realmente estreito. Até mesmo na ara dos boxes, Yuki Tsunoda quase bateu quando estava seguindo para entrar na pista.

Com dez minutos de atividade, apenas Alonso e Hamilton não tinham aferido tempo, mas os dois pilotos já estavam abrindo volta. Os dez primeiros eram: Verstappen, Ricciardo, Gasly, Bottas, Leclerc, Sainz, Stroll, Ocon, Norris e Tsunoda. Na liderança Verstappen anotou 1m31s736, mas Ricciardo estava separado por 0s797 do holandês, isso que ele usava os pneus médios.

Hamilton estava negociando um espaço para fazer uma volta melhor, mas com as curvas cegas, os pilotos que estavam mais lentos precisavam ter um pouco de noção para ficar em um lado da pista onde não atrapalhassem, pois outros competidores estavam mais rápidos. Com o traçado bem cheio, tinha aquela tensão sobre acontecer um acidente entre um piloto mais lento e outro que estava mais rápido.

Verstappen melhorou ainda mais o seu tempo, o holandês anotou 1m30s354, permanecendo com os pneus duros. Lando Norris aproveitou a entrada de Ricciardo nos boxes para assumir a segunda posição depois de anotar 1m31s155. Giovinazzi da Alfa Romeo passou a oitava posição com 1m31s929 usando os pneus médios. O grid estava bem misturado pois as voltas estavam evoluindo conforme os pilotos ganhavam mais confiança.

Alguns times como a Red Bull estavam dando preferência para fazer uma sequência de voltas rápidas. Max Verstappen permaneceu na liderança depois de fechar todos os setores em roxo, e o holandês cravar 1m30s014, mas na sequência ele retornou para os boxes. Hamilton saltou para a segunda posição com 1m30s678, completando mais de oito voltas com os pneus macios – separado por 0s664 do líder. A pista estava bem vazia próximo da conclusão da primeira meia hora, pois os times estavam verificando os carros nos boxes.

Com 30 minutos os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Bottas, Norris, Leclerc, Gasly, Vettel, Ocon, Russell e Ricciardo. Os pilotos estavam retornando com os pneus macios, desta forma os tempos foram evoluindo, Giovinazzi voltou para o top-10 com 1m31s672, mas grande parte do grid ainda estava rodando na casa de 1m31s.

Com todo o grid usando os pneus macios, eles partiram para mais uma sequência de voltas rápidas. Bottas cravou 1m30s009, superando Verstappen por 0s005 (tempo ainda dos pneus duros). Sainz era o terceiro colocado com 1m30s564, com Gasly na quarta posição anotando 1m30s568 e Leclerc na quinta posição com 1m30s600. A dupla da Alfa Romeo voltou a despencar no grid.

Mesmo com os pneus macios instalados, Verstappen não atacou para brigar pela volta mais rápida imediatamente, na realidade o holandês estava passando muito por algumas zebras do circuito, portanto era preocupando um dano no assoalho. Hamilton então assumiu a liderança da sessão anotando 1m29s786, enquanto Giovinazzi saltou da décima posição para o quinto lugar, cravando 1m30s318.

A Red Bull fechou o TL1 fazendo teste de simulação de corrida, assim como outros pilotos que estavam testando a durabilidade dos pneus macios em um carro com tanque mais cheio. Entretando, antes do crônometro zerar, Verstappen anotou 1m29s842 para ficar com o segundo lugar. 

O que chama a atenção neste momento é a sujeira na pista, mesmo após limpezas ainda existem muitos plásticos espalhados pelo traçado. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados