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Vestappen vence GP do Catar, enquanto dupla da McLaren completa pódio

Max Verstappen venceu no Catar, mas o destaque da corrida fica para a McLaren. Piastri teve uma boa reação na largada, enquanto Norris controu com uma excelente estratégia para escalar o pelotão e faturar o terceiro lugar

O domingo (08) do GP do Catar, foi marcado por várias ultrapassagens e trocas de posição, por conta da alternativa que a Pirelli e a FIA encontraram para prosseguir com a prova – determinando quantas voltas poderiam ser completadas com os compostos.

Max Verstappen que se sagrou tricampeão mundial no sábado, faturou a 49ª vitória da carreira neste domingo. Foi uma prova dominante do piloto da Red Bull, que só não liderou todas as voltas da corrida, por conta das trocas de pneus.

A McLaren é o destaque deste fim de semana, depois de tudo o que fizeram desde a sexta-feira. Oscar Piastri que venceu a Sprint, faturou a segunda posição com a equipe, depois de uma excelente largada. Lando Norris realizou uma escalada, contou com uma boa estratégia e pode faturar a terceira posição.

Essa corrida também é marcada pelo desgaste físico. Os três primeiros colocados estavam bem cansados, relatando que puderam dar tudo de si, por conta dessa escolha de determinar três paradas para a conclusão da prova.

George Russell depois de se envolver em um toque com Lewis Hamilton, conseguiu concluir a corrida na quarta posição, seguido por Charles Leclerc da Ferrari. Fernando Alonso foi o sexto colocado com a Aston Martin, tentando salvar alguns pontos para a equipe depois de um bom resultado para a McLaren.

Esteban Ocon foi o sétimo colocado com a Alpine, infelizmente Pierre Gasly não conseguiu pontos para a equipe, por conta das punições relacionadas aos limites de pista. Valtteri Bottas ficou com a oitava posição, seguido por Zhou Guanyu, marcando pontos para a Alfa Romeo com os dois carros. Sergio Pérez completou o top-10, depois de uma corrida complicada ao largar dos boxes. O piloto recebeu diversas punições por limites de pista, inclusive com a conclusão da prova.

A Fórmula 1 realiza uma pausa, retornando nos Estados Unidos em quinze dias, para dar início a uma rodada tripla.

Saiba como foi o GP do Catar

Antes da corrida ser realizada, a FIA comunicou as equipes sobre a situação dos pneus nesta prova em Losail. Basicamente a corrida será disputada em com três paradas, pois os competidores não podem exceder o máximo de 18 voltas em cada um dos jogos de pneus.

As equipes foram notificadas sobre quantas voltas restam para cada um dos jogos que eles ainda têm disponível para disputar a prova. A Sprint do sábado seria usada para verificar os compostos, mas por conta da ação do Safety Car, a corrida não teve uma sequência de voltas limpas que permitisse a Pirelli realizar a suas verificações.

Conforme a corrida será realizada, os diretores de prova serão notificados sobre os pneus, se uma equipe exceder o número máximo de 18 voltas, receberá uma bandeira preta e branca, sendo declarado que o competidor está guiando de forma insegura.

Como a corrida conta com 57 voltas, basicamente, os competidores vão realizar 3 paradas, mas em alguns casos, pode ser necessário quatro trocas para concluir a prova.

A corrida

Menos de uma hora para a largada, a Ferrari confirmou que Carlos Sainz não disputaria o GP do Catar. A equipe identificou um vazamento de combustível e como não encontraram uma forma de resolver o problema nos minutos que restavam até a prova, optaram por participar da prova com apenas um carro.

Sergio Pérez por sua vez, começou a prova do pit-lane. Após o incidente com Esteban Ocon e Nico Hülkenberg, a Red Bull precisou realizar várias trocas no carro de Pérez e aproveitaram o momento para fazer a alteração no motor.

Max Verstappen conquistou a pole na sexta-feira e desta forma o piloto ganhou o direito de começar a corrida da primeira posição, dividindo a primeira fila com George Russell.

Começaram a corrida com os pneus macios: Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Liam Lawson e Kevin Magnussen. De pneus duros estava apenas Pérez, enquanto o restante do pelotão optou pelos pneus duros. Alonso, Leclerc, Piastri, Bottas, Gasly, Ocon, Hülkenberg e Stroll estavam com pneus usados.

Largada autorizada, Verstappen manteve a liderança, enquanto tivemos uma disputa pelas primeiras posições. Lewis Hamilton que estava com os pneus macios, atacou o companheiro de equipe e eles se tocaram, pois não existia espaço para os três competidores – incluindo Verstappen – para concluir a primeira curva. George Russell despencou para o final do pelotão, se arrastando até os boxes.

O incidente prejudicava Hamilton que estava lutando pelo vice-campeonato com Pérez.

Oscar Piastri aproveitou a confusão que aconteceu a sua frente para assumir a segunda posição, depois de largar do sexto lugar. Fernando Alonso por sua vez, também obteve uma excelente largada para ficar com o terceiro lugar. Charles Leclerc era o quarto colocado. Valtteri Bottas entrou na zona de pontuação, ficando com o nono lugar.

Imediatamente o Safety Car entrou na pista.

Com quatro voltas, Bottas, Magnussen, Stroll e Lawson partiram para os boxes para substituir os pneus, os competidores apostavam logo nos pneus médios, com exceção de Lawson que usava os compostos duros. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Alonso, Leclerc, Ocon, Norris, Gasly, Tsunoda, Hülkenberg e Albon.

Com a relargada acontecendo após o encerramento da quarta volta, Verstappen manteve a primeira posição e disparou na ponta abrindo mais de 1s3 de vantagem para Piastri. O piloto da McLaren por sua vez, precisava ficar atento ao trabalho de Alonso.

Tsunoda duelava com Gasly pela sétima posição, mas alguns metros depois, foi a vez do piloto japonês ser ultrapassado por Nico Hülkenberg. Russell assumiu a décima terceira posição, por ganhar a posição de Pérez.

A corrida se tornou uma batalha estratégica por conta da quantidade de voltas que seriam completadas com cada um dos compostos. Após um erro de Alonso na sétima volta, Leclerc se aproximou do piloto da Aston Martin, enquanto Piastri ficava mais tranquilo no segundo lugar.

Russell seguia realizando a sua prova de recuperação, quando no décimo giro entrou na zona de pontuação, aproveitando que Tsunoda se encaminhou para os boxes.

A prova seguiu e mais alguns competidores realizavam as suas trocas de pneus com apenas 11 voltas, mas isso se dava, pois alguns pilotos largaram com pneus usados e não com compostos novos.

Piastri teve prioridade para realizar a sua parada na volta 13, o piloto da McLaren conseguiu retornar à frente de Alonso e Leclerc, mantendo as posições que eles estavam quando as trocas foram realizadas. Norris foi aos boxes no giro seguinte e foi devolvido com 1s3 de distância para o piloto da McLaren. Como Ocon tinha parado muito antes, o piloto da McLaren ganhou a posição do piloto da Alpine.

Durante a décima sexta volta, Norris ultrapassou Lawson para ocupar o décimo lugar e foi em perseguição de Leclerc. Na sequência, Magnussen também ganhou a posição de Lawson.

Quando Verstappen foi aos boxes na volta 18, Alexander Albon assumiu a liderança da prova momentaneamente. Piastri realizava a sua corrida, se encontrando com pilotos que não estavam no mesmo momento dos seus pneus.

Com dezenove voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Bottas, Alonso, Stroll, Norris, Leclerc, Ocon, Gasly e Russell. Norris encontrou espaço para ultrapassar Leclerc, enquanto Alonso atacou Bottas para retomar a terceira posição.

A corrida ficou um tanto robótica por conta dessas paradas obrigatórias, motivadas pelas paradas ditadas pelo tempo de vida útil de cada um dos compostos.

