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Verstappen brilha no México e vence mais uma prova em 2023, enquanto Pérez abandona na primeira volta

Verstappen saltou para a ponta ainda na largada, depois foi uma questão de dominar a corrida para faturar mais uma vitória. Pérez se mostrou muito otimista na largada e estragou a oportunidade de ter um bom resultado correndo em casa

O GP do México disputado neste domingo (29) contou com a 51ª vitória de Max Verstappen, o piloto holandês teve mais uma corrida dominante nesta temporada 2023. Poucos metros depois da largada, Verstappen tinha assumido a liderança com a ultrapassagem realizada em Charles Leclerc.

O único momento que o holandês não esteve na ponta, foi na primeira rodada de pit-stops. Verstappen foi o primeiro entre os ponteiros a realizar a parada obrigatória. Mesmo após o período de bandeira vermelha, Verstappen continuou realizando uma prova dominante. O piloto cruzou a linha de chegada com mais de 13 segundos de vantagem para o segundo colocado.

Lewis Hamilton faturou a segunda posição no GP do México, depois de ter começado a prova ocupando a sexta posição. O inglês fez um trabalho de escalada, travou duelos importantes e precisou derrotar a Ferrari para obter esse segundo lugar. O resultado foi excelente para Hamilton, principalmente em uma corrida que resultou no abandono de Sergio Pérez. A batalha pela vice-liderança do campeonato segue viva para São Paulo. Lewis Hamilton ainda faturou o ponto da volta mais rápida, registrando 1m21s334 em seu último giro no traçado.

Depois de conquistar mais uma pole, Charles Leclerc concluiu a corrida sem obter uma vitória, mas salvou o pódio para a Ferrari com a terceira posição. Carlos Sainz não conseguiu estar tão perto do companheiro de equipe, mas faturou a quarta posição.

Lando Norris fez uma grande corrida, o piloto que não realizou uma classificação satisfatória, mas foi remando para conseguir terminar entre os dez primeiros. Na primeira metade da prova, a performance de Norris não era tão boa e não gerou um otimismo muito grande pois o piloto estava efrentando certa dificuldade para realizar ultrapassagens, mas depois da bandeira vermelha, as coisas mudaram para o piloto britânico.

Na pista, Norris buscou a zona de pontuação, fez a ultrapassagem em Oscar Piastri e seguiu para atacar Daniel Ricciardo, o britânico ainda superou George Russell nos últimos giros, para comemorar esse quinto lugar.

George Russell tentou superar Carlos Sainz, mas o piloto espanhol mostrou mais uma vez o quanto consegue dificultar uma ultrapassagem aplicando toda a habilidade na defesa de posição.

Daniel Ricciardo que realizou uma boa classificação, a melhor desde o seu retorno, faturou o sétimo lugar com a AlphaTauri. O time italiano merece o destaque neste fim de semana, pois se não fosse o erro de Yuki Tsunoda no duelo com Oscar Piastri, os dois carros provavelmente teriam terminado na zona de pontuação.

O australiano da McLaren salvou a oitava posição. A corrida para Piastri aconteceu de forma inversa quando comparada com Norris. Piastri perdeu rendimento depois da bandeira vermelha e foi superado na pista.

Alexander Albon que tinha se destacado nos treinos livres, faturou a nona posição com a Williams, seguido por Esteban Ocon da Alpine. O piloto francês participou de um duelo com Nico Hülkenberg pelo último ponto em jogo neste fim de semana.

Sergio Pérez destruiu as suas chances de ter um bom resultado correndo em casa, o piloto teve uma largada melhor que a dupla da Ferrari, mas por conta da afobação, tocou em Charles Leclerc na primeira curva. O carro ficou com a lateral completamente danificada, forçando o mexicano a abandonar a corrida. O mexicano assumiu o risco naquela batalha e acabou pagando muito alto, era uma questão de tentar administrar e pensar no duelo pela vice-liderança do Campeonato.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana em São Paulo, para a conclusão da rodada tripla que teve início nos Estados Unidos.

Saiba como foi o GP do México

O GP do México deste fim de semana contava com a dupla da Ferrari dominando a primeira fila. Charles Leclerc conquistou a pole, seguido por Carlos Sainz, os pilotos da equipe italiana encontraram um ritmo surpreendente no Q3 para obter o resultado. Max Verstappen precisou se contentar com a terceira posição, depois de ter dominado todo o fim de semana.

A Aston Martin realizou mudanças no carro de Lance Stroll, forçando o piloto a começar pelo segundo fim de semana consecutivo do pit-lane. Nos Estados Unidos a equipe precisou trocar as congiruações do carro, usando uma versão otimizada, para melhorar o ritmo do piloto. Na ocasião o canadense terminou na zona de pontuação, enquanto Fernando Alonso não completou a prova.

Grid do GP do México – Foto: reprodução FIA

Todos estão de olho no que Sergio Pérez conseguirá nesta prova, correndo em casa é esperado que o piloto consiga um bom resultado, mesmo não realizando uma classificação espetacular. Pérez se classificou na quinta posição com o segundo carro da Red Bull.

Lando Norris optou por começar a prova com os pneus macios. Alexander Albon e Esteban Ocon usavam os pneus duros. O restante do pelotão optou pelos compostos médios. Fernndo Alonso e Lance Stroll usavam compostos médios usados, diferente dos pneus novos que estavam disponíveis aos outros competidores.

Na pista a temperatura estava na casa dos 48°C, sendo uma preocupação para os compostos.

Largada autorizada, Charles Leclerc duelou pela primeira posição com Max Verstappen, rapidamente o piloto da Red Bull estava na ponta. Sergio Pérez largou com muita potência, duelou com o monegasco e acabou espremendo o piloto da Ferrari. Com o toque entre Pérez e Leclerc, o mexicano caiu para o final do pelotão. O carro do monegasco ficou com a asa avariada.

No segundo giro os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Ricciardo, Hamilton, Piastri, Russell, Hülkenberg, Gasly e Zhou. Pérez seguiu para os boxes em busca de reparo, para precisou abandonar na sequência, pois o seu carro estava completamente avariado, o sidepode fora danificado ao ser acertado por Leclerc.

A corrida seguiu, o pedaço do carro de Leclerc se soltou, provocando um virtual Saferty Car na quinta volta. Stroll tinha ultrapassado Ocon anteriormente, para ocupar a décima oitava posição. Destaque para Yuki Tsunoda que já era o décimo quarto colocado. Lando Norris ficou com o décimo quinto lugar.

Com a peça removida da pista, o ritmo normal da prova foi retomado.

No oitavo giro, Hamilton foi intensificando o duelo com Daniel Ricciardo pela quarta posição. Pierre Gasly estava em duelo com Nico Hülkenberg, enquanto Yuki Tsunoda, atacava Kevin Magnussen pela décima terceira posição. O piloto japonês até tinha realizado a ultrapassagem mas o dinamarquês retomou o seu lugar em pista. Norris por sua vez, se mantinha preso atras de Tsunoda.

O DRS no México não é tão efetivo como em outras pistas, por conta do ar rarefeito.

Durante a volta 11, Verstappen tinha mais de 2s5 de vantagem para Leclerc, praticamente essa era a mesma distância do monegasco para Sainz. Foi neste momento que Hamilton assumiu a quarta posição ultrapassando Daniel Ricciardo. Oscar Piastri seguia a sua defesa de posição, por conta dos ataques de George Russell.

No giro 12, Lando Norris realizou a sua para obrigatória, para instalar os pneus duros. Stroll por sua vez realizou a ultrapassagem no companheiro de equipe, para ocupar o décimo quinto lugar.

Com 15 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Hamilton, Ricciardo, Piastri, Russell, Hülkenberg, Gasly e Albon. O piloto da Williams entrou na zona de pontuação com a ultrapassagem realizada em Zhou Guanyu. No entanto, o piloto da Alfa Romeo se mantinha na zona de ativação do DRS para perseguir o adversário.

Durante a volta 16, Hamilton já tinha o direito de acionar o DRS para atacar Sainz. Gasly investia no duelo com Hülkenberg, ainda valendo a sétima posição.

Após reclamar dos seus pneus, Verstappen seguiu para os boxes na volta 20. Leclerc assumiu a liderança. Sainz começou a se defender de forma mais dura de Hamilton. No giro seguinte, Verstappen concluiu a ultrapassagem em Russell.

Na volta 23, Norris assumiu a décima quarta posição, realizando a ultrapassagem em Alonso. Os pneus duros se mostravam uma opção complicada, pois começavam a ficar arrepiados nas primeiras voltas. Os competidores que estavam com o composto duro, não estavam rendendo tanto, porém, o uso deles precisava ser combinado com os pneus médios, para completar mais giros na pista.

Lewis Hamilton foi chamado aos boxes na volta 25, o inglês foi devolvido na sétima posição. Verstappen já era o terceiro colocado após ultrapassar Ricciardo. Alonso se tornou uma chicane na pista, com um rendimento bem ruim.

As paradas eram realizadas, movimentando o grid, mas a dupla da Ferrari persistia nas primeiras posições.

Com 29 voltas, Verstappen ultrapassou Sainz. O piloto holandês tinha 7 segundos de distância para Leclerc. Russell conseguiu se livrar de Alexander Albon, depois do piloto da Mercedes permanecer por duas voltas atrás do piloto da Williams.

Ricciardo seguia realizando uma boa corrida, depois de instalar os compostos duros o competidor se manteve na quinta posição. Sainz fez a sua parada obrigatória no giro 31 e conseguiu ser devolvido à frente do australiano.

Depois que a Ferrari concluiu a parada de Sainz, Leclerc foi chamado para o pit na volta 32. O monegasco era o vice-líder da prova, conseguindo se manter à frente de Hamilton. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Hamilton, Sainz, Ricciardo, Piastri, Russell, Norris, Albon e Tsunoda.

Na volta 33, Kevin Magnussen estampou o muro na curva 8, depois de ter perdido o controle do carro. O dinamarquês rodou na pista após atacar a zebra e foi direto para a barreira de contenção. Os frios do lado esquerdo começaram a originar um incêndio no seu carro.

Por conta deste incidente e dos danos na barreira, além da dificuldade para remover o carro de Magnussen da pista, a prova foi encaminhada para a bandeira vermelha.

Antes da prova ser paralisada, Hamilton, Norris e Albon foram aos boxes para substituir os pneus. O grid estava desta forma: Verstappen, Leclerc, Hamilton, Sainz, Ricciardo, Piastri, Russell, Tsunoda, Hülkenberg, Norris, Gasly, Albon, Zhou, Ocon, Sargeant, Bottas, Stroll e Alonso. 

A bandeira vermelha possibilitou as equipes a repararem os carros e realizar a troca dos pneus dos competidores, colocando todos em igualdade para o restante da prova.

Os competidores foram encaminhados para o traçado atrás do Safety Car para uma volta de apresentação. Depois os pilotos alinharam no grid para uma nova largada parada.

Neste novo começo, Hamilton, Piastri, Russell, Hülk, Norris, Albon, Ocon e Sargeant apostaram nos pneus médios, o restante do pelotão estava com pneus duros.

Com a nova largada autorizada, Verstappen manteve a liderança. Leclerc conseguiu defender a sua segunda posição depois de um ataque de Hamilton. No meio do pelotão um duelo acontecia, Russell saltou para a quinta posição, seguido por Ricciardo. Piastri por sua vez caiu para o sétimo lugar. Norris perdeu espaço no grid e foi parar na décima quarta posição.

Por conta desta nova largada, os competidores se enfrentavam dada a proximidade do grid. O DRS foi liberado mais uma vez no giro 38, dando a possibilidade para os competidores atacarem ainda mais os adversários.

No giro seguinte, Piastri intensificou o seu duelo com Tsunoda. Basicamente essa segunda prova no México não foi boa para Oscar Piastri – que perdeu o que tinha conquistado. Na volta 40, Hamilton colocou os pneus na grama, enquanto atacava Charles Leclerc e pode faturar o segundo lugar. Para o inglês o resultado era bem-vindo, principalmente após o abandono no Catar e a desclassificação nos Estados Unidos.

Com 45 voltas, Verstappen tinha 4s8 de vantagem para Hamilton, enquanto o inglês contava com 3s5 de vantagem para Leclerc. A Ferrari esperava que o pneu de Leclerc fosse uma opção melhor para o final da prova.

No giro 47, Norris entrou na zona de pontuação depois de ultrapassar o piloto da Haas. Dois giros depois Alonso abandonou a prova, pois o seu carro não estava entregando nada. Tsunoda acabou jogando a corrida fora ao se envolver em um toque com Piastri. Na sequência, Norris concluiu a ultrapassagem em Albon assumindo a oitava posição.

Com a prova no giro 50, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Leclerc, Sainz, Russell, Ricciardo, Piastri, Norris, Albon e Hülkenberg.

Nas próximas voltas, Norris tentava se aproximar do companheiro de equipe. A dupla da Alpine tentava salvar um ponto para o time. Tsunoda remava no final do pelotão, depois de ter desperdiçado a melhor chance da AlphaTauri no ano de pontuar com os dois carros.

Depois de cometer um erro na volta 56, Piastri deu passagem para Norris. O piloto britânico da McLaren estava tentando buscar Riccardo para melhorar a pontuação da equipe durante a prova no México.

Norris teve uma segunda metade de prova melhor, o competidor conseguiu realizar a ultrapassagem em Ricciardo, para assumir o sexto lugar com a McLaren.

Nas últimas voltas da prova, Hülkenberg, Ocon, Gasly e Bottas duelavam pelo último ponto disponível na tabela. O piloto da Haas estava há diversas voltas fazendo o possível para salvar este resultado para a equipe norte-americana, principalmente em um fim de semana que a AlphaTauri tinha um desempenho melhor.

Foi apenas no giro 67, que Ocon conseguiu um espaço para ultrapassagem em Hülk. Gasly também aproveitou a chance para mergulhar e obter a décima segunda posição.

Na volta seguinte, Norris ultrapassou Russell para ficar com a quinta posição. Stroll por sua vez seguiu aos boxes para abandonar a prova, depois de um toque com Valtteri Bottas.

Verstappen cruzou a linha de chegada com 13 segundos de vantagem para Hamilton. Leclerc completou o pódio. O piloto da Mercedes registrou a melhor volta, anotando 1m21s334, levando para casa mais um ponto da volta rápida.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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