AutomobilismoColunistasDestaquesNascarPost
Tendência

William Byron comanda trifeta histórica da Hendrick em Martinsville

Na prova em que celebrou os 40 anos da primeira vitória da equipe, piloto do carro número 24 ponteia o 1-2-3 do time

A etapa de Martinsville da NASCAR Cup Series em 2024 foi bastante especial para a Hendrick. A corrida deste ano trouxe como marca especial a celebração dos 40 anos da primeira vitória da escuderia na divisão principal, ocorrida na mesma pista. E, para comemorar a marca, os representantes do time tiveram uma atuação exuberante, colocando três carros nas três primeiras posições, com William Byron como vencedor.

Os pilotos da Hendrick demonstraram por quase toda a prova que estavam competitivos. Kyle Larson largou na pole e liderou durante o primeiro estágio, enquanto Chase Elliott e William Byron seguiram bem posicionados nas primeiras posições.

A principal ameaça para a esquadra da Hendrick foi Denny Hamlin. Vencedor em Bristol e Richmond, o piloto da Joe Gibbs demonstrava um ritmo dominante nas provas em circuitos mais curtos. Hamlin venceu o segundo estágio e começou o terceiro segmento na ponta.

No entanto, o trabalho de boxes e o undercut da Hendrick foi eficiente e a trinca ficou na ponta, com Elliott em primeiro. No entanto, Byron tinha um ritmo melhor e assumiu a dianteira faltando cerca de 100 voltas para a bandeirada.

 

A vitória com a trifeta parecia certa, mas, faltando três voltas para o fim, o disco de freio do carro de John Hunter Nemechek explodiu e o carro 42 bateu, causando a bandeira amarela e a prorrogação. Apesar da dúvida, a maioria dos pilotos na volta do líder ficaram na pista e não foram para os boxes. Alguns poucos, como Hamlin, pararam e ficaram fora da briga.

Na relargada final. Elliott tentou tomar a liderança de Byron, mas perdeu terreno e foi superado por Larson. Bubba Wallace ainda tentou estragar a trifeta, mas o campeão da Cup em 2020 manteve o terceiro lugar. O quarto representante da Hendrick, Alex Bowman, terminou a prova em oitavo.

Além de garantir a vitória em um fim de semana histórico para a Hendrick, Byron também se consolida como força desta temporada, se isolando novamente como maior vencedor do ano, com três vitórias em 2024.

A próxima etapa da NASCAR Cup Series será no próximo domingo no circuito oval de Fort Worth, no Texas.

Top-10 da etapa de Martinsville:

1 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
2 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
3 – Chase Elliott (Hendrick-Chevrolet)
4 – Bubba Wallace (23XI/Toyota)
5 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
6 – Joey Logano (Penske/Ford)
7 – Tyler Reddick (23Xi/Toyota)
8 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
9 – Ryan Preece (Stewart-Haas/Ford)
10 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)

Classificação da temporada regular:

Classificados por vitória: William Byron (3), Denny Hamlin (2); Kyle Larson, Christopher Bell, e Daniel Suárez (1)

Classificação por pontos: (diferença em relação à zona de corte)

Martin Truex Jr +109
Ryan Blaney +75
Chase Elliott +72
Ty Gibbs +68
Ross Chastain +46
Tyler Reddick +43
Alex Bowman +41
Bubba Wallace +22
Chris Buescher +19
Joey Logano +3
Kyle Busch +1

Chase Briscoe -1
Brad Keselowski -13
John Hunter Nemechek -32
Erik Jones -35

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo