ColunistasDestaquesFórmula EPost

René Rast é anunciado como novo piloto da McLaren e disputará a 9ª temporada da Fórmula E

A McLaren adicionou mais um piloto ao seu quadro de funcionários, a equipe contará com René Rast na Fórmula E

A McLaren anunciou nesta terça-feira (23) a contratação de um novo piloto, o time contará com René Rast durante a 9ª temporada e o início da era Gen3.

O piloto alemão marca o seu retorno à categoria elétrica, depois de guiar pela Audi. O tricampeão da DTM foi escolhido para substituir Daniel Abt durante a série de corridas disputas em Berlim durante a temporada de 2019/20. O piloto seguiu como companheiro de Lucas Di Grassi durante 2020/21.

Entre os seus feitos na categoria elétrica, Rast subiu pela primeira vez ao pódio durante o ePrix de Berlim da temporada 2019/20 e obteve um segundo lugar em Puebla no ano seguinte.

“Estou muito feliz por me juntar à McLaren na Fórmula E. Como fã de corridas, a McLaren sempre teve um grande apelo. É um nome icônico no automobilismo com uma história rica, então me sinto privilegiado e orgulhoso por poder representar a McLaren Na Fórmula E na próxima temporada. Já fiz uma temporada completa na FE, foi uma ótima experiência e senti que depois daquele ano ainda não havia terminado. Estou animado que agora estou tendo a oportunidade de continuar essa jornada. Estou extremamente motivado e não tenho dúvidas de que criaremos algo grande juntos. Mal posso esperar para começar”, afirmou René Ras, o recém-contratado da McLaren.

Rast tem um vasto conhecimento no automobilismo, o piloto possui duas vitórias 24 Horas de Spa (2012 e 2014), além de uma nas 24 Horas de Nürburgring (2014) e nas 24 Horas de Daytona (2012 e 2016).

Ian James que acaba de estar à frente da Mercedes na conquista do segundo título, será chefe de equipe na McLaren, para que possa suavizar a transição nesta transformação do time. A McLaren adquiriu a estrutura da equipe alemã para entrar na Fórmula E.

“Enquanto nos aproximamos do início da um novo capítulo para a equipe, estou muito feliz por poder adicionar René à nossa lista de pilotos na próxima temporada. Ele não é apenas extremamente rápido, mas também consistente, e tem uma valiosa experiência anterior na Fórmula E, que será de grande ajuda tanto para a equipe, quanto para ele mesmo. A 9ª temporada promete ser um desafio emocionante para a equipe e estou feliz por ter um de nossos carros em mãos confiáreis”, afirmou James.

Zak Brown, CEO da McLaren, acrescentou: “René tem impressionado ao longo dos anos nas categorias em que competiu. Ele é um verdadeiro piloto e provou ser rápido em qualquer carro que pilota. Sua experiência anterior na Fórmula E será inestimável à medida que entramos nesta emocionante nova era para a McLaren. Estou muito feliz em receber René na família McLaren.”

Rast acaba de deixar a Audi depois de estar ligado à marca por vários anos, o piloto se juntou à BMW. O alemão de 35 anos dará mais um passo na sua carreira, e provavelmente deve se juntar ao programa LMDh da BMW a partir de 2024, se expandindo para a WEC, depois de uma temporada competindo no IMSA.

Existe um apelo dos pilotos de Fórmula E que o calendário não conflite com provas de longa duração, pois alguns competidores desejam participar de outras categorias.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
Botão Voltar ao topo