ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Richard Verschoor encerra na liderança primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

A Fórmula 2 permanece em Abu Dhabi para os testes de pós-temporada. Hauger foi o líder pela manhã, enquanto Verschoor encerrou o dia na ponta

A Fórmula 2, permaneceu em Abu Dhabi para a realização de três dias de testes no circuito de Yas Marina. A sessão é uma oportunidade para que os pilotos da Fórmula 3, possam avaliar os carros da Fórmula 2. Além disso, é o momento ideal para que alguns times testes os pilotos para a próxima temporada.

Richard Verschoor foi o mais rápido das sessões guiando pela Van Amersfoort Racing, superando Frederik Vesti e Oliver Bearman na Prema, com o tempo de 1m36s395. Bearman que guiou pela Prema na Fórmula 3 em 2022, terminou o campeonato na terceira posição e foi promovido para a Fórmula 2.

A sessão da manhã foi liderada por Dennis Hauger, guiando pela MP Motorsport, o piloto aproveitou a oportunidade para treinar com a equipe que disputará a próxima temporada. O piloto anotou 1m36s821.

Ao longo da semana algumas equipes divulgaram as suas duplas de pilotos para 2023, o grid está ganhando forma com as mudanças que foram anunciadas.

MP Motorsport: Dennis Hauger /
Prema: Oliver Bearman / Frederik Vesti
Carlin: Enzo Fittipaldi /
DAMS: Arthur Leclerc /
Trident: Clément Novalak /
Campos: Ralph Boschung / Kush Maini

Assim que as outras equipes anunciarem os seus pilotos, o Boletim do Paddock comentará sobre a formação do grid da próxima temporada.

Manhã

A Pirelli usou a mesma configuração de pneus para o GP de Abu Dhabi, foram disponibilizados cinco jogos de pneus médios e três jogos de compostos macios para cada equipe.

Ao longo dos testes, sete pilotos da Fórmula 3 vão participar das atividades: além de Victor Martin (campeão da F3 2022), Zane Maloney, Oliver Bearman, Isack Hadjar, Roman Stanek, Arthur Leclerc e Jak Crawford, estão participando das atividades.

Sete equipes: Prema, Carlin, Hitech Grand Prix, MP Motorsport, Trident, Charouz Racing System e Van Amersfoort Racing, estavam com uma formação completamente nova para o primeiro dia de testes.

Ralph Boschung está se encaminhando para disputar a sétima temporada da Fórmula 2 e fazer um quarto ano com a Campos. Boschung estabeleceu 1m37s820, durante a abertura da sessão, nos primeiros 30 minutos de atividade.

Conforme o cronômetro foi correndo, a pista se tornou mais movimentada. Ayumu Iwasa que comemorou a pole e uma vitória em Abu Dhabi, assumiu a liderança da sessão, superando Boschung em quase um décimo. Por conta da movimentação no traçado, o tempo Iwasa ainda foi superado por Jack Doohan, Frederik Vesti e Dennis Hauger.

A bandeira vermelha se fez presente na sessão durante a última uma hora e meia de atividade. Enzo Fittipaldi com a Carlin e Kush Maini com a Campos, pararam na pista em dois momentos diferentes, porém, a equipe conseguiu realizar o trabalho necessário e mais tarde eles retornaram ao traçado. Brad Benavides que testava com a Charouz, bateu no muro de contenção e não voltou para o traçado na sessão realizada pela manhã.

Com o tempo na casa de 1m36s821, Hauger permaneceu na ponta, até a bandeira quadriculada indicar o encerramento da primeira fase de testes. Doohan obteve a segunda posição, terminando separado apenas por 0s085 atrás do piloto da MP, enquanto Verschoor completou o Top-3. Na Virtuosi, Doohan completou 41 voltas, sendo o piloto com mais quilometragem.

Amaury Cordeel levou o segundo carro da Virtuosi para o quarto lugar, seguido por Victor Martin, campeão da Fórmula 3, que guiava pela ART Grand Prix.

Tarde

Na sessão vespertina, foi Maini que anotou 1m38s567, antes de melhorar a sua marca em mais de um segundo. Hauger seguiu imprimindo um ritmo forte e anotou 1m37s309. Roman Stanek com a Trident foi o primeiro a causar uma bandeira vermelha na primeira hora de atividade.

A atividade seguiu, Roy Nissany completou 30 voltas com a Charouz. E com a pista ficando mais fria, foi a oportunidade dos pilotos completaram um sitint com voltas rápidas e os tempos começaram a melhorar. Hauger obteve 1m36s593 para se manter como o mais rápido da atividade. Com a Prema, Bearman saltou para o segundo lugar com 1m37s128, antes de ser superado por Vesti.

Quando restavam 47 minutos para o encerramento da sessão, a atividade foi paralisada mais uma vez, por Jak Crawdord.

A sessão pode ser retomada quando restavam pouco mais de meia hora para o final, e os tempos voltaram a cair. A ART com Martin e Pouchaire ficou entre os seis primeiros colocados momentaneamente, antes de Clément Novalak e Stanek com a Trident melhorarem as marcas.

Nos últimos dez minutos de atividade, Hauger perdeu a liderança para Verschoor que anotou 1m36s395, para concluir o dia na ponta. Vesti e Bearman se estabeleceram na segunda e terceira posição, respectivamente. Iwasa foi o quinto, acompanhado por Pourchaire, Maini, Stanek, Martin e Leclerc.

Juan Manuel Correa participará da atividade nesta quinta-feira, guiando o carro #24 da Van Amersfoort Racing.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo