ColunistaFórmula 1Post

Verstappen se destaca em voltas rápidas realizadas durante o TL1 em Losail. Gasly é P2

Max aproveitou o TL1 para treinar as voltas rápidas, o piloto ficou com a liderança da sessão. Gasly também se destacou nesta primeira atividade no Catar

Max Verstappen fechou o TL1 na liderança, está é a primeira vez que a Fórmula 1 pisa no Catar para uma competição. Nesta manhã de sexta-feira (19), os pilotos conheceram Losail e partiram para o reconhecimento da pista, explorando cada curva na busca para encaixar a volta perfeita.

O holandês foi um destaque na atividade por ter melhorado o seu tempo diversas vezes, mas não podemos ignorar o fato de Pierre Gasly ter feito o mesmo. O francês terminou a atividade na segunda posição, superando a dupla da Mercedes – onde Valtteri Bottas fechou no terceiro lugar.

Lewis Hamilton deixou claro que ainda não mostrou tudo o que a Mercedes pode fazer no traçado, além disso a tendência é que o desempenho deles melhore nas próximas sessões, pois os times costumam usar um motor menos potente na sexta-feira, por ser uma unidade de potência que já foi muito utilizada.

Yuki Tsunoda confirmou mais uma vez o bom trabalho da AlphaTauri, o japonês ficou com a quinta posição. Novamente a dupla da Ferrari volta a atacar no Top-10, Carlos Sainz ficou em sexto, enquanto Charles Leclerc foi o sétimo colocado.

Sergio Pérez tentou ficar nas primeiras posições, mas foi empurrado para o oitavo lugar, acompanhado por Esteban Ocon e Lando Norris da McLaren.

A Fórmula 1 retorna às 11h pelo horário de Brasília para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 no Catar

Dias após o GP de São Paulo, a Fórmula 1 desembarcou no Catar para a realização de outro GP. Neste fim de semana a categoria retorna ao seu formato convencional de fim de semana. Quando os carros começaram a ser liberados a temperatura na pista estava na casa dos 42°C, com 29°C no ambiente.

Kimi Raikkonen foi o primeiro a ser liberado para o traçado, depois de completar a sua primeira volta ele anotou 1m29s063 de compostos médios. Como grande parte dos pilotos não conhece o traçado, eles foram liberados para fazer um reconhecimento do traçado.

Na primeira passagem pelo cronometro Max Verstappen cravou 1m26s829, o piloto da Red Bull estava com os pneus duros. Lewis Hamilton reclamou da potência do motor, falando que ela não estava adequada, mas o inglês permaneceu no circuito e cravou 1m26s434 com os pneus duros instalados.Lembrando que na sexta-feira os times costumam usar um motor mais rodado e só trabalhar com a melhor unidade de potência apartir do sábado.

Com mais de 10 minutos de atividade, todos os pilotos estavam pelo traçado e tinham tempo aferido. Alguns pilotos aproveitavam o trânsito no circuito para treinar pegar o vácuo e melhorar o seu tempo.

Neste início da atividade, Max Verstappen permanecia na liderança depois de ter cravado 1m24s998. Em algumas escapadas de pista e dentro do pit-lane foi possível ver a areia levantar-se com a passagem dos carros.

Pierre Gasly estava fazendo um bom trabalho, o francês liderou a atividade momentaneamente, mas tinha encaixado o carro da AlphaTauri na quarta posição com 1m25s476, separado por apenas 0s478 do holandês da Red Bull.

Com 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Bottas, Hamilton, Gasly, Leclerc, Ocon, Ricciardo, Sainz e Tsunoda. A pista começou a ficar mais vazia pois os pilotos estavam retornando para os boxes para fazer os ajustes necessários antes de retornar ao circuito. Verstappen permanecia na liderança mas melhorou o seu tempo para 1m24s855. Na AlphaTauri com o carro de Gasly a equipe começou a fazer ajustes na suspensão dianteira, a McLaren tinha que verificar uma parte o assoalho pois Norris passou por uma zebra e um pedaço do carro se soltou.

Sebastian Vettel foi devolvido para o circuito com os pneus macios instalados, anotando 1m25s328, o piloto que estava na décima terceira posição subiu para o quinto lugar. Com os pilotos sendo devolvidos com os pneus macios instalados, tivemos uma sequência de voltas rápidas. Yuki Tsunoda saltou para a primeira posição anotando 1m24s648, mas instantes depois foi a vez de Valtteri Bottas cravar 1m24s194.

Cinco curvas estão com a regra dos limites de pista, são elas: 4, 12, 13, 14 e 16. Os pilotos estavam excedendo os limites em outras curvas e até estavam comportados, pois com 40 minutos de atividade nenhum tempo fora deletado.

Max Verstappen melhorou ainda mais o seu tempo, cravando 1m23s723. Hamilton abortou uma volta, mas era o terceiro colocado com 1m24s509.

Restando 15 minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Bottas, Hamilton, Tsunoda, Leclerc, Norris, Sainz, Ricciardo, Vettel e Gasly.

A AlphaTauri seguiu mostrando muita força e fazendo uma sessão animadora. Pierre Gasly ficou com a quinta posição anotando 1m24s836 de pneus macios, Sergio Pérez era o sexto colocado com 1m24s915, para abandonar o décimo primeiro lugar.

Nos últimos dois minutos Mick Schumacher espalhou entre a curva 7 e 8, onde acabou passando pela brita e sujando um pouco o traçado. Um pedaço de carro ficou espalhado na reta principal, provocando outra bandeira amarela localizada.

Os pilotos ainda estão descobrindo a pista, preparando os carros e tentando compreender o circuito. A direção de prova está avaliando os limites de pista para as próximas sessões.

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados