ColunistasNascarPost

NASCAR Cup Series: Ryan Blaney destrona Kyle Larson e garante a vitória em Atlanta

A vitória em Atlanta traz um alívio na pressão em cima de Blaney (Kevin C. Cox | Getty Images)

As 500 milhas de Atlanta pareciam favas contadas em favor de Kyle Larson, dado que o piloto da Hendrick dominou de forma absoluta a maior parte da prova. Mas, nas voltas finais, o carro número 5 perdeu rendimento e foi superado por Ryan Blaney, que se tornou o sexto vencedor diferente da NASCAR Cup Series em 2021.

Largando em sexto, Larson assumiu a ponta logo no começo da prova e ficou na ponta sem ser contestado nos dois primeiros segmentos. Mesmo nos pit-stops, o piloto da Hendrick dava um jeito de permanecer na ponta ao longo da prova.

Os pilotos que poderiam ser candidatos habituais à vitória foram ficando pelo caminho com problemas: Kevin Harvick, Brad Keselowski e Joey Logano tinham problemas de rendimento crônico; Kyle Busch teve uma punição após uma parada de boxes durante a corrida; Kurt Busch acabou envolvido em um acidente no começo do segundo estágio; e o piloto da casa, Chase Elliott abandonou a prova com problemas de motor.

Natural do estado da Geórgia (onde fica Atlanta), a corrida caseira de Chase Elliott acabou com um motor estourado (Kevin C. Cox | Getty Images)

A vitória de Larson parecia certa até cerca de 30 voltas para o fim, quando seu carro perdeu rendimento pelo desgaste dos pneus e começou a ver Blaney se aproximando e descontando a diferença curva a curva, além de ter mais dificuldades para passar os retardatários.

Faltando oito voltas para o fim, Blaney negociou melhor a manobra com os retardatários e aproveitou para mergulhar para cima de Larson e assumir a dianteira.

A vitória vem em momento importante para Blaney. Apesar de ainda ser início de campeonato, o desempenho do piloto da Penske não era dos melhores nas primeiras corridas e já havia uma pressão por resultados, por conta do processo de renovação de contrato para o próximo ano. O resultado garante Blaney nos playoffs no fim do ano e aumentam a confiança para o restante da temporada.

A próxima etapa da NASCAR Cup Series em 2021 será uma prova bastante especial, com a primeira corrida em circuito de terra em mais de 50 anos. A corrida será no circuito oval de Bristol, com o autódromo recebendo uma preparação especial para a edição deste ano.

Top-10 da NASCAR Cup Series em Atlanta:

1 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
2 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
3 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
4 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
5 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
7 – Chris Buescher (Roush-Fenway/Ford)
8 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
9 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
10 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo