AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Homenagem Especial: GP da Austrália celebra legado de Ayrton Senna

Um helicóptero com cores emblemáticas do capacete de Senna encanta espectadores em Melbourne.

O Grande Prêmio de Fórmula 1 na Austrália deste domingo trouxe uma comovente homenagem ao tricampeão Ayrton Senna. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reservou uma surpresa especial para os fãs que acompanharam a corrida no país onde Senna deixou uma marca indelével.

Um helicóptero adornado com as icônicas cores do capacete usado por Senna fez um sobrevoo pelo Circuito de Albert Park, envolvendo os espectadores em um momento de nostalgia e reverência. Este gesto comovente marcou o primeiro tributo da temporada da Fórmula 1 aos 30 anos do legado de Ayrton Senna em 2024. Confira o vídeo da homenagem aqui.

Helicóptero nas cores do capacete de Ayrton Senna
(Reprodução)

Senna na Austrália:

A trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1 está repleta de momentos memoráveis na Austrália. Em 1993, o piloto alcançou sua 41ª e última vitória na categoria no GP realizado em Adelaide. Pilotando pela McLaren, Senna superou o piloto francês Alain Prost em uma performance verdadeiramente épica, garantindo a pole position e liderando a corrida quase de ponta a ponta.

A vitória final de Senna também marcou a despedida de seu rival Alain Prost das pistas. Num gesto de respeito e camaradagem esportiva durante a cerimônia do pódio, Senna convidou Prost a compartilhar o degrau mais alto ao seu lado.

Outro momento marcante daquele fim de semana foi a presença de Senna em um show da cantora Tina Turner, que estava se apresentando na cidade, dedicando-lhe a música “Simply the Best”.

Outro GP memorável na Austrália aconteceu em 1991, também no circuito de Adelaide. Já garantido como campeão da temporada, Senna conquistou a pole position e liderou a corrida sob condições de chuva intensa. Após 16 voltas tumultuadas e diversos acidentes, a prova foi interrompida, sendo considerada a mais curta da história da Fórmula 1 por muitos anos.

Ao longo de sua carreira, Senna acumulou 2 vitórias em GPs e detém o recorde de poles no antigo circuito de rua de Adelaide, com voltas mais rápidas em 1985 (ano de estreia do circuito), 1988, 1989, 1990, 1991 e 1993.

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo