ColunistaFórmula 1Post

Bottas supera Verstappen e lidera TL1 na Bélgica. Atividade é marcada pelo clima instável

Valtteri Bottas conseguiu superar Verstappen na sessão, enquanto Hamilton foi atrapalhado por Latifi e terminou atividade na parte inferior da tabela de tempos

O primeiro treino livre para o GP da Bélgica foi realizado nesta sexta-feira (27), uma sessão até que satisfatória pois os pilotos conseguiram realizar uma verificação dos pneus para a pista seca, mesmo com o clima tão instável.

O fim de semana será assim, com a chuva podendo ocorrer durante todas as sessões. O TL1 teve um início com pista úmida antes da pista ir secando e os pilotos arriscando a utilização dos pneus slick.

Valtteri Bottas anotou o melhor tempo da atividade depois de cravar 1m45s199 com os pneus macios, depois de superar Max Verstappen que tinha 1m45s363, nesta atividade que marca o regresso da Fórmula 1. Por conta da ameaça de chuva para a próxima sessão, os pilotos usaram os pneus macios na parte final da atividade.

O grid segue bem vareado, Pierre Gasly fechou com a terceira posição com 1m45s699 sendo um destaque da atividade, enquanto a dupla da Ferrari completou a sessão no quarto e quinto lugar, com Charles Leclerc e Carlos Sainz respectivamente. A equipe italiana segue na tentativa de manter a terceira posição do Campeonato de Construtores.

Sergio Pérez levou o segundo carro da Red Bull para o sexto lugar com 1m46s127. Sebastian Vettel foi o sétimo colocado, depois de aparecer no início da atividade entre os primeiros colocados.

Para fechar o top-10 ainda foi possível ver Lando Norris, Esteban Ocon e Fernando Alonso. O francês da Alpine liderou parte da atividade.

Alguns pilotos cometeram erros nesta primeira sessão, a pista ainda está sem aderência e mesmo com os pneus macios, alguns pilotos perderam o ponto de freada e extravasavam os limites de pista.

Saiba como foi o TL1 na Bélgica 

Neste retorno da Fórmula 1, os pilotos vão enfrentar o GP da Bélgica. Uma pista desafiadora no calendário da categoria.

Por conta da localização do autódromo e também da época do ano em que a prova é realizada, o clima é bem instável. Logo na primeira sessão isso ficou nítido, a pista estava úmida em alguns pontos do circuito por conta da chuva – o pit lane era uma área assim. E por ser um traçado muito longo, alguns pontos podem ficar úmidos e outros seco.

Os primeiros pilotos que partiram para uma volta de verificação estavam utilizando os pneus intermediários. Como foi informado por Mick Schumacher da Haas, a pista estava molhada em sua extensão, mesmo não aparentando isso. O circuito estava escorregadia, mesmo aparentando estar seca em alguns pontos e não fornecia muita aderência. 

Lando Norris foi o primeiro piloto que experimentou os pneus de pista seca em SPA, deixando os boxes com os compostos médios. Rapidamente ele anotou 1m50s191. Aos poucos outros pilotos também foram instalando os pneus slick.

Kimi Raikkonen acabou rodando na curva 1, quando perdeu a traseira do carro, pouco depois de acelerar com o C41. Algo parecido aconteceu com Yuki Tsunoda, que rodou na curva 1, mas próximo da saída dos boxes.

A Red Bull enviou Max Verstappen com os pneus intermediários, mas ele tinha um pouco dos de flow vis espalhado na barra da suspensão, mas principalmente nos dutos de freio.

Com pouco mais de vinte minutos de sessão, Ocon ocupava a primeira posição com 1m48s087, usando os pneus médios. Vettel era o segundo colocado separado por 0s032 do piloto da Alpine, enquanto Pierre Gasly tinha anotado o terceiro melhor tempo com 1m48s218 de pneus duros. Neste momento da sessão apenas a dupla da Haas e Verstappen não tinham aferido um tempo no circuito.

Grande parte dos pilotos estava dando atenção para os pneus duros, mas alguns pilotos seguiam trabalhando com os pneus médios, compostos que são essenciais para traçar as estratégias do fim de semana. Ocon melhorou o seu tempo para 1m47s219, mas pouco depois Verstappen cravou 1m46s879 de pneus duros, para levar o carro da Red Bull para a liderança em sua primeira volta rápida.

A Mercedes estava trabalhando em programa diferente, tanto Bottas quanto Hamilton estavam investindo em voltas em modo de simulação de corrida, com tempos mais altos e verificando a durabilidade dos pneus.

Com 30 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Ocon, Gasly, Ricciardo, Pérez, Stroll, Leclerc, Vettel e Bottas. O holandês melhorou ainda mais a sua volta anotando 1m46s423.

Enquanto isso, Kimi Raikkonen acabou batendo na entrada dos boxes depois de perder a traseira do carro e quase rodar. Desta forma a Alfa Romeo teve que realizar alguns reparos no carro já que ele encostou na barreira de contensão.

Alguns pilotos aproveitaram o momento após alguns giros na pista para realizar uma breve parada nos boxes. No entanto, a dupla da Williams aproveitava a pista vazia para testar os pneus macios, Nicholas Latifi saltou da décima posição para o segundo lugar com 1m46s867, enquanto George Russell tinha 1m47s982 para ocupar a décima terceira posição.

Adentrando nos últimos quinze minutos de atividade, vários pilotos estavam investindo na utilização dos pneus macios. Sainz saltou para a segunda posição com 1m45s935, mas destaque para Russell que superou o companheiro de equipe depois de anotar 1m46s772, ficando entre os dez primeiros.

Nos últimos dez primeiros minutos de atividade os dez primeiros eram: Bottas, Verstappen, Sainz, Vettel, Norris, Ocon, Alonso, Stroll, Ricciardo e Giovinazzi. O finlandês da Mercedes tinha 1m45s199. Por conta do risco de chuva na próxima sessão, as equipes já realizaram algumas voltas com os pneus macios.

Lewis Hamilton estava em uma volta rápida com chances de deixar a parte inferior da tabela para ocupar as primeiras posições, mas foi atrapalhado por Latifi e teve que abortar o seu giro rápido.

Alguns pilotos também cometeram alguns erros, além disso a chuva começou a cair no circuito nos últimos cinco minutos, deixando a pista úmida em alguns pontos. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Um Comentário

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

%d blogueiros gostam disto: