ColunistasFórmula 1Post
Tendência

Verstappen vence em casa e faz a festa da torcida em Zandvoort

Corrida foi marcada por Safety Cars e guerra de estratégias.

Com uma pista estreita e com a possibilidade da entrada do Safety Car, foram as estratégias que determinaram o resultado da corrida. E a Red Bull aproveitou melhor os momentos de paralisação da corrida e Max Verstappen saiu de Zandvoort com a vitória, para delírio da torcida local. George Russell e Charles Leclerc completaram o pódio.

Na largada, Verstappen conseguiu se manter na frente, seguido de Leclerc, Sainz, Hamilton, Perez, Norris, Russell, Stroll, Ocon e Schumacher completando os dez primeiros. Durante uma disputa com Albon pelo 15º lugar, Magnussen saiu da pista, tocou na barreira, mas conseguiu seguir na pista, evitando que a corrida fosse interrompida pelo Safety Car.

 

Na quarta volta, Russell conseguiu passar por Norris e assumiu o 6º lugar. O piloto da McLaren passou a ser ameaçado pela Aston Martin de Stroll. Em 11º, Tsunoda estava à frente de Gasly, Alonso, Zhou, Albon, Ricciardo e Bottas, todos separados por menos de um segundo um do outro e lutando para avançar no grid. Foi somente na décima volta que Alonso finalmente conseguiu passar por Gasly, assumindo o 12º lugar. Duas voltas depois, o piloto francês foi para os boxes junto com Ricciardo, enquanto que Alonso passou por Tsunoda e passou para a 11ª colocação.

Os pilotos que largaram com pneus macios começaram a fazer suas paradas, com Alonso, Tsunoda e Schumacher fazendo suas trocas na volta 14. Na volta seguinte foi a vez de Perez e Sainz. A Ferrari não estava totalmente pronta para a parada do espanhol, que durou 12,7 segundos, derrubando o piloto para a 11ª colocação e ainda sendo investigada por ter deixado a pistola no caminho, que foi atropelada por Perez nas saída dos boxes. Sainz ainda conseguiu ganhar duas posições, com a parada de Stroll e Bottas logo em seguida.

https://twitter.com/F1/status/1566417386600894471?s=20&t=pKEfQhO00vAr3p-02IEANA

 

Na volta 18, foi a vez de Leclerc e Norris pararem nos boxes, enquanto Verstappen, com pneu macio, afirmava para a Red Bull que seus pneus ainda estavam bons. Mesmo assim, a equipe chamou o piloto da casa para os boxes e Verstappen voltou mais de 4 segundos à frente de Leclerc em 3º, com os dois pilotos da Mercedes que estavam na liderança ainda precisando parar.

Na volta 20, Hamilton estava na liderança, seguido de Russell, Verstappen, Leclerc, Perez, Sainz, Albon, Norris, Stroll e Alonso completando os pilotos que estavam na zona de pontuação. Ocon acabou herdando a última vaga quando Albon fez sua parada na volta 22.

Com pneus mais novos, Verstappen diminuiu a diferença para Russell e ultrapassou o piloto da Mercedes na volta 28, assumindo o 2º lugar. Foi somente na 30ª volta que Lewis Hamilton fez sua parada, trocando para pneus duros e voltando em 5º. Russell parou duas voltas depois, voltando em 5º.

Na volta 32 e depois que todos os pilotos fizeram suas paradas, Verstappen voltava para a liderança, seguido de Leclerc, Perez, Hamilton, Russell, Sainz, Norris, Stroll, Alonso e Ocon completando os dez primeiros.

Os dois carros da Mercedes começaram a andar mais rápidos do que os pilotos à frente, que já estavam com pneus médios com mais de 15 voltas e Hamilton começou a se aproximar de Perez. Atrás, muitos pilotos começaram a fazer suas segundas paradas. Na volta 37, Hamilton passou por Perez, que passou a ser ameaçado por Russell, que passou pelo piloto mexicano na volta 39.

Na volta 41, Perez fez sua segunda parada, voltando em 7º, atrás de Norris. Mais rápido, Perez levou três voltas para passar pela McLaren. Na volta 45, Tsunoda parou na pista suspeitando de um pneu solto, mas a equipe pediu para o piloto seguir até os boxes, evitando a entrada do Safety Car. Sem a entrada esperada do carro de segurança, Leclerc parou na volta 46. Mas logo depois de sair dos boxes, Tsunoda teve que parar, causando o Safety Car Virtual.

 

Verstappen, Hamilton, Russell, Norris e Alonso aproveitaram para fazer suas paradas. Enquanto Verstappen trocou para pneus duros, os dois carros da Mercedes trocaram para pneus médios.

O Safety Car Virtual acabou na volta 50, com Verstappen na liderança, seguido de Hamilton, Russell, Leclerc, Perez, Ocon, Sainz, Norris, Alonso e Stroll na zona de pontuação.

Na volta 55, Sainz passou por Ocon, no momento em que bandeiras amarelas foram acionadas por conta do carro de Bottas, que parou na reta principal. Demorou uma volta para que a direção de prova acionasse o Safety Car.

https://twitter.com/F1/status/1566430378696785920?s=20&t=pKEfQhO00vAr3p-02IEANA

Verstappen aproveitou para trocar para pneus macios, Leclerc, Perez e Ocon também aproveitaram o momento e fizeram mais uma parada. Como os pilotos tiveram que passar pelos boxes, Russell aproveitou e também trocou de pneus, assim como Sainz e Norris. Durante a parada, Sainz saiu de forma perigosa dos boxes e foi punido com 5 segundos.

Depois das paradas, Hamilton estava na liderança, seguido de Verstappen, Russell, Leclerc, Perez, Sainz, Alonso, Norris, Ocon e Stroll entre os dez primeiros. Na volta 61, a corrida recomeçou e Verstappen conseguiu a ultrapassagem e assumiu a liderança. Um pouco mais atrás, Sainz passou por Perez e assumiu o 5º lugar.

https://twitter.com/F1/status/1566432660070842370?s=20&t=pKEfQhO00vAr3p-02IEANA

Com pneus macios contra os pneus médios de Hamilton, Russell logo passou pelo companheiro de equipe na volta 64. Duas voltas depois, foi a vez de Leclerc passar pelo heptacampeão.

Sem mudanças até o final, Verstappen cruzou a linha de chegada para vencer em casa, para o delírio do exército laranja que lotou as arquibancadas em Zandvoort. É a segunda vitória de Verstappen no circuito, desde que a pista voltou ao calendário em 2021. Russell e Leclerc completaram o pódio.

https://twitter.com/F1/status/1566436060804124673?s=20&t=pKEfQhO00vAr3p-02IEANA

Com o resultado, Verstappen sobe para 310 pontos e abre 109 de vantagem para Perez e Leclerc, que estão empatados com 201.

https://twitter.com/F1/status/1566437674243735555?s=20&t=pKEfQhO00vAr3p-02IEANA

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo