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Pilotos da Penske são punidos e Josef Newgarden perde a vitória em St. Petesburg

Além do atual vencedor da Indy 500, Scott McLaughlin também foi desclassificado da abertura do campeonato, enquanto Will Power perde 10 pontos na competição

Uma reviravolta surpreendente foi anunciada pela direção da Fórmula Indy na manhã desta quarta-feira (24). O corpo diretivo da categoria anunciou uma punição severa aos pilotos da Penske por uso irregular do push to pass no GP de St. Petesburg, abertura do campeonato. Assim, tanto Josef Newgarden, vencedor da etapa, como Scott McLaughlin foram desclassificados. Já Will Power teve a dedução de 10 pontos no campeonato de pilotos.

Conforme a direção da Indy, a Penske infringiu dois artigos do regulamento referentes à utilização do push to pass. O curioso é que a punição só foi descoberta devido à descoberta de uma irregularidade na transmissão de dados sobre o uso do recurso durante o warmup da etapa de Long Beach, realizada no último domingo (21).

Assim, os comissários analisaram os dados da etapa de abertura da Indy, em St. Petesburg, e percebeu que os carros da Penske estavam burlando o sistema de contagem do push to pass e utilizando o recurso nas largadas, o que é proibido pelo regulamento da Indy.

Desta forma, a punição acabou sendo implacável: Newgarden e McLaughlin foram sumariamente desclassificados. Já Power não sofreu a mesma punição, pois os comissários entenderam que o australiano não levou vantagem, ao contrário dos seus companheiros. No entanto, o piloto do carro 12 teve o desconto de 10 pontos na classificação do campeonato.

De acordo com o presidente da IndyCar, Jay Frye, a punição serve para demonstrar a integridade da categoria e anunciou que, a partir da próxima etapa, o GP do Alabama, em Barber, haverá uma fiscalização mais rigorosa em todas as equipes.

Em nota, o presidente da Penske, Tim Cindric, explicou que a irregularidade ocorreu por conta de um erro de acerto nos carros, que estavam testando o novo sistema híbrido de motor da categoria na pré-temporada e que não foi possível fazer o ajuste antes do prazo programado. Cindric também afirmou que a escuderia não vai recorrer da decisão.

Pato O’Ward herdou a vitória do GP de St. Petesburg (Joe Skibinski/IndyCar)

Assim, a vitória do GP de St. Petesburg fica com Pato O’Ward, que encerra um jejum de mais de um ano sem vitórias na Indy. Power ainda fica com o segundo lugar, enquanto Colton Herta fecha o pódio. Pietro Fittipaldi também foi beneficiado com a punição, subindo para a 13ª posição na etapa de abertura.

Já no campeonato, Scott Dixon, vencedor em Long Beach, assume a liderança do campeonato, com Herta em segundo e Alex Palou em terceiro. Power cai para quinto, Newgarden para a 11ª colocação e McLaughlin para a 29ª posição.

Classificação atualizada do GP de St. Petesburg atuaizada:

Foto: reprodução

Classificação do campeonato:

1 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 79
2 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 77
3 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 67
4 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 64
5 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 59
6 – Felix Rosenqvist (SUE) – Meyer Shank/Honda – 55
7 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Honda – 48
8 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 47
9 – Rinus Veekay (HOL) – Ed Carpenter – 40
10 – Marcus Ericsson (SUE) – Andretti/Honda – 37

19 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 23

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