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Vestappen supera Hamilton na largada e fatura 44ª vitória da carreira

Max Verstappen faz corrida dominante na Hungria, Red Bull segue na ponta e emplaca 12 vitórias seguidas

Max Verstappen faturou a nona vitória da temporada 2023 e a 44ª da carreira. O piloto holandês está fazendo uma excelente campanha neste ano e tem aproveitado todas as oportunidades. Verstappen começou a corrida desse domingo (23) da segunda posição, mas após a primeira curva já era o líder. O piloto disparou na ponta, liderou toda a corrida e não perder em nenhum momento a liderança. Para completar o domínio, cruzou a linha de chegada com mais de 33 segundos de vantagem para Lando Norris.

A Red Bull terminou a temporada 2022 com vitória e agora emplaca a sua 12ª vitória seguida, 11 na campanha atual. O carro do time austríaco segue imbatível.

O piloto inglês da McLaren conquistou mais um pódio, excelente exibição desde que a McLaren iniciou o seu processo de atualização do MCL60. O time britânico esteve próximo de faturar uma dobradinha, mas a performance de Sergio Pérez impressionou. Norris celebra a segunda posição de forma merecida.

Sergio Pérez que começou a prova da terceira posição, obteve o terceiro lugar depois que a Red Bull escolheu marcar diretamente a McLaren de Oscar Piastri. O mexicano ultrapassou o australiano na pista e depois buscou Lewis Hamilton. Pérez tentou uma aproximação em Norris e por mais que os pilotos retardatários tenham atrapalhado um pouco o inglês, Pérez não conseguiu se aproximar o suficiente para estabelecer uma dobradinha com a Red Bull.

Lewis Hamilton de pole, terminou a corrida na quarta posição. O piloto da Mercedes não conseguiu manter a ponta e ainda foi surpreendido pela dupla da McLaren. No entanto, com a escolha da Mercedes do momento de realizar as paradas, Hamilton conseguiu realizar a ultrapassagem em Piastri e ainda foi buscar Pérez nas últimas voltas da prova, mas precisou se contentar com o quarto lugar.

Oscar Piastri mais uma vez bateu na trave do pódio, mas foi apenas o quinto colocado no encerramento da corrida. O australiano teve uma excelente reação na largada, faturou a segunda posição, mas quando as paradas nos boxes foram realizadas, o piloto da McLaren foi ultrapassado por Lando Norris. A prova seguiu e Piastri também perdeu as posições para Sergio Pérez e Lewis Hamilton. No duelo com o mexicano o carro da Red Bull falou mais alto, além do fato do time austríaco ter marcado a sua parada nos boxes.

A diferença de pneus e até mesmo a experiência de Hamilton contribuíram para o australiano ser surpreendido pelo piloto da Mercedes. A McLaren de qualquer fora deixa a Hungria com um excelente resultado, principalmente em um fim de semana que a dupla da Alpine abandonou a corrida ainda no início da prova.

George Russell realizou uma corrida de recuperação e ainda surpreendeu a Ferrari, faturando a sexta posição. O piloto britânico cruzou a linha de chegada na sétima posição, mas com a punição aplicada para Charles Leclerc, automaticamente o piloto da Mercedes herdou a posição.

Outro fim de semana que a Ferrari se atrapalha, não invertendo posições entre os companheiros de equipe, quando eles poderiam se ajudar. Charles Leclerc conseguiu recuperar a posição perdida para Sainz após o primeiro pit-stop. O monegasco foi punido com cinco segundos por excesso de velocidade nos pits. Carlos Sainz não se manteve próximo de Leclerc, dessa forma não foi beneficiado com a punição do monegasco, como aconteceu com Russell. Leclerc ficou com a sétima posição, enquanto Sainz foi o oitavo.

A dupla da Aston Martin tentou um resultado melhor na Hungria, mas segue lidando com um apagão, já que não mantiveram um fluxo de atualizações. Fernando Alonso foi o nono colocado, seguido por Lance Stroll que completou o Top-10.

Mesmo após o resultado da Alfa Romeo na classificação, os pilotos da equipe não fizeram uma boa largada. Zhou Guanyu ainda se envolveu em um incidente com Daniel Ricciardo e as duas Alpines, recebendo uma punição de cinco segundos – terminou a prova apenas na décima sexta posição. Bottas tentou retornar a zona de pontuação, mas ficou apenas com o décimo segundo lugar, terminando a prova atrás de Alexander Albon.

A Fórmula 1 já retorna na próxima semana para a realização da 12ª etapa, prova que será disputada na Bélgica.

Saiba como foi o GP da Hungria

Largando da primeira posição, está Lewis Hamilton que conquistou a pole neste sábado, superando Max Verstappen da Red Bull, além de Lando Norris que estava performando muito bem ao longo da atividade.

Hamilton, dono de 8 poles na Hungria, chegou à marca de 104 poles conquistadas na Fórmula 1.

Começaram com os pneus duros: Sergio Pérez e George Russell. Estavam com os pneus macios, Carlos Sainz, Lance Stroll, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda. O restante do pelotão iniciou a prova com os pneus médios.

Largada autorizada, Lewis Hamilton não manteve a ponta por muito tempo, pois instantes depois se tocou com Verstappen. Metros depois, Oscar Piastri tinha uma excelente reação para ocupar o segundo lugar, seguido por Lando Norris.

Charles Leclerc era o quinto colocado e com os pneus macios, Carlos Sainz teve uma excelente reação na largada, saltando para o sexto lugar. Zhou Guanyu e Valtteri Bottas não conseguiram manter o resultado da classificação. O piloto chinês ficou com a décima sexta posição, enquanto o finlandês era o décimo segundos.

Pierre Gasly seguiu para os boxes na segunda volta, abandonando a corrida após a asa traseira ficar danificada.

Outro piloto que teve uma boa reação foi Yuki Tsunoda, que já ocupava a décima primeira posição.

Na terceira volta foi a vez de Esteban Ocon se direcionar para os boxes, abandonando também a corrida. Os carros ficaram danificados, depois de um toque na largada. Zhou Guanyu perdeu várias posições depois da largada por conta da reação do seu carro no início da corrida. O piloto da Alfa Romeo tocou o carro de Daniel Ricciardo e o piloto da AlphaTauri acabou acertando a dupla da Alpine. Com a asa traseira danificada a dupla francesa não pode seguir na prova.

Com seis voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Norris, Hamilton, Leclerc, Sainz, Alonso, Pérez, Hülkenberg e Stroll. Alonso era atacado por Pérez mas por fazer um traçado defensivo, encontrava maneiras para se defender do adversário.

Verstappen liderava com tranquilidade, abrindo mais de 2s4 de vantagem para Piastri. Pérez concluiu a ultrapassagem em Alonso durante a oitava volta. Foi nesse momento que a direção de prova informava sobre a punição de cinco segundos para Zhou Guanyu por conta do incidente com Ricciardo e as Alpines no início da prova.

Alexander Albon foi o primeiro piloto a seguir para os boxes e substituir os pneus. O piloto da Williams foi enviado para a pista com compostos duros para fazer um stint maior.

Durante a décima volta, mergulharam para os boxes, Stroll, Tsunoda e Bottas. Por conta de um problema na parada de Tsunoda, o piloto foi devolvido para a pista atrás de Albon. Alonso na oitava posição era atacado por Hülkenberg e Russell tentava se aproximar dessa briga depois que vários competidores realizaram as suas paradas.

A temperatura era de 50°C na pista no momento que eles concluíam a décima terceira volta. No ambiente os termômetros estavam na casa de 29°C.

Os pilotos já tinham estabelecido certa distância para os adversários, tentando resfriar os seus equipamentos e conservar os pneus. Sergio Pérez tentava se aproximar de Carlos Sainz para obter a sexta posição, já que eram pneus macios contra pneus duros usados pelo mexicano.

Logan Sargeant fez a sua parada durante a décima quinta volta, como era o esperado, instalou os pneus duros. Kevin Magnussen entrou nos boxes na volta seguinte.

Por conta do uso dos pneus macios, Carlos Sainz desistiu de batalhar com Sergio Pérez e seguiu para os boxes, instalando o seu jogo de pneus duros. O espanhol retornou na décima primeira posição, separado por mais de 5 segundos de Daniel Ricciardo.

Após fazer uma volta em aceleração, foi a vez de Mercedes realizar a parada de Lewis Hamilton. Assim como a Haas com Nico Hülkenberg. O piloto inglês retornou na oitava posição.

Com 18 voltas, Norris e Leclerc fizeram as suas paradas. Verstappen, Piastri e Pérez estavam em pista aguardando a sua vez de fazer as substituições de pneus. A McLaren não demorou para trocar os pneus de Piastri, mas aconteceu o undercut na pista quando o piloto australiano retornava ao traçado. Desta forma Norris faturou a quarta posição.

Com 20 voltas os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Norris, Piastri, Russell, Hamilton, Sainz, Stroll e Leclerc. Verstappen tinha um gap de 21 segundos de vantagem para o companheiro de equipe, ambos ainda com os pneus que iniciaram a prova.

No giro seguinte, Leclerc concluiu a ultrapassagem em Stroll para ocupar a nona posição. Nesse momento Alonso se dirigiu aos boxes, mas ao retornar para o traçado era apenas o décimo primeiro colocado.

No giro 24, Verstappen seguiu para os boxes, o piloto holandês não perdeu a liderança da corrida em nenhum momento. Pérez era o segundo colocado, agora separados por cerca de 2s5. Norris estava apertando o ritmo tentando se aproximar de Pérez, para manter as posições quando o mexicano realizasse a sua troca de compostos.

Pérez foi até a volta 25 com os pneus duros, quando realizou a sua substituição de compostos, usando os pneus médios. O mexicano foi devolvido para o traçado na sétima posição, sendo atacado por Leclerc. Nesse momento da prova, Hamilton ultrapassou Russell, o outro piloto inglês ainda estava com os pneus do início da corrida.

Por conta dos pneus mais novos e do ritmo da Red Bull, Pérez foi se aproximando de Carlos Sainz. Não demorou muito para a ultrapassagem acontecer, Sainz foi atrapalhado por Russell, dessa forma o mexicano mergulhou para a sexta posição.

No giro 28, Pérez e Russell quase se tocaram, com o piloto da Mercedes tentando manter a posição, ainda que estivesse mais lento na pista. Instantes depois Russell foi para os boxes, substituindo os pneus duros, por compostos médios.

Nesse momento da corrida, Sainz era pressionado por Leclerc, com o monegasco fazendo a ativação do DRS para atacar o companheiro de equipe.

Com 30 voltas os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Hamilton, Pérez, Sainz, Leclerc, Alonso, Stroll e Bottas. Daniel Ricciardo foi chamado para os boxes uma segunda vez, agora para instalar os pneus médios, indicando que a sua corrida seria baseada em três paradas.

A partir da volta 30, os pilotos estavam iniciando a segunda troca de pneus. No giro 35, Stroll e Sargeant foram pilotos que precisaram fazer as suas paradas. Russell e ultrapassou Bottas para assumir a nona posição e retornar ao Top-10.

Durante a volta 40, Pérez atacava Hamilton de forma mais direta. Atrás do mexicano, Sainz era o sexto colocado, enquanto Leclerc ocupava a sétima posição, com mais de dois segundos separando o monegasco do companheiro de equipe, já que precisou recuar nesse duelo para poupar equipamento e principalmente pneus.

O mexicano da Red Bull tentou atacar Hamilton, mas precisou abandonar a disputa para marcar Piastri nos boxes. O piloto australiano, assim como Pérez instalaram os pneus médios. O piloto da McLaren foi devolvido na sexta posição, mas na sequência ele ocupou o quinto lugar por conta da parada de Leclerc. Alonso também foi para os boxes na volta 44.

Os ponteiros começaram a fazer as suas paradas, Norris e Sainz também realizaram as suas trocas. O espanhol foi devolvido atrás de Leclerc, separado por mais de 4 segundos do monegasco – retornando a ordem que eles ocupavam no início da prova.

Lewis Hamilton assumiu a segunda posição com a troca de pneus da McLaren. Pérez usou o DRS e de forma efetiva para ultrapassar Piastri. O piloto da McLaren tentou se defender. Na sequência a direção de prova notou o incidente de Pérez com Piastri, mas que rapidamente decidiram que não precisava de nenhum tipo de investigação.

Charles Leclerc foi punido com cinco segundos por ter excedido a velocidade no pit-lane.

Na volta 50, Hamilton fez a sua troca de pneus, retornando atrás de Piastri. Verstappen seguia com os seus pneus duros comandando a corrida, mas a Red Bull optou por realizar a sua segunda troca de pneus na volta 52.

Ao longo de toda a corrida, Bottas estava se esforçando para faturar pontos com a Alfa Romeo, mas o duelo no grid intermediário era bem complicado.

Durante a volta 57, Piastri foi ultrapassado por Hamilton, não conseguindo apresentar nenhuma resistência, principalmente por conta da diferença dos pneus médios, já que os compostos instalados no carro do inglês eram mais novos.

Norris perdeu certo tempo atrás de Tsunoda, já que o piloto não dava passagem para o piloto da McLaren. Com isso, Pérez conseguiu reduzir a distância para o piloto da McLaren, buscando essa dobradinha para a Red Bull na Hungria. O tráfego intenso chamava a atenção nesse final da prova.

Durante a volta 64, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Pérez, Hamilton, Piastri, Leclerc, Sainz, Russell, Alonso e Stroll. Russell se aproximou de Sainz, buscando a sétima posição. O piloto da Mercedes foi acionando o DRS para concluir a ultrapassagem. Novamente a diferença dos pneus contou, além disso, o piloto britânico tinha feito uma corrida de recuperação.

Russell conseguiu ficar à baixo de cinco segundos, para faturar o sexto lugar de Leclerc, já que o piloto monegasco tinha uma punição de cinco segundos em seu nome.

Hamilton foi se aproximando de Pérez, já que o piloto não conseguiu obter a segunda posição. Sargeant cometeu um erro e rodou no traçado, mas conseguiu retornar para a pista. Na sequência o piloto foi para os boxes para abandonar a corrida.

Max Verstappen venceu o GP da Hungria, sem grande esforço, com mais de 33 segundos de diferença para Norris. Sergio Pérez obteve a terceira posição do pódio, com Hamilton se contentando com a quarta posição, após começar a corrida da pole. Piastri ficou com a quinta posição. Após a punição aplicada para Leclerc, Russell assumiu a sexta posição.

No retorno de Daniel Ricciardo ao grid da Fórmula 1, o australiano termina a prova à frente de Yuki Tsunoda. Inicialmente parecia que vários pilotos do final do pelotão trabalhariam com três paradas, mas mesmo imprimindo um ritmo lento na pita, optaram por não fazer mais uma troca de pneus, Ricciardo foi o décimo terceiro colocado.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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