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Preview e-Prix do México – Início da 10ª temporada da Fórmula E

A Fórmula E retona neste fim de semana, a categoria realizará a primeira batalha do ano no Autódromo Hermanos Rodriguez

A 10ª temporada da Fórmula E tem início neste fim de semana, com a disputa do e-Prix do México. A categoria elétrica realizará a prova em um circuito que já é bem conhecido, sete etapas foram disputas no Autódromo Hermanos Rodriguez.

Este é um dos circuitos favoritos dos competidores e também dos fãs, as arquibancadas do famoso Foro Sol acaba aproximando os pilotos dos amantes da categoria. A Cidade do México também se torna um dos locais favoritos, justamente pela festa que o local oferece, algo que só tem a agregar com a etapa por lá.

A Fórmula E retorna em janeiro, colaborando para diminuir a ansiedade dos fãs por corridas. Estamos entrando no segundo ano da era Gen3, depois de uma primeira temporada bem-sucedida e extremamente competitiva. Os testes de pré-temporada realizados em Valência no mês passado, mostrou mais uma vez a proximidade entre os competidores, portanto, podemos esperar uma 10ª temporada extremamente competitiva, elevando ainda mais a batalha pelo título.

Durante as férias, os times trabalharam o máximo possível para melhorar os seus equipamentos e extrair mais performance. O primeiro teste real do que foi realizado nos últimos meses acontece no México, quando 22 pilotos vão dar início ao campeonato, tentado demonstrar que eles podem realizar um trabalho ainda melhor.

O grid conta com 11 equipes, mantendo uma boa quantidade de competidores que vão duelas novamente por alguns circuitos estreitos. Acredita-se que os times que tiveram uma performance melhor no primeiro ano do Gen3, vão manter a sua performance e seguem por mais um ano como o destaque da temporada, seria o caso da Envision, Jaguar, Andretti e Porsche. Jake Dennis pode sonhar com um segundo título, no entanto o britânico não pode se esquecer que Nick Cassidy que agora está representando a Jaguar foi um forte adversário em 2023.

Durante a 9ª temporada, tanto o Campeonato Mundial de Equipes, assim como o de pilotos teve a sua luta acontecendo até a última prova da temporada. Jake Dennis faturou o seu primeiro título na Fórmula E com a Andretti, mesmo obtendo apenas duas vitórias no ano, o número de pódios do competidor fez a diferença.

A Envision foi a equipe que obteve o título do ano passado, enquanto Nick Cassidy representou o time ocupando a vice-liderança do campeonato, após superar Mitch Evans na última etapa da temporada com uma vitória. Pascal Wehrlein tentou obter bons pontos no começo do campeonato para participar da briga pelo título, mas foi necessário se contentar com a 4ª posição na tabela.

É importante lembrar que a 9ª temporada foi marcada por vitórias de equipes clientes, a Andretti trabalhou com o equipamento da Porsche, enquanto a Envision tinha o equipamento da Jaguar em seu carro. A Jaguar foi a segunda colocada no Mundial de Equipes, enquanto a Andretti ocupou a terceira posição e a Porsche foi apenas a quarta colocada. Obviamente a Porsche sonha com o título e os alemães podem surpreender neste ano.

Pilotos

O grid da Fórmula E sofreu algumas mudanças para a 10ª temporada, os únicos times que vão manter a dupla de pilotos é a Porsche com Pascal Wehrlein e o campeão da 6ª temporada Antonio Felix da Costa, além da DS Penske que segue com o campeão da 8ª temporada Stoffel Vandoorne e o único bicampeão da categoria Jean-Eric Vergene. A ERT que até ano passado era NIO 333, optou por seguir com os trabalhos realizados por Sergio Sette Câmara e Dan Ticktum.

Cassidy deixou a Envision para guiar pela Jaguar em 2024, enquanto Robin Frijns retornou para a Envision substituindo o neozelandês. Durante o e-Prix do México o retorno de Nyck de Vries é basicamente a pauta central, afinal, o piloto realizou algumas corridas na Fórmula 1 no ano passado, mas está retornando à Fórmula E depois de uma temporada desastrosa, após ser campeão na categoria elétrica.

Edoardo Mortara por sua vez deixou a Maserati ao final da temporada 2023, para defender a Mahindra neste ano, aproveitando a saída de Lucas di Grassi que seguiu para a ABT Cupra, retornando as origens. A Maserati optou neste ano por contar com os serviços de Maximilian Guenther e Jehan Daruvala, estreante e piloto indiano que até o ano passado competiu na Fórmula 2.

A Andretti segue com o campeão da 9ª temporada, mas Dennis terá como companheiro de equipe Norman Nato que deixou a Nissan. A McLaren optou por contratar Sam Bird, contando com um piloto experiente depois da saída de René Rast. A Nissan por sua vez, ocupou a vaga deixada por Nato realizando a contratação de Oliver Rowland.

A prova no México

A Fórmula E disputará a primeira etapa do ano no Autódromo Hermanos Rodriguez, fazendo a oitava exibição neste traçado. A categoria visita a Cidade do México desde a segunda temporada. Durante a 7ª temporada, a categoria optou por realizar a prova em Puebla.

O autódromo Magdalena Mixhuca foi concluído em 1959 e passou a integrar a Fórmula 1 em 1963, após uma disputa que ocorreu no ano anterior com as mesmas regras da competição a fim de atrair participantes e equipes da categoria para a disputa. A morte do mexicano prodígio Ricardo Rodríguez aconteceu neste evento e tempos depois o autódromo prestaria uma homenagem a ele e ao irmão Pedro que faleceu em 1971, sendo um dos grandes incentivadores de corrida no país, por isso foi intitulado como Autódromo Hermanos Rodriguez. Antes de receber o nome pelo qual conhecemos o autódromo hoje, era chamado de Magdalena Mixhuca.

A prova é realizada em um traçado de 2.630 km, sendo uma combinação perfeita de retas longas e rápidas e uma seção técnica que passa direto pelo lendário estádio Foro Sol. A uma chicane este ano na reta oposta, enquanto a zona de ativação do Modo Ataque está agora do lado de fora da curva 15, na saída da seção do estádio, mais um desafio para os competidores.

A corrida é disputada no sentido horário, o gerenciamento da bateria é um ponto muito importante neste traçado. Outro ponto é que pelo circuito estar localizado a 2,234 metros do mar, a baixa pressão atmosférica afeta a pressão dos pneus e o sistema de refrigeração dos carros.

O ePrix do México terá atividades de pista nesta sexta-feira, com um treino livre. No sábado, os pilotos realizarão mais um treino e a sessão classificatória para o grid. Neste mesmo dia, a largada acontece às 17h.

Progração da Fórmula E do e-Prix do México – Foto: Ale Ranieri – Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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