ColunistasDestaquesIndyPost

Em disputa emocionante, Josef Newgarden supera Pato O’Ward e vence GP do Texas

A primeira corrida em oval da temporada teve disputas frenéticas até o final, até o acidente de Romain Grosjean. Hélio Castoneves chega em 10ª lugar

A primeira etapa da Fórmula Indy em circuito no ano de 2023 não decepcionou. A etapa realizada no oval de Fort Worth, no Texas, teve grandes disputas e reviravoltas, sendo definida a duas voltas do final, após o acidente de Romain Grosjean. Quem se aproveitou foi Josef Newgarden, que estava na ponta e venceu pela segunda vez seguida no mesmo circuito.

Newgarden levou a melhor superando Pato O’Ward, que foi o piloto dominante da corrida. O representante da McLaren chegou a colocar uma volta de vantagem em todos os competidores, exceto o rival da Penske, mas que foi prejudicado com a leitura de corrida da sua equipe e teve que lutar com mais rivais pela liderança. Apesar disso, o mexicano acabou em segundo e assumiu a liderança do campeonato.

Saiba como foi a corrida:

Na largada, o pole position, Felix Rosenqvist não segurou a liderança por muito tempo e em poucas  voltas, havia despencado para sexto. Após uma sequência de trocas na ponta, Josef Newgarden se estabelecia na ponta, seguido de perto por Pato O’Ward.

A disputa pela liderança deu uma arrefecida, mas havia duelos mais intensos no meio do pelotão. Na volta 46, Will Power começou a perder rendimento e foi ultrapassado por vários carros. Takuma Sato tentou passar o australiano, mas se atrapalhou e acabou batendo, causando a primeira bandeira amarela.

 

Na primeira parada dos boxes, a confusão ficou por conta de Alexander Rossi e Kyle Kirkwood, que se enroscaram. Pior para o piloto da McLaren, que acabou danificando a suspensão e perdeu seis voltas.

 

No recomeço, Alex Palou chegou a liderar, mas logo foi superado por Newgarden e O’Ward. O piloto da Penske ponteou no começo do ciclo, mas o mexicano estava com ritmo forte e assumiu a liderança na volta 109.

A partir daí, o piloto da McLaren imprimiu um ritmo muito forte e foi abrindo vantagem para Newgarden, enquanto colocava volta nos demais. Com um ciclo de paradas mais tranquilo, Pato mantinha um ritmo avassalador e, na metade da prova, apenas Newgarden estava na mesma volta que o mexicano.

Entretanto, o ciclo dominante do piloto da McLaren chegou ao fim quando seu companheiro de equipe, Rosenqvist perdeu o controle e bateu na volta 179. Com a bandeira amarela. O’Ward e Newgarden pararam nos boxes, enquanto muitos pilotos aproveitaram a bandeira amarela para recuperar a volta do líder.

A partir daí, as últimas 50 voltas tiveram outros nomes na batalha. Palou, Romain Grosjean, Colton Herta, Scott Dixon, Scott McLaughlin e até David Malukas entraram no páreo e a disputa ficou bem imprevisível, com momento de até três carros disputando posições lado a lado.

Para manter a disputa ainda mais intensa, a bandeira amarela foi acionada mais duas vezes: a primeira, após o acidente de Sting Ray Robb e o segundo após uma colisão entre Devlin DeFrancesco e Graham Rahal.

 

A corrida recomeçou com 12 voltas para o fim e Palou se adiantou na liderança, mas Newgarden se posicionou e ambos ficaram lado a lado por algumas voltas, com O’Ward na cola. O piloto da Penske assumiu a ponta, com o rival da McLaren assumindo o segundo posto e o ameaçando pela ponta, com o espanhol apenas na espreita.

Mas atrás, Maluks e Grosjean brigavam pelo quarto lugar. Faltando duas voltas para o fim, o piloto da Andretti tentou a ultrapassagem, mas acabou tocando o rival e acabou batendo. Sem tempo para outra largada, a corrida foi encerrada em bandeira amarela, com Newgarden em primeiro, seguido por O’Ward, Palou, Malukas e Dixon.

 

Hélio Castroneves teve uma corrida bem discreta, com dificuldades no acerto da Meyer Shank, mas a equipe do brasileiro conseguiu fazer uma boa leitura de corrida na sequência final de bandeiras amarelas e o tetracampeão da Indy 500 mostrou que ainda é bem competitivo em circuitos ovais, concluindo a prova em décimo. Outro sul-americano da prova, Agustin Canapino, teve um desempenho bem sólido na estreia em ovais e foi o 12ª

A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 16, com o tradicional GP de Long Beach:

Confira a classificação do GP do Texas aqui:

1 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet) – 82
2 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 75
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 67
4 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 66
5 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 60
6 – David Malukas (EUA) – Dale Coyne/Honda – 53
7 – Callum Illot (GBR) – Juncos Hollinger/Chevrolet – 52
8 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 48
9 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 40
10 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 40

17 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 27

 

Classificação do campeonato:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo