365 Dias
Tendência

Vitória quádrupla do NSU Type 6/60 PS no Grande Prêmio da Alemanha de 1926 no circuito AVUS

O primeiro motor de seis cilindros de Neckarsulm foi usado em corridas em 1926. A marca NSU e o automobilismo são uma aliança com a tradição, sem falar nos inúmeros destaques e, acima de tudo, nas emoções. Uma vitória quádrupla dos carros brancos de seis cilindros sobrealimentados da sua classe no primeiro Grande Prémio da Alemanha no circuito AVUS em Berlim em 1926 destaca-se na história das corridas NSU entre as duas guerras mundiais. Neste nono episódio sobre a história da NSU para marcar o 150º aniversário da marca, a Audi Tradition apresenta o carro de corrida NSU Type 6/60 PS do pré-guerra.

NSU Type 6/60 PS
The NSU Type 6/60 PS (hp) race car.

A NSU participou de corridas internacionais já em 1908. A participação da empresa no Prince Henry Tour de 1909 e em inúmeras corridas de resistência e confiabilidade foi um grande sucesso. Após a Primeira Guerra Mundial, o circuito de Automobil-Verkehrs- und Übungsstraße (AVUS) foi inaugurada em Berlim em 1921. O circuito, que esteve fechado ao tráfego público até 1940, serviu como a primeira pista de corrida e testes na Alemanha para demonstrar a competitividade do país e para a indústria automobilística realizar testes. Um “pequeno” NSU, o NSU 8/24 PS, venceu sua classe na primeira corrida AVUS em setembro de 1921. O design básico da versão de corrida era o mesmo do modelo de produção; tudo o que a empresa sediada em Neckarsulm teve que fazer foi modificar ligeiramente o carro para criar um carro de corrida conversível de dois lugares.

NSU 8/24 PS

A empresa, então conhecida como Neckarsulmer Fahrzeugwerke Aktiengesellschaft , voltou à prancheta e desenvolveu o NSU Type 6/60 PS especificamente para corridas. Este carro de corrida foi o primeiro modelo de seis cilindros da NSU. O “6” designava a sua “potência final”, necessária para a classificação na sua classe. O carro aberto de dois lugares tinha uma potência de 60 cv e pesava 830 kg (1.830 lb) com velocidade máxima de 175 km/h (109 mph). Foi construído em 1925 e 1926 – os regulamentos da época significavam que só vinha em branco, a cor designada para as corridas alemãs.

A historical drawing of the NSU Type 6/60 PS (hp) race car.

Em 1925, a empresa sediada em Neckarsulm inscreveu um dos novos carros de corrida de seis cilindros sobrealimentados na Corrida Internacional Taunus de 450 quilómetros – e venceu. No ano seguinte, a NSU comemorou uma aclamada vitória quádrupla com o NSU Type 6/60 PS no primeiro “Grande Prêmio da Alemanha de 1926” na classe de 1,5 litros no AVUS em 11 de julho, ficando em quinto lugar geral. Organizado pelo AvD, o Automóvel Clube da Alemanha, o Grande Prémio foi o evento automobilístico do ano em 1926, com cerca de 250 mil espectadores em peregrinação ao AVUS. Eles foram recompensados ​​com uma corrida insuperável em drama e tragédia. Durante o treinamento, ocorreu um acidente fatal. A corrida foi marcada por fortes chuvas, tornando a pista cada vez mais escorregadia volta a volta. O número de desistências aumentou e ao final, apenas 17 carros chegaram à linha de chegada.

After their success in the 1926 German Grand Prix on the AVUS circuit in Berlin, the racing team receives a rousing welcome at the NSU plant: Employees and then directors Fritz Gehr and Georg Schwarz congratulate the drivers on their quadruple victory.

O segredo do sucesso dos carros de corrida NSU foi o seu novo motor de seis cilindros em linha: o motor provou ser robusto e fiável ao longo de toda a distância de mais de 400 quilómetros – e assim os primeiros quatro lugares na classe “F”, a classe até 1.500 cc, foi para a NSU. De volta a casa, em Neckarsulm, a equipe vitoriosa foi recebida com entusiasmo na fábrica da NSU: os funcionários e depois diretores Fritz Gehr e Georg Schwarz parabenizaram os pilotos, que então levaram seus carros de corrida em um tour publicitário para Heilbronn e Stuttgart.

After their success in the 1926 German Grand Prix on the AVUS circuit in Berlin, the racing team is welcomed and cheered by the public in front of Heilbronn City Hall.

O sucesso do NSU Type 6/60 PS nas pistas de corrida levou à decisão em Neckarsulm de desenvolver um novo carro que se enquadrasse na então popular classe fiscal de 6 PS, o NSU 6/30 PS. O motor de seis cilindros derivado diretamente de um motor de corrida era uma verdadeira novidade. O novo carro foi entregue às concessionárias no final de 1927. Mas só foi construído até o final de 1928. Depois disso, a NSU cessou a produção e concentrou-se em seu sucessor tecnológico, o NSU Type 7/34 PS.

Start of the 1926 German Grand Prix on the AVUS circuit in Berlin. Jakob Scholl (No. 28) has the best start with his supercharged NSU six-cylinder, followed by No. 29 (Josef Müller). In the middle of the pack – but already in the fast lane – is Georg Klöble, who would go on to win this race in his class.

NSU Tipo 6/60 PS: Um dos veículos mais raros da coleção Audi

“É um grande golpe de sorte e uma história por si só que agora temos um desses raros carros do Grande Prêmio de 1926 na coleção histórica de veículos da Audi”, diz Timo Witt, responsável pela coleção na Audi Tradition. Um dos carros de corrida NSU 6/60 PS chegou a Berlim por meios desconhecidos, onde um entusiasta de automóveis o comprou em 1931 por 150 marcos. Em 4 de junho de 1932, de acordo com informações do cartão fiscal original do veículo, o berlinense foi autorizado a dirigir o antigo carro de corrida em vias públicas. No entanto, as autoridades revogaram a sua licença em 1937, acreditando que o veículo era muito barulhento. E então o dono desta raridade começou a trabalhar: com planos de reformar o carro, ele desmontou o NSU 6/60 PS.

1926 German Grand Prix on the AVUS circuit in Berlin: Supercharged NSU 6/60 PS racing cars waiting in the pits for the start. Car No. 32 is driven by the ultimate winner in the 1.5-liter class, Georg Klöble, with co-driver Karl Gailing.

O projeto foi interrompido com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, soldados russos descobriram a pilha de peças do carro e quiseram confiscá-lo. No entanto, rapidamente perceberam que montar o veículo era uma tarefa demasiado complexa. Assim, o NSU 6/60 PS permaneceu na Alemanha no seu estado desmantelado. O proprietário da raridade continuou trabalhando para restaurá-la, mas acabou não conseguindo obter uma licença rodoviária. O berlinense manteve o antigo carro de corrida em sua garagem por muitos anos, até decidir vendê-lo em 1965. Ele escreveu à NSU que queria devolver o antigo carro de corrida à fábrica. Uma troca foi rapidamente acordada: o salvador do veículo único, tão valioso para a história das corridas da NSU, recebeu um NSU Type 110 totalmente novo.

NSU Type 110

De volta à fábrica, os estagiários levaram cinco meses para restaurar o carro de corrida superalimentado. Eles removeram os para-lamas e as luzes, restaurando a carroceria, que em algum momento havia sido pintada de vermelho, ao seu branco de corrida original. Hoje, este NSU Type 6/60 PS é um dos carros mais antigos e raros da coleção histórica de veículos da Audi.

“NSU 6/60 Kompressor Rennwagen” (1926) at the Exhibition of historical vehicles in the Audi-Forum of the Audi AG in the City Neckarsulm/Germany

A cada mês, durante o ano do 150º aniversário da NSU, a Audi Tradition apresenta um modelo NSU diferente, incluindo clássicos da marca em duas e quatro rodas, protótipos e modelos únicos. Se você quiser se aprofundar na complexa história do produto da tradicional marca NSU, recomendamos o livro Audi Tradition Edition “NSU-Automobile. Typen – Technik – Modelle”, escrito por Klaus Arth e publicado pela Delius Klasing Verlag.

The NSU Type 6/60 PS is one of the oldest and rarest cars in Audi’s historical vehicle collection. It is shown here in winter.
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo