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Em TL1 movimentado, Ferrari encerra com dobradinha comandada por Charles Leclerc

Os pilotos aproveitaram o entardecer em Singapura para realizar algumas verificações dos carros, já que algumas equipes trabalharam com um pacote de atualizações mais amplo para esse traçado

A Fórmula 1 desembarca neste fim de semana em Singapura para a realização da 15ª etapa do Campeonato. Os pilotos invadiram a pista no entardecer, aproveitando um momento com luz natural para começar a verificação dos seus carros. Charles Leclerc encerrou a primeira atividade do dia na liderança, depois de anotar 1m33s350 com os pneus macios.

A sessão foi marcada por uma grande alteração na tabela de tempos conforme os times realizavam as suas verificações. Lando Norris passou parte da atividade na ponta, desfrutando de mais um pacote de atualizações preparado pela McLaren ao MCL60.

Carlos Sainz ficou com a segunda posição, separado por 0s078 do companheiro de equipe. O espanhol que conquistou a pole em Monza, fez uma atividade forte entre os primeiros colocados. Max Verstappen se estabeleceu na terceira posição com o carro da Red Bull, o holandês reclamou um pouco do equipamento ao longo do TL1, mas foi melhorando o desempenho conforme a sessão avançava.

Norris que passou parte da atividade na ponta como mencionado ao longo do texto, foi empurrado para o quarto lugar na reta final do TL1. Lewis Hamilton e George Russell estavam brigando um pouco para melhorar os seus equipamentos nesta pista e encontrar a configuração ideal. No entanto, os competidores da Mercedes ficaram com a 5ª e a 6ª posição, respectivamente.

Sergio Pérez foi o sétimo colocado com o segundo carro da Red Bull, acompanhado por Fernando Alonso da Aston Martin. Yuki Tsunoda foi o nono colocado com a AlphaTauri, explorando mais uma grande modificação realizada pela equipe em seu carro. Esteban Ocon foi o décimo colocado com a Alpine.

A sessão foi marcada por várias verificações, afinal, alguns times levaram pacotes de atualização importantes para Singapura. Além disso, os competidores também precisavam verificar os pneus e a durabilidade, pensando na corrida que será realizada no domingo.

A Fórmula 1 retorna ao traçado às 10h (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP de Singapura

Depois de uma pausa de cerca de 15 dias, a Fórmula 1 retorna em Singapura para realizar uma prova de rua no Circuito de Marina Bay. O traçado é bem desafiador, não apenas por ser um circuito de rua, mas por ter as altas temperaturas combinadas.

Quando a sessão começou no entardecer de Singapura, as temperaturas estavam na casa dos 44°C, com 32°C no ambiente. Correr nestas circunstâncias, com a umidade alta é como guiar dentro de uma sauna.

Com a pista liberada para o acesso dos pilotos, rapidamente os competidores começaram a invadir o traçado. Grande parte dos pilotos usavam os pneus duros, enquanto os compostos médios estavam instalados nos carros de Veltteri Bottas, Esteban Ocon, Lando Norris, Oscar Piastri e Pierre Gasly.

O piloto finlandês da Alfa Romeo abriu a tabla de tempos com a marca de 1m39s308, em sua primeira volta de verificação. A pista sofreu uma alteração na terceira parte do setor, tornando o circuito mais rápido pela eliminação de quatro curvas e adição de uma nova reta.

Por ser um circuito de rua é esperada a rápida evolução da pista em decorrência do emborrachamento do traçado, além do ganho de confiança dos competidores que vão cada vez mais passando próximo aos muros de contenção.

Com dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Norris, Sainz, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Pérez, Alonso, Hülkenberg, Ocon e Magnussen. Norris que era o atual líder da sessão, contava com o tempo de 1m35s782.

Na Red Bull, Sergio Pérez conduzia um teste aerodinâmico, usando o flow-vis em parte da asa traseira. O piloto da Red Bull tinha completado quatro voltas com os pneus duros e ocupava a sexta posição. Verstappen e Pérez reclamavam um pouco do carro neste traçado, mas permaneceram na pista ainda coletando alguns dados para a equipe.

Os times levaram novas peças para os carros, algumas eram mudanças mais pontuais, no entanto, a Alpine fez uma alteração na carenagem superior do carro, além do sidpod e na asa traseira. A McLaren, assim como a AlphaTauri modificaram bastante os seus carros nesta etapa, alterações que são bem interessantes para os seus equipamentos, além de uma oportunidade para melhorar o desempenho nesta fase final do campeonato. A Alfa Romeo também promoveu mudanças para o C43.  

Lando Norris estava contando com um carro completamente atualizado, enquanto Oscar Piastri receberá o complemento das atualizações no GP do Japão. Max Verstappen realizava testes da asa traseira para a Red Bull, com o flow-vis espalhado em uma pequena parte da asa traseira.

Com quase 20 minutos de sessão, Lewis Hamilton surgiu na ponta da tabela de tempos, anotando 1m35s571, enquanto Carlos Sainz era o segundo colocado, separado por apenas 0s022. Charles Leclerc foi empurrado para a terceira posição, com a marca de 1m34s683.

Norris seguiu evoluindo no traçado e melhorava a sua marca, o piloto da McLaren saltou para a ponta com o tempo de 1m34s776. A Ferrari investiu na realização de um stint maior com cerca de 10 voltas com os pneus duros, antes de retornar aos boxes. Charles Leclerc conseguiu melhorar o seu tempo para 1m35s133 para retornar aos boxes.

Com os pneus médios ou duros, os times estavam interessados em trabalhar com um stint mais longo com o mesmo composto de pneus. Algo semelhante aconteceu com Ocon, o piloto da Alpine que ocupava a nona posição na tabela de tempos, saltou para a quarta posção com a marca de 1m35s291.

Com quase 30 minutos de sessão, a pista ficou relativamente vazia, com as eqipes trabalhando em seus carros, antes de devolver os pilotos para o traçado. Os dez primeiros eram: Norris, Russell, Leclerc, Ocon, Pérez, Hamilton, Sainz, Verstappen, Tsunoda e Gasly. 

Gasly foi o primeiro piloto a ser liberado ao traçado com os pneus macios. Nesta etapa a Pirelli está fornecendo os compostos macios da gama, ideal para os circuitos de rua, podendo fornecer uma maior aderência.

Pneus escolhidos para o GP de Singapura 2023 – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Aos poucos outros competidores começavam a experimentar os pneus macios neste circuito. A temperatura da pista estava na casa dos 43°C. Gasly entrou no top-10, anotando 1m34s980, enquanto Kevin Magnussen ocupou a quarta posição com a marca de 1m35s006.

Uma bandeira amarela localizada no segundo setor, fez com que os pilotos reduzissem a velocidade. Um lagarto estava atravessando a pista e os pilotos foram apenas alertados para esperar a movimentação do animal.

Quando ocorreu a liberação do segundo setor, rapidamente os competidores buscaram uma marca melhor na pista, aproveitando a evolução da pista. Lando Norris se mantinha na ponta cravando 1m35s522, a McLaren aproveitou esse momento para liberar o seu carro com o flow-vis envolvendo grande parte da lateral do carro. Por conta das diversas modificações realizadas no MCL60, o time precisava seguir um cronograma de verificações.

Enquanto Norris batalhava pela ponta com a Ferrari e Red Bull, Oscar Piastri estava mais próximo do final da tabela, obtendo o tempo de 1m35s474, contra 1m33s350 obtido por Leclerc nos últimos 20 minutos de atividade.

Os pilotos começaram a fazer o mesmo processo do começo da sessão, trabalhando em um stint mais longo com os pneus macios. No entanto, os tempos foram melhorando e a tabela de tempos era modificada.

Nos últimos quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Norris, Hamilton, Russell, Pérez, Tsunoda, Ocon e Gasly. Após Leclerc obtever 1m33s350, Sainz retornou à segunda posição com o tempo de 1m33s428. Pérez permaneceu na sétima posição, mas melhorou o seu tempo para 1m33s725.

Uma nova bandeira amarela localizada no segundo setor, alertava que na curva 9 estava um lagarto, gerando mais um ponto de atenção aos competidores.

Antes dos últimos dez minutos de sessão, vários competidores retornaram aos boxes. Outros pilotos tinham retornado aos pneus que trabalharam no começo da sessão, para mais uma sequência de verificações.

Lando Norris fez mais algumas verificações para a McLaren com o uso do flow-vis. A Alfa Romeo também tinha um pouco desta tinta, misturada com parafina espalhada em parte da asa dianteira. Os pilotos concluiram a sessão trabalhando com mais um stint longo, colaborando para a verificação da durabilidade dos pneus.

Com o cronômetro zerado, os pilotos que estavam em pista se dirigiram para a reta principal, para fazer o teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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