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Fernando Alonso supera dupla da Red Bull e fecha sexta-feira no Bahrein na liderança

Enquanto muitos apostam em um ritmo forte da Aston Martin, Fernando Alonso estabelece o melhor tempo do TL2 para comandar a atividade de sexta-feira

Os pilotos retornaram ao Circuito do Bahrein para a realização do TL2 nesta sexta-feira (03), para trabalhar a simulação de classificação e corrida. Enquanto o TL1 foi dedicado a verificação das peças e mais uma sequência de testes, na segunda atividade do dia, os times se dedicaram a preparação dos carros para o sábado – quando a classificação definirá o grid de largada da primeira corrida do ano.

Fernando Alonso ficou com a liderança, sendo o único piloto que obteve tempo na casa de 1m30s907 quando usava os pneus macios. O espanhol que neste ano guia pela Aston Martin superou a dupla da Red Bull. Max Verstappen foi o segundo colocado, estabelecendo 1m31s076, enquanto Sergio Pérez se estabeleceu como terceiro colocado com 1m31s078.

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Na sequência Charles Leclerc ocupou a quarta posição, acompanhado por Nico Hülkenberg da Haas. O grid segue bem variado, mesmo com voltas em ritmo de classificação sendo completadas. O sábado promete ser bem agitado na Fórmula 1.

A categoria retorna neste sábado às 8h30 (pelo horário de Brasílai) para a realização do TL3, sessão que ocorre antes da definição para o grid de largada.

Saiba como foi o TL2 no Bahrein

A noite barenita chegou e desta forma as temperaturas reduziram um pouco. No traçado era aferido 28°C, com 23°C no ambiente. A sessão é uma das mais importas, pois ela acontece no mesmo horário da classificação e corrida.

Assim que os boxes foram liberados, Stroll, Bottas, Zhou e De Vries usaram os pneus médios, enquanto Ocon estava com os compostos macios instalados. Neste fim de semana a gama dura de pneus será utilizada, a Pirelli reservou os pneus C1 (duro – faixa branca), C2 (médio – faixa amarela) e C3 (macio – faixa vermelha) para as sessões no Bahrein.

Os primeiros tempos começaram a ser aferidos, Sainz surgiu na ponta estabelecendo 1m31s956 com os pneus macios, mas foi superado por Leclerc que anotou 1m31s843. Os tempos já tinham caído e estavam melhores do que aqueles que foram obtidos no TL1.

A Mercedes surgiu com Hamilton na quinta posição, anotando 1m32s416. Por conta do tráfego intenso, Pérez quase acertou o carro de Sainz. Após o primeiro tempo obtido os pilotos completavam um giro lento no traçado, antes de buscar mais uma volta rápida.

Piastri tentou disputar a posição em pista com Tsunoda, dando um de corrida para o teste. Na reta principal os dois carros estavam com o DRS aberto, Piastri não conseguiu realizar a ultrapassagem e no final da reta, o piloto da McLaren precisou desviar de Sargeant, fritando os pneus. O australiano avaliava os limites com o MCL60, completando o máximo de voltas possíveis.

Neste momento da atividade, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Gasly, Ocon, Hamilton, Pérez, Russell, Alonso, Sargeant e Albon. A bandeira amarela surgiu na pista quando Piastri cometeu um erro e extravasou os limites de pista. Na volta seguinte mais uma vez o australiano cometeu um erro, dechapando os pneus dianteiros.

Neste momento estavam na pista com os pneus macios, Leclerc, Sainz, Hamilton, Gasly, Ocon, Russell, Sargeant e Albon, enquanto o restante do pelotão avaliava os pneus médios. Pérez, Alonso e Verstappen eram os únicos entre os dez primeiros colocados que usavam os compostos de faixa amarela entre os dez primeiros colocados.

Com 20 minutos de atividade completados, a pista ficou mais várias e apenas Sainz, Sargeant, Albon e Magnussen estavam no traçado com um novo jogo de pneus macios. Por conta da classificação, os pilotos precisavam avaliar o ritmo dos seus carros. Albon saltou para a sexta posição cravando 1m32s440, na sequência Magnussen surgiu no terceiro lugar estabelecendo 1m32s110.

Stroll fez todos os setores roxos para anotar 1m31s450 para ocupar a primeira posição da tabela de tempos. O piloto da Aston Martin ainda está se recuperando de uma cirurgia no pulso direito após o acidente de bicicleta que sofreu.

Nos boxes, com a liberação de vários carros acontecendo ao mesmo tempo, Tsunoda quase acertou Norris por conta da liberação realizada por sua equipe.

Alonso superou o tempo de Pérez entrando na casa de 1m30s907. Leclerc ocupava a terceira posição, seguido por Hülkenberg, Stroll, Norris, Zhou, Ocon e Bottas. O monegasco estabeleceu 1m31s367, enquanto o piloto da Haas tinha 1m31s376. Por conta da movimentação na pista os tempos melhoraram e Verstappen que era visto no final da tabela saltou para o terceiro lugar com 1m31s076.

Após a simulação de classificação, os pilotos aproveitaram os últimos 25 minutos de testes para realizar as simulações de corrida, verificando a durabilidade dos pneus macios em seus carros – começaram então a trabalhar com stints mais longos.

Os testes seguiram, com alguns pilotos retornando aos pneus médios para fazer um stint mais longo e obter mais informações para a equipe. Por outro lado, Albon avaliava os compostos duros no seu carro da Williams. No final da tabela era possível ver os pilotos da AlphaTauri e Williams, quase como um retrato do último ano.

Vários erros eram cometidos pelos competidores, sempre algum piloto estava extravasando os limites de pista enquanto tentava encaixar uma boa volta no traçado, mesmo em simulação de corrida.

As equipes também aproveitavam o momento para avaliar o pit-stop e o trabalho que era realizado nos boxes. Para completar o dia, após a bandeirada final, os pilotos fizeram um teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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