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Ferrari comanda o TL2! Sainz encerra sexta-feira em Singapura na liderança, seguido de perto por Leclerc

O desempenho da Ferrari chamou a atenção nesta sexta-feira, assim como a performance mais 'apagada' da Red Bull e a dificuldade dos pilotos ao lídar com o carro neste circuito

Os pilotos da Fórmula 1 voltaram mais uma vez ao traçado nesta sexta-feira (15) em Singapura, o TL2 é a única sessão de testes que acontece no mesmo horário da classificação e corrida. A Ferrari liderou mais uma atividade, desta vez com Carlos Sainz na liderança, depois de obter a marca de 1m32s120 com os pneus macios.

Charles Leclerc que liderou o TL1 apresentou um bom desempenho durante a segunda sessão de treinos livres e esteve em parte da sessão na liderança. O monegasco anotou 1m32s138, separado por apenas 0s018 do companheiro de equipe. A classificação pode ser bem apertada neste sábado, pois chama a atenção a proximidade dos competidores ao longo desta sexta-feira.

George Russell foi o terceiro colocado com a Mercedes, assumindo a posição no último momento que tentou uma volta rápida no Circuito de Marina Bay, com os pneus macios instalados. Fernando Alonso ficou com a quarta posição com a Aston Martin, com o piloto espanhol expressando uma performance melhor no TL2. No entanto, Lance Stroll era apenas o décimo quarto colocado, mantendo uma distância significativa para o companheiro de equipe.

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Lando Norris terminou a atividade dentro do Top-10, com o sexto lugar. O britânico dedicou parte da sessão para avaliar as novidades que a McLaren levou para o circuito. O piloto passou por mais uma atividade focada nos testes aerodinâmicos das novas peças. A McLaren está exibindo uma nova pintura em Singapura, parte do laranja foi removido da carenagem, dando destaque a fibra de carbono.

A Red Bull não teve uma sessão pouco expressiva e novamente, os pilotos fizeram observações sobre os carros, principalmente por conta da dificuldade para executar algumas curvas do circuito – evitando encontrar uma barreira neste percurso enquanto avaliavam o equipamento. Sergio Pérez ficou com a sétima posição, enquanto Max Verstappen foi o oitavo colocado. O time esperava uma certa desvantagem neste circuito, no ano passado a equipe austríaca não calculou bem a quantidade de combustível e Verstappen teve um problema na sua classificação.

Kevin Magnussen ocupou a nona posição com a Haas, enquanto Valtteri Bottas completou a atividade ocupando o décimo lugar com a Alfa Romeo. Liam Lawson apareceu entre os dez primeiros colocados ao logo da atividade, mas fechou a sessão ocupando o décimo segundo lugar. Yuki Tsunoda por sua vez foi o décimo sexto colocado, a AlphaTauri também está trabalhando com um novo pacote aerodinâmico neste traçado.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 6h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3, última atividade antes da classificação.

Saiba como foi o TL2 em Singapura

Depois do TL1 ser realizado no entardecer, a segunda sessão desta sexta-feira ocorreu no mesmo horário que a classificação e corrida. A atividade tem por objetivo fornecer um parâmetro melhor aos competidores sobre o comportamento dos carros e a utilização dos pneus.

A primeira atividade do dia foi voltada principalmente para a verificação dos carros, já que nove das dez equipes do grid levaram algum tipo de atualização para o Circuito de Marina Bay. McLaren e AlphaTauri são as equipes que exploraram um pacote maior de atualizações para os seus carros.

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 37°C, com 30°C no ambiente, além de 74% de umidade que aumenta ainda mais a sensação de calor neste traçado.

Vários competidores que não experimentaram os pneus médios no TL1, seguiram para a pista com esse composto instalado, no entanto, Alexander Albon, Valtteri Bottas, Lando Norris, Esteban Ocon e Oscar Piastri trabalhavam com os pneus duros.

Logan Sargeant abriu a tabela de tempos com a marca de 1m36s897, no entanto, rapidamente os tempos começaram a cair. Sainz surgiu no topo da tabela de tempos ao anotar 1m34s150 com os pneus médios instalados. Com quatro voltas no pneu de faixa amarela, Fernando Alonso cravou 1m33s964, mas foi surpreendido por Sainz, com a marca de 1m33s303 dada a evolução constante do traçado.

A McLaren deu sequência aos testes aerodinâmicos, com mais flow-vis espalhado no carro em parte da dianteira do MCL60. Existia um gap entre Norris e Piastri, talvez em decorrência do australiano não estar com todas as atualizações instaladas em seu carro nesta prova.

Com quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Alonso, Leclerc, Pérez, Hamilton, Lawson, Verstappen, Tsunoda, Russell e Norris. Os pilotos estavam comentando alguns erros pelo traçado, pois começaram a passar mais próximo dos muros de contenção, testando os limites dos carros. O trânsito também era observado, principalmente com quase todos os competidores liberados no circuito ao mesmo tempo.

As voltas foram melhorando, mesmo dentro de um stint mais longo, antes de Charles Leclerc recolher aos boxes, estabeleceu a marca de 1m32s974, melhorando o seu tempo anterior.

Com quase 20 minutos de sessão, a pista ficou completamente vazia, com os pilotos seguindo aos boxes para preparar os carros antes de uma nova saída. Neste momento de pista livre, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Tsunoda, Alonso, Russell, Pérez, Hamilton, Lawson, Verstappen e Norris.

A Williams começou a investigar um problema no motor de Alexander Albon e o piloto poderia não retornar para a pista neste TL2. A equipe de Grove está usando uma pintura especial, escolhida pelos fãs para ser exibida em Singapura e Japão, com o time carregando as cores da Gulf.

Com quase 30 minutos de atividade, os pilotos retornaram ao traçado com os pneus macios. Carlos Sainz foi o primeiro a completar uma volta rápida com os compostos mais rápidos da gama, estabelecendo 1m32s120, seguido por Leclerc, separados por 0s018.

Antes de dar início a simulação de corrida, os pilotos tiveram a oportunidade de testar algumas voltas rápidas no traçado. Hamilton obteve 1m32s585, contra 1m32s702 de Alonso e 1m32s890 de Lando Norris. Liam Lawson que permanece na AlphaTauri enquanto Daniel Ricciardo segue em processo de recuperação, ocupava o oitavo lugar da tabela com o tempo de 1m33ms285.

Durante a primeira volta rápida de Max Verstappen, o piloto holandês anotou 1m32s852, passando para a sexta posição, atrás de George Russell que era o quinto colocado. Neste momento da sessão, todos os pilotos estavam com os pneus macios instalados, a única exceção era Alexander Albon que ainda lidava com problemas na unidade de potência.

Novamente o trânsito foi observado. O desempenho da Red Bull chamava a atenção, após uma sequência de voltas rápidas, Max Verstappen e Sergio Pérez não tinham aparecido na ponta, o holandês ficou apenas com a sétima posição, enquanto o mexicano era o oitavo colocado.

Antes de iniciar as voltas de simulação de corrida, Russell assumiu a terceira posição com o tempo de 1m32s355, ficando logo atrás da dupla da Ferrari, separado por 0s235 de Carlos Sainz que tinha tomado a dianteira da sessão.

A Ferrari comandava a sexta-feira em Singapura, com uma dobradinha que também foi faturada no TL1.

No final da sessão, os pilotos foram explorando a simulação de corrida, voltado aos pneus que foram usados no começo da atividade, para trabalhar um stint mais longo. A McLaren optou por ainda trabalhar com o flow-vis em mais uma parte do carro de Lando Norris, desta vez espalhado no assoalho.

Com o cronômetro zerado, a Ferrari se manteve na liderança. Os pilotos tiveram a oportunidade de testar a largada, antes de retornar aos boxes, dando por encerrado o TL2 em Singapura. Alexander Albon não retornou ao circuito, a Williams ainda estava trabalhando no carro do piloto tailandês.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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