AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Verstappen realiza ultrapassagens decisivas e vence prova Sprint na China

Mesmo com alguma dificuldade no começo da corrida, Verstappen conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada com mais de 13 segundos de vantagem para Hamilton

Max Verstappen venceu a prova Sprint neste sábado (20), o holandês realizou as ultrapassagens que eram necessárias para cruzar a linha de chegada na primeira posição.

No começo da corrida o holandês sofreu um pouco com o carro, por conta da bateria, mas quando o problema foi resolvido, os adversários da Red Bull não tiveram mais chance. Verstappen venceu com 13 segundos de vantagem para o segundo colocado.

Lewis Hamilton batalhou com Lando Norris na largada e se deu melhor. O piloto da Mercedes liderou algumas voltas da corrida, mas com a aproximação de Verstappen, foi impossível batalhar pela primeira posição com o carro que o time alemão conta.

Sergio Pérez se aproveitou da forma como Fernando Alonso atrapalhou Carlos Sainz para fazer uma ultrapassagem decisiva para faturar a terceira posição. A performance do mexicano não foi a melhor de todas, pois ficou muito tempo preso atrás dos adversários, mas a reação no duelo com Sainz e Alonso trouxe um bom resultado.

Charles Leclerc fechou a Sprint ocupando a quarta posição, o monegasco também foi beneficiado com a manobra de Alonso e pode saltar ao quarto lugar, derrotando inclusive Sainz. O espanhol acabou com o carro danificado e ficou apenas com a quinta posição. Fernando Alonso por sua vez, acabou com um pneu furado e abandonou a corrida.

Lando Norris que tinha faturado a pole, cometeu um erro depois da largada no duelo com Lewis Hamilton, o piloto da McLaren perdeu muito terreno e obteve apenas o sexto lugar. Oscar Piastri ficou extremamente apagado nesta corrida, mas conseguiu o sétimo lugar

Contanto com os pneus macios, George Russell escalou o pelotão e conquistou o último ponto em jogo desta prova Sprint.

Zhou Guanyu não conseguiu pontos, mas concluiu a corrida ocupando a nona posição. O piloto da Sauber representou a equipe no Top-10, depois que Valtteri Bottas não fez uma largada como era o esperado.

Kevin Magnussen foi o décimo colocado com o carro da Haas.

A batalha protagonizada por Alonso, Sainz, Pérez e Leclerc no final da corrida, conseguiu dar uma movimentada na corrida, mas por conta do asfalto e da cautela dos pilotos, a Sprint não foi tão movimentada como poderia ser.

A primeira fase da Fórmula 1 na China foi concluída. A Fórmula 1 retorna às 4 h (pelo horário de Brasília) para a realização da segunda classificação do fim de semana, definindo o grid de largada para a Corrida Principal do domingo.

Saiba como foi a Sprint do GP da China

Os times se preparavam para a disputa da prova Sprint em Xangai, Lando Norris faturou a pole na sexta-feira, após derrotar Lewis Hamilton.

Fazia um dia frio quando os pilotos foram liberados para a pista e todos estavam atentos com a possibilidade da chuva, já que choveu no dia anterior durante a classificação. A pista também mudou, dada as chuvas que aconteceram de madrugada.

No traçado a temperatura era de 28°C, com 20°C no ambiente.

O piloto da casa, Zhou Guanyu conseguiu a décima posição para a largada. Os dois carros da Sauber foram bem na sessão classificatória, chegando ao Q3. O grid ficou um tanto embaralhado dada as condições climáticas enfrentadas ao longo da atividade.

Apenas George Russell começou a corrida com os pneus macios, lembrando que é uma prova sem parada obrigatória. O restante do pelotão estava com os pneus médios. Lando Norris, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Yuki Tsunoda usavam os pneus médios novos, o restante apostava em pneus médios usados.

Largada autorizada, Lewis Hamilton realizou uma boa largada e rapidamente os pilotos dividiram a segunda curva, com o piloto da McLaren perdendo o controle do carro e extravasando os limites de pista. Hamilton saltou para a ponta.

Fernando Alonso então assumiu a segunda posição, seguido por Max Verstappen, Carlos Sainz e Sergio Pérez. Valtteri Bottas perdeu posições depois da largada, caindo para a décima primeira posição.

Na sequência Sainz pressionava Verstappen pela terceira posição, o piloto da Red Bull encontrava meios para tentar se defender dos ataques do piloto da Ferrari.

Durante o terceiro giro, os dez primeiros eram: Hamilton, Alonso, Verstappen, Sainz, Pérez, Leclerc, Norris, Piastri, Zhou e Magnussen. Bottas estava se defendo de George Russell que tentava avançar pelo pelotão, mas ainda não conseguia tirar o melhor desempenho de pneus macios.

Verstappen reclamava da bateria do carro, enquanto sofria pressão de Sainz. No quarto giro, Russell saltou para a décima primeira posição, depois de mais uma batalha intensa com Kevin Magnussen.

Os pilotos estavam presos no trenzinho do DRS, desta forma as batalhas ficavam limitadas.

No sétimo giro, Verstappen concluiu a ultrapassagem em Alonso para faturar a segunda posição. O holandês tinha 1s8 de distância para Hamilton.

 

Foi na décima volta que Verstappen assumiu a liderança com a ultrapassagem em Hamilton. O competidor a Mercedes acabou cometendo um pequeno erro. Os pilotos não tiveram como se defender dos ataques do piloto holandês. Após assumir a ponta, o piloto da Red Bull rapidamente abriu 1s5 de vantagem para o então segundo colocado.

Alonso segurava Sainz, Pérez e Norris no duelo que estava valendo a décima posição. O piloto da Ferrari fazia um traçado defensivo, evitando uma ultrapassagem do piloto mexicano.

Restando cinco voltas para o final, acontecia uma movimentação no final do pelotão, com Ricciardo lutando pela décima segunda posição com Valtteri Bottas. Stroll e Ocon estava duelando pela décima quarta posição.

Na volta 16 Sainz tinha realizado a ultrapassagem em Alonso, mas os pilotos seguiram no duelo e pela escolha de Alonso, Pérez concluiu a ultrapassagem nos dois competidores.

Alonso perdeu performance completamente e seguiu para os boxes na volta 17 por conta de um pneu furado. Na pista Leclerc e Sainz brigavam pela décima quarta posição, o carro do piloto espanhol estava danificado após o toque com Alonso e o monegasco se beneficiou.

Com uma volta para o final da corrida, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Pérez, Leclerc, Sainz, Norris, Piastri, Russell, Zhou e Magnussen.

Alonso abandonou a corrida para que o time iniciasse os reparos, se preparando para a nova classificação e corrida do fim de semana.

Max Verstappen venceu a prova Sprint com mais de dez segundos de vantagem para Hamilton. Pérez concluiu a corrida ocupando a terceira posição.

Sainz se defendeu até onde foi possível para ficar com a quinta posição, enquanto Norris precisou se contentar com a sexta posição.

Zhou finalizou a corrida ocupando a nona posição, mas apenas os oito primeiros colocados pontuam nesta prova.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo