ColunistasFórmula EPost

Andre Lotterer na frente e novo carro da Nissan, saiba tudo o que rolou no primeiro dia da pré-temporada da Fórmula E 

Carros na pista oficialmente pela primeira vez no circuito Ricardo Tormo em Valência. O primeiro dia de testes foi liderado por Andre Lotterer que marcou 1:12.519 na sessão realizada à tarde na Espanha. Após o fim dos trabalhos, a Nissan ainda apresentou seu carro, o Nissan IM03.

Três estreantes acabaram se destacando ao figurar no top 10. A pista secou na parte da tarde e Nick Cassidy, Norman Nato e Jake Dennis mostraram um bom trabalho no novo desafio. 

A FIA decidiu incluir sensores na primeira e na última curva para deletar os tempos de quem excedesse os limites da pista. A decisão pareceu ser uma “compensação” pela retirada da chicane utilizada nos anos anteriores.

SESSÃO DA MANHÃ

A primeira sessão de testes desta pré-temporada contou com a presença das equipes completas, inclusive com Nico Müller, que não foi anunciado oficialmente pela Dragon, mas deve ser o companheiro de equipe de Sérgio Sette Câmara.

A sessão começou tímida, muito por causa da chuva torrencial que caiu no circuito no dia anterior até poucas horas antes do treino começar. Apesar disso, a pista estava parcialmente seca. Apenas 10 carros haviam marcado tempo na primeira meia-hora da sessão.

O treino ainda foi interrompido por Sérgio Sette Câmara que causou uma bandeira vermelha ao sair da pista e ir parar na brita no setor 2. René Rast também rodou, mas conseguiu recuperar o carro e se manter na pista.

Sebastien Buemi foi outro que teve dificuldades de se manter no traçado. O piloto foi vítima do asfalto úmido e ficou encalhado na brita. 

Nyck de Vries foi o primeiro a marcar tempo abaixo da casa de 1:20, anotando 1:19.215, com Stoffel Vandoorne, seu companheiro de Mercedes, menos de 0,1 segundo atrás.

Antonio Félix da Costa liderou quase toda a sessão, mas foi superado na parte final por Edoardo Mortara. O suíço aproveitou a pista ainda mais seca e marcou 1:18.148 na última volta, apenas 0,031 mais rápido que o português. 

A surpresa da manhã foi Oliver Turvey com seu NIO 333 em terceiro lugar, com 1:18.325. 

Alexander Sims estreou bem com a Mahindra na 4ª posição, seguido por Sérgio Sette Câmara e Nick Cassidy, o novato da Virgin. O companheiro de Cassidy, Robin Frijns foi o 8º e René Rast colocou seu Audi entre eles.

O também novato Jake Dennis, da BMW, e Sam Bird, agora na Jaguar, fecharam o top 10. Lucas di Grassi ficou com o 12º lugar. No fim da sessão, Mitch Evans escapou na curva e parou na barreira de pneus, foi um acidente leve.

Os 18 primeiros colocados ficaram separados por apenas 0,7 segundos. Os sensores instalados pela FIA deletaram voltas de Oliver Rowland, Jean-Eric Vergne e Alex Lynn.

Legenda: Edoardo Mortara e o novo vice-diretor da Venturi, Jerome D’Ambrosio. Foto: divulgação Fórmula E.

SESSÃO DA TARDE

A melhora do tempo ao longo do dia deixou a pista mais seca. A temperatura aumentou com o sol e a pista ficou cerca de cinco segundos mais rápida. 

A janela da tarde foi quase toda liderada por Nick Cassidy, desde o início o novato andou abaixo do tempo de Mortara. Na última hora, Antonio Félix da Costa assumiu a liderança com o tempo de 1:12.651 enquanto Norman Nato, substituto de Felipe Massa na Venturi, completava o top 3.

Nos minutos finais, Nato foi parar na brita e Andre Lotterer pulou para a 1ª posição ao fazer 1:12.519, seguido por Jean-Eric Vergne. e Antonio Félix da Costa. Nick Cassidy mais uma vez apareceu bem colocado em quarto e Alexander Sims completou os cinco primeiros.

Lucas di Grassi ficou novamente atrás do companheiro de equipe, René Rast, que marcou o 6º melhor tempo. Norman Nato acabou caindo para a 7ª posição e Nico Müller apareceu logo a seguir. O top 10 foi completado por Jake Dennis e Robin Frijns.

Vale lembrar que a pré-temporada não se trata apenas de voltas rápidas e ritmo de corrida. As equipes trabalham todo o programa desenvolvido no período de “entressafra”.

O NOVO CARRO DA NISSAN 

Sem muito alarde, a Nissan e.Dams apresentou seu carro no final da tarde em Valência. Na verdade, a equipe vai utilizar o mesmo equipamento do ano passado, aproveitando a “regra do powertrain” que permite que as equipes continuem com o trem de força da temporada 6 por mais um ano ou mudem agora e fiquem com a nova peça até o fim da 8ª temporada.

A pintura permanece com as cores vermelha, preta e branca. A novidade é que os carros foram batizados em homenagem aos carros de rua da montadora, Leaf (Oliver Rowland) e Ariya (Sebastien Buemi). 

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo