ColunistasFórmula 1Post

Verstappen começa último final de semana da Fórmula 1 na liderança

O TL1 em Abu Dhabi marca o início do último final de semana de 2021 com a Fórmula 1. Max Verstappen fechou a sessão na liderança, anotando 1m25s009, nesta atividade os times deram certa atenção a utilização dos pneus macios, fazendo algumas voltas rápidas enquanto tentavam compreender as mudanças realizadas no circuito.

A realidade é que nesta primeira atividade Lewis Hamilton e Verstappen estavam se alternando na primeira posição, mas nos últimos minutos Valtteri Bottas superou o companheiro de equipe para assumir o segundo lugar, cravando 1m25s205. Portanto, Hamilton ficou com a terceira posição, separado por 0s346.

O grid ainda segue bem misturado e com os times demonstrando que tem potencial para melhorar o seu desempenho nas próximas sessões do final de semana.

Sergio Pérez também entrou na disputa pela terceira posição, mas ela era travada com Bottas. A AlphaTauri mais uma vez estava entre os dez primeiros chamando a atenção, Yuki Tsunoda ficou com o quinto lugar, enquanto Pierre Gasly foi o sétimo. Fernando Alonso beliscou a primeira posição, mas completou a atividade no sexto lugar.

A dupla da Ferrari fez um trabalho de ir avançando no grid aos poucos, começaram apagados, mas Charles Leclerc foi o oitavo colocado, seguido por Carlos Sainz, enquanto Sebastian Vettel foi o décimo.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2, no mesmo horário que a classificação e corrida estão programados para acontecer no sábado e domingo.

Saiba como foi o TL1 em Abu Dhabi

A primeira atividade do fim de semana aconteceu ainda com a luz, as temperaturas na pista estavam na casa dos 39°C, com 27°C no ambiente.

Charles Leclerc puxou a saída dos boxes, em seu carro era possível ver uma grade de aferição aerodinâmica localizada na parte traseira, posicionada após o pneu. O monegasco se encontrou com Antonio Giovinazzi e Max Verstappen. Leclerc retornou aos boxes antes de completar a volta rápida.

Os times estavam completando as suas voltas, dando mais preferência aos pneus macios neste início. Hamilton rapidamente assumiu a liderança anotando 1m27s148, seguido por Pierre Gasly. Jack Aitken foi escolhido pela Williams para fazer o TL1, o piloto estava no carro de George Russell.

Kimi Raikkonen e a dupla da Haas, eram os únicos com os pneus médios neste início da sessão. O finlandês da Alfa Romeo ocupava a décima posição com 1m28s328, enquanto Giovinazzi estava colado em seu companheiro de equipe depois de anotar 1m28s379 com os pneus duros.

Já era possível observar tempos deletados, pois os pilotos extravasavam os limites da curva 16, realmente passando pelo limite da curva. Os pilotos estavam tentando compreender as mudanças realizadas no circuito, portanto ainda cometiam alguns erros pelo circuito.

LEIA MAIS: Preview de Abu Dhabi – O embate final entre Verstappen e Hamilton

Após dez minutos de atividade Fernando Alonso superou Hamilton e Verstappen para assumir a liderança da sessão anotando 1m26s271.

Com 20 minutos de atividade e uma breve pausa nos boxes para alguns pilotos, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Bottas, Alonso, Ocon, Pérez, Gasly, Ricciardo, Norris e Stroll. O holandês tinha 1m25s602, superando o inglês por 0s218.

Os pilotos estavam dando atenção as voltas rápidas, portanto as posições se alternavam. A dupla da Ferrari estava ocupando a décima terceira posição com Carlos Sainz, enquanto Charles Leclerc era o décimo quarto colocado, seguidos de perto por Giovinazzi e Raikkonen.

Depois de meia hora de atividade Raikkonen perdeu a traseira do carro, escorregando na curva 9, os pneus dianteiros médios usados pelo finlandês ficaram danificados.

Os tempos seguiram abaixando, Verstappen cravou 1m25s300, enquanto Hamilton tinha 1m25s355. Pérez e Bottas se alternavam na terceira posição.

Alguns pilotos estavam retornando ao circuito com novos pneus macios instalados, portanto os tempos tinham potencial para melhorar ainda mais. Verstappen cravou 1m25s009, permanecendo na primeira posição. Leclerc também melhorou a sua marca para 1m26s415, mas ainda estava fora do top-10 pois ocupava a décima primeira posição.

O ponto em Abu Dhabi, além de compreender as modificações que foram feitas, os times também precisavam encontrar o acerto ideal, portanto era possível observar os times trabalhando os ajustes dos seus carros.

Bottas melhorou a sua volta próximo dos últimos quinze minutos de atividade, o finlandês saltou para a segunda posição anotando 1m25s205, com Hamilton no terceiro lugar cravando 1m25s355. Tsunoda chamava a atenção por ocupar o quarto lugar com a AlphaTauri, enquanto Gasly era o sétimo colocado.

Próximo ao encerramento da sessão, alguns pilotos também aproveitaram para fazer algumas voltas em modo de simulação de corrida.  

Após a bandeirada indicando o final da atividade, foi possível ver vários pilotos testando a largada posicionados na reta principal. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo