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Carlos Sainz lidera TL2 com a Ferrari na Itália. Verstapen tem desempenho ‘contido’ pela equipe

Ao menos uma alegria para os torcedores no Autódromo de Monza, Sainz registra o melhor tempo da sexta-feira, seguido de perto por Norris

A sexta-feira (01) no Autódromo Nacional de Monza foi marcada pela verificação das equipes. Neste segundo treino livre do dia realizado pela Fórmula 1, a atividade foi um pouco mais movimentada, pois os competidores tiveram a chance de trabalhar com dois jogos de pneus, como naturalmente acontece nesta sessão.

Parte do grid escolheu avaliar os pneus médios, antes de instalar um jogo de compostos macios e ensaiar algumas voltas rápidas. Naturalmente, o modo de simulação de corrida também foi explorado, bem como a realização de stints mais longos.

Carlos Sainz liderou a sessão diante da torcida italiana, correndo na casa da Ferrari, a equipe tenta obter o melhor desempenho possível. O espanhol anotou 1m21s355, seguido de perto por Lando Norris que ficou separado apenas por 0s019. Charles Leclerc por sua vez conseguiu a sexta posição.

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Sergio Pérez concluiu a atividade no terceiro lugar, mas provocou a segunda bandeira vermelha do dia, próximo do encerramento da sessão. O piloto perdeu o controle da traseira do seu carro na Parabólica e por consequência encontrou a barreira de contenção. A primeira interrupção da atividade ocorreu por conta de Lance Stroll, após o seu carro apresentar um problema no sistema de combustível.

Oscar Piastri foi o quarto colocado com a McLaren, o time busca um bom resultado na Itália e tinha prometido novidades para esse fim de semana, tentando evitar apuros. Max Verstappen gostaria de entregar mais, no entanto, a equipe tinha um programa para seguir e limitou o trabalho do holandês por ser apenas uma classificação.

Alexander Albon foi o sétimo colocado, em mais uma boa exibição durante os treinos livres. Fernando Alonso ficou com a oitava posição, enquanto George Russell foi nono e Nico Hülkenberg completou o Top-10.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3, sessão que antecede a classificação do GP da Itália.

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Com o início do TL2, a temperatura na pista estava na casa dos 37°C e 27°C no ambiente. Assim que a sessão foi iniciada, era possível observar que parte do grid trabalhava com os pneus médios.

Além das verificações atreladas aos pneus, novos testes aerodinâmicos eram realizados. No entanto, com quatro minutos de sessão, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. O AMR23 começou a perder potência e o canadense foi obrigado a encostar o carro.

A Aston Martin solicitou à Stroll para realizar alguns comandos no carro, para tentar retornar aos boxes. Mas o carro não respondeu e ele precisou ser arrastado para fora da pista pelos fiscais. O equipamento do canadense apresentou um problema no sistema de combustível.

Neste momento da atividade, apenas Zhou Guanyu (1m24s755) e Valtteri Bottas (1m31s562) tinham tempo aferido.

Com o retorno da sessão, rapidamente a tabela de tempos começou a ser salpicada por outras marcas. Piastri foi atrapalhado em sua volta rápida pois Hamilton estava pelo traçado. Os dez primeiros eram: Verstappen, Albon, Pérez, Leclerc, Sainz, Russell, Hamilton, Sargeant, Norris e Ocon. O piloto holandês anotou 1m22s244 com os pneus médios, Albon com os macios melhorou ainda mais a sua marca para 1m22s249.

Estavam com os pneus macios além de Albon, Alonso e Hamilton. De compostos duros era possível ver Magnussen, Piastri, Hülkenberg e Stroll que tinha abandonado a sessão. O restante dos pilotos estava com os compostos médios instalados.

A sessão estava bem movimentada, os pilotos precisavam negociar os espaços em pista evitando eventuais acidentes, mas aproveitavam o momento trabalhar com o vácuo do carro que estava à frente.

As marcas seguiram em regressiva, Sainz registrou 1m21s565, seguido de Leclerc que ficou separado por 0s273 do companheiro de equipe, desta forma eram os atuais líderes da sessão, andando em casa. Nesta sequência de voltas rápidas, Pérez obteve 1m21s178 para ocupar a terceira posição, empurrando Verstappen para o quarto lugar.

O carro de Stroll foi levado até os boxes, desta forma a Aston Martin pode começar a trabalhar no equipamento para a sua recuperação.

Restando 30 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Alonso, Pérez, Verstappen, Albon, Russell, Sargeant, Hamilton e Norris. Neste momento a pista estava mais vazia e com os pneus médios novos, Sargeant registrou 1m22s755 para ocupar a oitava posição e retornar ao Top-10.

Com a necessidade de usar todos os tipos de pneus durante a classificação, os pilotos que trabalharam com os pneus médios no início da sessão começaram a retornar ao traçado com os compostos macios instalados. Pérez surgiu na primeira posição com a marca de 1m21s540.

Alguns erros eram observados pelo traçado, mas essa pista é mais generosa contando com boas áreas de escape. Em sua primeira volta com os pneus macios, Verstappen passou a ocupar a terceira posição com o tempo de 1m21s631, depois de ter ultrapassado pilotos que estavam lentos no traçado.

Lando Norris então surgiu na primeira posição com 1m21s374, mas na sequência o piloto da McLaren foi superado por Sainz que registrou 1m21s355. Neste momento, apenas Albon e Hamilton estavam com os pneus médios no traçado, enquanto os outros competidores estavam de macios.

Verstappen negociava com a equipe mais uma volta rápida, pois o competidor foi atrapalhado pelo tráfego na pista. Mas a equipe deu preferência para retornar aos boxes e dar continuidade ao programa que foi estabelecido para a sessão. Verstappen retornou aos boxes para preparar o carro para uma nova saída.

Os competidores começaram então a realizar a simulação de corrida, trabalhando com stints mais longos, voltando aos pneus médios e duros do começo da sessão.

A sessão que era encaminhada para o final, contava com Sainz na liderança, enquanto Norris estava separado por 0s015 do piloto espanhol. Pérez era o terceiro colocado com 0s185 atrás do primeiro colocado.

Restando menos de 9 minutos para o final da sessão, a atividade foi encaminhada para a bandeira vermelha pela segunda vez, desta vez por conta de Sergio Pérez que perdeu o controle do carro na Parabólica. O carro do piloto mexicano ficou preso na brita. Ao perder a traseira do carro na entrada da curva, o piloto acertou a barreira de proteção e por consequência danificou a asa.

Restando apenas quatro minutos para o final da sessão, a pista foi liberada outra vez e os pilotos aproveitaram o momento para mais algumas verificações, principalmente com a pista cheia, podendo mais uma vez trabalhar com o vácuo.

Os pilotos aproveitaram a pista para principalmente ter a oportunidade de fechar o dia realizando o teste de largada. O diretor de prova também aproveitou a finalização da sessão para implementar o sistema de Virtual Safety Car.

Carlos Sainz encerrou o dia na liderança, com a melhor marca da sexta-feira. O piloto foi seguido de perto por Norris, mas a Red Bull ainda tinha mais para entregar, no entanto, resolveram poupar os seus equipamentos.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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