ColunistasNascarPost

Kyle Larson vence em Watkins Glen com ‘chega para lá’ em Chase Elliott

Atual campeão da categoria encerrou seca de mais de 20 corridas sem vitória com manobra na última relargada que desagradou o companheiro de equipe

O fim de semana de Kyle Larson não poderia ser melhor. O atual campeão da NASCAR Cup Series aproveitou as oportunidades e conquistou a sua segunda vitória na divisão principal em 2022, completando a varrida no fim de semana. O triunfo veio com sua dose de dúvida, com a disputa pelo primeiro lugar sendo definido na última relargada, em que fechou a trajetória de Chase Elliott para garantir a dianteira.

A corrida realizada no circuito de Watkins Glen sofreu um atraso por conta dos raios que caíram perto do autódromo, mas a corrida pôde ocorrer sem problemas, com boa parte do primeiro estágio ocorrendo em pista molhada, mas, com a chuva indo embora, o restante da prova foi em pista seca.

No começo, com o asfalto molhado, alguns nomes se destacaram, como Michael McDowell, Tyler Reddick e Todd Gilliand, mas depois que a pista secou, Elliott e Larson se consolidaram nas duas primeiras posições, com o líder do campeonato ponteando a prova em Glen.

Mas dois acidentes causaram bandeiras amarelas nas últimas voltas e permitiram relargadas tensas. Na primeira (causada após a batida de Joey Hand), Elliott manteve a ponta e parecia com a vitória encaminhada, mas outra intervenção do carro madrinha veio após a rodada de Loris Hezemans. 

Na relargada final, Larson foi para o tudo ou nada e espalhou para cima do companheiro de equipe, para assumir a liderança. AJ Allmendinger aproveitou o momento para tomar o segundo lugar. Elliott tentou a recuperação, mas com os pneus sujos e com o bloqueio dos pilotos da frente, chegou a cair para sexto. O campeão de 2020 ainda conseguiu recuperar duas posições, mas acabou em quarto, atrás também de Joey Logano.

 

Nas voltas finais, Allmendinger até tentou ensaiar um ataque, mas, exatamente como no dia anterior, Larson se defendeu bem e conquistou a vitória, encerrando uma seca de 23 corridas e triunfando pela segunda vez na temporada.

Apesar de sair contrariado do carro, nem tudo foi perdido para Elliott, pois, com o resultado, o piloto da Hendrick garantiu a liderança por pontos da temporada regular e garantiu mais quinze pontos nos playoffs da Cup. Na briga pelos playoffs, Ryan Blaney segue como o último classificado por pontos, com 25 pontos de frente para Martin Truex Jr.

A prova também marcou a estreia de Kimi Raikkonen na divisão, correndo pelo carro número 91 da Trackhouse. O finlandês teve uma atuação interessante, progredindo no grid e chegando a andar entre os 10 primeiros. Entretanto, a sua corrida acabou no começo do terceiro estágio, graças a uma situação envolvendo seu companheiro de equipe, Ross Chastain.

O piloto do carro número 1 se enroscou com Austin Dillon na Bus Stop, com o representante da Richard Childress rodando. Enquanto os pilotos tentavam desviar da confusão, Loris Hezemans tocou no carro de Kimi, que foi direto para a barreira de pneus, abandonando a disputa.

A última corrida da temporada regular da NASCAR Cup Series será no próximo sábado, na pista mais tradicional da categoria, no oval de Daytona, na prova de 400 milhas, que definirá o último dos 16 classificados para a pós-temporada.

Top-10 da etapa de Watkins Glen:

1 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
2 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
3 – Joey Logano (Penske/Ford)
4 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
5 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
6 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
7 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
8 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
9 – Chris Buescher (RFK/Ford)
10 – Erik Jones (Petty GMS/Chevrolet)

Classificação do campeonato:

Classificados por vitória: Chase Elliott (4); Kyle Larson, Ross Chastain, Joey Logano, William Byron, Kevin Harvick, Denny Hamlin e Tyler Reddick (2), Christopher Bell, Chase Briscoe, Kyle Busch, Daniel Suarez, Austin Cindric, Alex Bowman e Kurt Busch (1).

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):

Ryan Blaney +25

Martin Truex Jr -25
Erik Jones -212
Aric Almirola -219
Austin Dillon -255

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo