ColunistasDestaquesPostStock Car
Tendência

Stock Car sente a perda de Wilson Fittipaldi Júnior, um ícone do automobilismo brasileiro

Wilson Fittipaldi Júnior deixa um legado inigualável para o esporte a motor nacional

Hoje, o automobilismo brasileiro está de luto. Aos 80 anos, faleceu Wilson Fittipaldi Júnior, uma figura ímpar que deixou uma marca indelével na história das corridas no Brasil. Conhecido carinhosamente como “Tigrão” nos autódromos, Fittipaldi não era apenas um piloto espetacular, mas também um engenheiro de genialidade inquestionável.

Ídolo de gerações de pilotos: Wilsinho comemora um de seus 20 pódios na Stock
Crédito: Sergio Sanderson

Neste momento de despedida, foram prestados várias homenagens e agradecimentos a este grande homem, leia abaixo a nota de pesar do Fernando Julianelli, CEO da Vicar e da Stock Car Pro Series.

O esporte brasileiro perdeu hoje, aos 80 anos, Wilson Fittipaldi Júnior, um piloto espetacular e engenheiro igualmente genial. É até difícil expressar sua importância para o nosso automobilismo. No fundo, o Tigrão, como era conhecido nos autódromos, sempre teve a alma inquieta de um piloto que busca sem cessar a própria superação. Mas, para quem compartilhou de sua trajetória, era fácil enxergar o entusiasta e empreendedor que elevou a essência do automobilismo ao patamar da arte.
Com sua energia criativa, ousadia e um conhecimento enciclopédico do esporte, Wilsinho não apenas construiu carros: suas iniciativas inspiraram milhares de novos adeptos, ajudando a fazer do nosso país um dos centros mundiais do esporte.
Wilsinho disputou três temporadas na Stock Car, conquistando vitórias e o vice-campeonato de 1991. Foi uma presença gigante, magnética: nossos pilotos viveram a situação fantástica de competir ao lado de um de seus grandes ídolos. Somos todos fãs. E continuaremos a ser. Obrigado, Tigrão.

Fernando Julianelli, CEO, Vicar, Stock Car Pro Series

Perfil do Wilsinho “Tigrão”:

WILSON FITTIPALDI JÚNIOR

Nascido em 25 de dezembro de 1943 em São Paulo (SP). Wilson se foi nesta sexta-feira (23 de dezembro), aos 80 anos, filho de jornalista especializado Wilson ‘Barão’ Fittipaldi e Josefa ‘Juzy’ Wojciechowska, irmão mais velho de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, Pai do ex-piloto de Fórmula 1, F-Indy e Stock Car, Christian Fittipaldi, construtor do primeiro kart no Brasil, idealizador da primeira equipe do Mundial de Fórmula 1 baseada fora da Europa, pela Copersucar-Fittipaldi, ou apenas Fittipaldi, correram pilotos que tornaram-se lendas do automobilismo brasileiro, como o próprio Emerson e também Ingo Hoffmann e Chico Serra

Fórmula 1

Corridas disputadas: 35 (entre 1972 e 1975)
Melhor resultado: 5º lugar no GP da Alemanha de 1973
Líder do projeto da Copersucar-Fittipaldi, única equipe brasileira a correr no Mundial de Fórmula 1, com estreia no GP da Argentina de 1975.

Stock Car

Corridas disputadas: 50
Melhor resultado: vice-campeão em 1991
Vitórias: 2 (Curitiba, 1991; Jacarepaguá, 1995)
Pódios: 20
Poles: 1
Voltas mais rápidas: 4

Em família: o jovem Christian brinca com o pai durante etapa da Stock Car
Crédito: Sergio Sanderson

Obrigado, Tigrão, por tudo que você fez pelo automobilismo brasileiro. Descanse em paz.

Wilson (primeiro à dir.) com a equipe Action Power de Stock Car e F-Chevrolet
Crédito: Sergio Sanderson
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo