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Carlos Sainz lidera manhã do segundo dia de testes no Bahrein

Confiabilidade e quilometragem seguem como o foco principal das equipes. Ritmo de corrida e stints mais longos são o destaque da atividade nesta manhã no Bahrein

As equipes de Fórmula 1 retornaram ao Circuito do Shakir nesta sexta-feira (24) para dar continuidade aos testes de pré-temporada. O primeiro dia foi marcado por diversas avaliações, principalmente aquelas destinadas a verificar a aerodinâmica dos carros.

Carlos Sainz encerrou a sessão na liderança, depois de anotar 1m32s486, mas o foco ainda não são nas voltas rápidas. Durante a primeira hora da atividade, as equipes realizaram mais uma porção de testes aerodinâmicos. Conforme a manhã foi avançando, os pilotos passaram a testar diferentes configurações e se concentraram principalmente nos testes em simulação de corrida. Além dos pneus médios, os compostos duros também foram escolhidos para as avaliações.

Logan Sargeant que ocupou o segundo lugar, anotou a sua melhor volta do dia com os pneus macios, o piloto da Williams melhorou a sua marca para 1m32s549 quando a atividade se encaminhava para os últimos 20 minutos. Fernando Alonso figurou no segundo lugar, mas foi superado pelo piloto da Williams, o espanhol mostrou um bom ritmo ontem e quase liderou a sessão, mas cometeu um erro em uma das voltas rápidas que completava pelo traçado.

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Lando Norris com a McLaren foi apenas o nono colocado, assim como Oscar Piastri, o piloto não realizou uma sessão forte pela manhã, mas o britânico completou mais de 60 voltas no traçado. A McLaren demonstra estar com alguns problemas.

Novamente o foco principal da atividade esteve na confiabilidade e na quilometragem. Os pilotos tentaram completar o máximo de voltas com os seus carros. A sessão foi bem aproveitada pelas equipes.

Apenas no final da atividade tivemos o acionamento de uma bandeira vermelha, a FIA está usando os últimos quinze minutos de atividade para a avaliação dos seus sistemas, isso inclui testar as bandeiras amarelas, Virtual Safety Car e o uso da bandeira vermelha. Aproveitaram esse momento final para realizar um teste de largada, mas ele não deu muito certo, pois Carlos Sainz e Lewis Hamilton deixaram os seus lugares antes do esperado. O piloto da Ferrari precisou desviar de Lando Norris para não acertar a traseira do carro da McLaren.

Neste segundo dia de atividades, três equipes optaram por não dividir o dia entre os seus dois pilotos. A Alfa Romeo terá Zhou Guanyu o dia todo ao volante, assim como a Williams e a Aston Martin, porém, neste último time, Felipe Drugovich está de sobreaviso, podendo retornar ao carro para dar continuidade as avaliações, dependendo da recuperação de Lance Stroll.

Max Verstappen que teve um dia completo com o RB19 nesta quinta-feira, deveria ter retornado ao carro da Red Bull nesta manhã, mas a equipe optou por escalar Sergio Pérez.

Assim que os boxes foram liberados, rapidamente os pilotos ganharam a pista, mas tinham em seus carros os pneus médios usados instalados. Alguns pilotos ficaram apenas na volta de instalação, enquanto Sainz abriu a tabela de tempos registrando 1m38s225 trabalhando com os pneus protótipos da Pirelli. Pouco depois o espanhol melhorou a marca para 1m37s248 e retornou aos boxes. Na sequência foi a vez de Tsunoda aferir o tempo de 1m45s329, sendo superado por Esteban Ocon que anotou 1m39s582.

A temperatura estava na casa dos 30°C, sendo mais um dia quente no Bahrein.

Se o primeiro dia de testes foi claramente dedicado aos testes aerodinâmicos, nesta manhã, poucos carros estavam com todos aqueles aparatos de verificação. No carro da AlphaTauri e McLaren, McLaren os aero rakes eram visíveis, enquanto no assoalho e difusor do RB19 a Red Bull espalhou flow-vis para mais algumas verificações.

Por outro lado, mesmo com poucos aparatos visíveis em alguns carros, os times geralmente enviam os seus carros para a pista com uma boa quantidade de sensores para outros tipos de verificação, como é o caso de atestar a vibração dos seus equipamentos.

Em sua primeira volta com o W14 nesta manhã, Hamilton extravasou os limites de pista e atacou as zebras. O carro do piloto inglês contava com os aero rakes na parte traseira.

Durante a quinta-feira foi possível notar pelas imagens que algumas equipes estavam lidando com o porpoising. O Circuito do Sakhir conta com alguns bumps, porém, alguns carros estavam visivelmente lidando com os saltos não por conta da ondulação do traçado. A Red Bull novamente não teve problemas e essa não era uma preocupação do time austríaco, porém, alguns carros estavam andando mais próximos ao solo, podendo intensificar os problemas com o porpoising – para melhorar essas condições esperam que os carros fiquem um pouco mais altos.

Kevin Magnussen foi enviado ao traçado com pneus médios novos, assim como Lando Norris. O piloto da Haas rapidamente anotou 1m33s710 e saltou para a ponta da tabela de tempos. Enquanto o britânico avaliava o carro em passagens constantes pelos boxes.

Após 40 minutos de atividade sete pilotos tinham aferido algum tempo no traçado, Magnussen liderava a atividade, seguido por Ocon e Sainz. O piloto da Haas era o único com uma marca na casa de 1m33s. Neste momento da atividade Pérez retornava ao traçado com um pouco mais de flow-vis espalhado na lateral esquerda do carro – posicionado nas barras de suspenção e no difusor. O mexicano anotou 1m34s952 com os pneus protótipos, o piloto saltou então para o segundo lugar.

O começo da atividade foi marcado por alguns erros dos pilotos, os competidores extravasavam os limites de pista enquanto davam sequência em suas avaliações. O traçado estava mais vazio, com a ação maior ocorrendo nos boxes.

O primeiro tempo aferido por Norris demorou um pouco para aparecer, a McLaren precisou trabalhar na parte traseira do carro.

A Aston Martin divulgou os planos da equipe para os dias de teste no Bahrein, nesta sexta e sábado, a equipe vai trabalhar para otimizar as configurações gerais, validar o desempenho aerodinâmico, fazer simulação de corrida com o carro permanecendo mais tempo na pista, além de testar os pneus que serão usados no GP do Bahrein da próxima semana. Parte dos testes e a oportunidade de correr na mesma pista na próxima semana é realizar alguns testes para deixar tudo preparado para a primeira corrida do ano.

Os outros times devem estar em um programa semelhante, ao longo da manhã os pilotos foram deixando os boxes para completar diversas voltas na sequência, antes de retornar ao pit-lane para a coleta de dados e a realização de novos ajustes. Charles Leclerc afirmou que nestes dois últimos dias de teste a Ferrari testará algumas configurações diferentes e verificar a performance do equipamento.

Novamente Fernando Alonso apareceu na segunda posição da tabela de tempos, o piloto anotou 1m32s969, separado por 0s483 do tempo obtido por Sainz.

Mesmo sem a participação dos pilotos reservas nos testes de pré-temporada, Théo Pourchaire que está acompanhando a Alfa Romeo disse: “O carro parece bom no simulador, a vibração é boa na equipe. Queremos mais do que o sexto lugar no ano passado. Eu sou o piloto reserva este ano, então tenho muito trabalho a fazer no simulador. Este ano estou morando mais perto da fábrica. Eu gosto porque faço parte de uma equipe de Fórmula 1, que é o nível máximo do automobilismo, então quero dar o meu melhor, quero ajudá-los. Os simuladores são muito próximos da realidade. É muito importante trabalhar muito no simulador porque são apenas três dias de pré-temporada e são 23 corridas. O simulador e o túnel de vento são os lugares onde podemos experimentar novas peças.”

Quando restava cerca de uma hora e meia para o encerramento dos testes da manhã, a pista estava bem movimentada, com seis pilotos. Hamilton, Sainz, Norris e Magnussen andaram próximos, podendo coletar dados da operação dos carros perseguindo outros competidores.

Pelas imagens, a Williams aparentava um problema nos freios, os mecânicos passaram a trabalhar naquela área do carro. O norte-americano foi liberado mais uma vez ao traçado para a última hora de avaliações antes da pausa para o almoço, em seu carro os pneus médios estavam instalados.

Adentrando na última hora dos testes, os dez primeiros eram: Sainz, Alonso, Zhou, Sargeant, Magnussen, Ocon, Pérez, Hamilton, Norris e Tsunoda. O piloto japonês da AlphaTauri tinha completado 71 voltas no traçado e se encaminhou para a pista para mais uma sequência de voltas, em seu carro estava instalado um novo jogo de pneus médios. O mexicano e sua Red Bull completaram 70 voltas pela manhã, mas seguia no traçado avaliando os pneus duros. Pela manhã Zhou foi o piloto que completou menos giros, tinha somado apenas 30 até aquele momento da atividade.

Outro momento de ‘corrida’ aconteceu entre Pérez, Sainz e Ocon, mas os pilotos tentaram se livrar dessa situação rapidamente.

O vento estava se intensificando, com isso Lewis Hamilton extravasou os limites de pista enquanto trabalhava com um pneu médio já usado anteriormente. Toto Wolff mencionou que o W14 não estava muito equilibrado nesta manhã, principalmente por conta das temperaturas elevadas na pista, este foi um dos motivos para ver Hamilton cometendo tantos erros.

Com o final da atividade se aproximando, a Williams que já tinha usado pneus macios na quinta-feira, voltou a instalar os compostos no carro. Sargeant saltou então para o segundo lugar ao anotar 1m32s968, superando o tempo obtido por Fernando Alonso. O norte-americano instalou outro jogo de pneus macios e conseguiu melhorar a sua marca para 1m32s549, separado por apenas 0s063 de Carlos Sainz.

Em um dos stints, Pérez completou 24 voltas com os pneus duros. Magnussen e Ocon também deram atenção a esse tipo de pneu.

Nos últimos quinze minutos a FIA testou as bandeiras amarelas e o Virtual Safety Car como tinha realizado ontem, porém, aproveitaram o momento para levar a sessão para o regime de bandeira vermelha. A paralisação não durou muito, desta forma, nos últimos seis minutos de atividade a pista ficou mais uma vez cheia. Os procedimentos para a largada também foram avaliados.

Tsunoda completou 85 voltas nesta manhã, enquanto Pérez fez 76 giros na pista, Sargeant 74 e Sainz 70. Zhou foi o piloto que menos completou voltas, o piloto conseguiu apenas 43 giros com o carro da Alfa Romeo.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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