Aqueles pilotos que tinham parado durante a ação do Safety Car, recorreram aos boxes mais uma vez, após completar 17 voltas com os compostos. Russell por sua vez, seguia a escalada para recuperar algumas posições, desta forma, na vigésima terceira volta, Gasly foi ultrapassado pelo piloto da Mercedes.

Albon entrou na zona de pontuação na volta 24, pois Tsunoda tinha abandonado a disputa para substituir os seus compostos.

A prova seguiu e Piastri mais uma vez precisou entrar nos boxes, durante a volta 25.

No giro 28, Sergio Pérez foi punido por ter extravasado os limites de pista pela quarta vez. Após a troca de pneus de Norris, o piloto foi devolvido praticamente atrás de Piastri, superando Fernando Alonso.

Com 30 voltas e Verstappen se aproximando da próxima troca de pneus, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Pérez, Piastri, Albon, Zhou, Alonso, Bottas e Stroll.

O monegasco demorou para se livrar de Stroll, entrando na zona de pontuação apenas no giro 32. Pérez por sua vez foi chamado aos boxes na volta seguinte para cumprir a punição e continuar batalhando por pontos.

Alonso acabou perdendo o controle do carro, pela segunda vez nesta corrida e extravasou os limites de pista, para retornar ao traçado. O piloto espanhol retornou à frente de Leclerc, atrapalhando o monegasco. A forma como Alonso retornou ao traçado foi notado pelos comissários.

Piastri e Norris batalhavam pelo pódio, mas com 38 voltas, não precisavam se preocupar com uma possível aproximação de Russell ou em um conflito com Verstappen. O holandês liderava com mais de 6 segundos de vantagem.

Algumas batalhas aconteciam na pista, como Ocon duelando com Bottas pela sétima posição na volta 38. Neste momento da corrida, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Norris, Russell, Leclerc, Alonso, Ocon, Bottas, Gasly e Stroll.

Logan Sargeant começou relatar que estava passando mal para a equipe e com isso retornou aos boxes para abandonar a prova. Pérez por sua vez, recebeu mais uma punição de cinco segundos por continuar extravasando os limites de pista.

Na volta 44, Piastri foi chamado mais uma vez para os boxes, agora instalando os compostos duros para ir até o final da corrida. O australiano foi devolvido na quarta posição. Norris se dirigiu aos boxes para mais uma troca de pneus, sendo devolvido com 2s3 de distância para o companheiro de equipe.

Gasly, Albon também foram punidos com cinco segundo por extravasar os limites de pista.

Norris começou a negociar com a equipe para ultrapassar Piastri. O piloto britânico começou a tentar se aproximar do australiano.

Russell fez mais uma parada na volta 51, para instalar os pneus macios e tentar buscar a McLaren. No entanto, 16 segundos separavam o piloto da Mercedes de Lando Norris. Verstappen escolheu encerrar a corrida com os pneus médios.

Com o final da corrida se aproximando, Pérez, Gasly e Stroll batalhavam pelo novo lugar. O canadense também foi punido pelos limites de pista. O francês da Alpine perdeu a posição para Pérez, por conta do momento que a equipe solicitou para Gasly devolver a posição para Stroll.

No penúltimo giro, Gasly ultrapassou Pérez, pare retornar à zona de pontuação. A corrida foi encerrada com Verstappen na liderança, que venceu mais uma prova na Fórmula 1, acompanhado pela dupla da McLaren, com Piastri repetindo uma boa performance, enquanto Norris conseguiu escalar o grid depois de começar a corrida ocupando a décima posição.

Vestappen ainda obteve o ponto de volta mais rápida, com a marca de 1m21s319.

Com as punições aplicadas, Pérez retorna para a zona de ponuação, ficando com o nono lugar. Stroll e Gasly foram derrubados para a décima primeira e décima segunda posição, respectivamente.

Com o encerramento da corrida, Pérez recebeu mais uma punição por exceder os limites de pista, perdendo o nono lugar para Zhou Guanyu.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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