AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Preview do e-Prix de Misano – Rodada dupla dá continuidade ao duelo do campeonato

A Fórmula E conta com mais um novo circuito no calendário de 2024, no entanto, a Itália já é um país visitado pela Fórmula E

Neste fim de semana a Fórmula E estará no Circuito Mundial de Misano, Marco Simoncelli para a disputa da 6ª e 7ª etapa da temporada 2023/24. A categoria elétrica segue para a Itália, após uma passagem de sucesso pelo Japão, com a realização do primeiro e-Prix de Tóquio.

Até o momento a categoria desfruta de um excelente equilíbrio, nas cinco rodadas disputadas, tivemos cinco vencedores diferentes de diferentes equipes.

A prova em Misano consiste em uma nova rodada dupla no calendário. A corrida será disputada na Itália, mas agora mudando de palco, depois da categoria por cinco anos disputar provas nas ruas de Roma.

Max Günther venceu o e-Prix inaugural do Japão e agora é o quinto colocado na tabela, somando 48 pontos. No entanto, a liderança segue nas mãos de Pascal Wehrlein, o piloto alemão da Porsche chegou à marca de 63 pontos, contra 61 de Nick Cassidy e 54 de Oliver Rowland. Jake Dennis possuí 53 pontos e é o quarto colocado na tabela.

Wehrlein e Oliver Rowland foram os únicos pilotos que conseguiram faturar duas poles neste ano.

A temporada segue bem movimentada, Sam Bird que venceu em São Paulo e estava otimista para a prova no Japão, não completou a prova em Tóquio, permanecendo com os seus 37 pontos.

Cassidy segue realizando uma temporada muito consistente, com três pódios, em que um deles é uma vitória. Mas o piloto abandonou a corrida em São Paulo e faturou apenas alguns pontos no Japão. Rowland que não tinha se dado bem nas duas primeiras corridas, assim como Cassidy emplacou uma sequência de pódios e tem dado o nome neste campeonato.

A Fórmula E costuma ser assim, uma plataforma para muita disputa e a imprevisibilidade. Resta aos pilotos e equipes encontrar o melhor acerto e faturar o máximo de pontos possíveis em cada uma das etapas.

Wehrlein recuperou a dianteira da tabela após o e-Prix de Tóquio, o alemão abriu a temporada com vitória, mas as brigas ficaram ainda mais acirradas com o desenrolar do campeonato. O piloto da Porsche tinha perdido a liderança, mas o 5º lugar em Tóquio devolveu ao competidor a primeira posição.

O Circuito de Misano

Este é um novo desafio para a categoria que experimentará os desafios de Misano. O traçado conta com 3.381 km, com 14 curvas. A prova será disputada no sentido horário. O traçado conta com retas importantes que serão um desafio para o gerenciamento das baterias.

É um traçado rápido e fluído, com muitas oportunidades de ultrapassagem e espaço para a disputas.

A pista já é muito conhecida por aqueles que acompanham a MotoGP. Mas para a Fórmula E, a pista utilizará um traçado auxiliar, para contar com mais curvas que vão ajudar na hora da regeneração das baterias.

Para os times, contar com duas provas é uma oportunidade para continuar evoluindo. É possível buscar acertar aquilo que não deu certo na segunda prova. Antes da disputa de cada uma das etapas, mas principalmente das estreias no calendário, os competidores passam horas no simulador analisando o traçado e tentando se preparar para os desafios que vão enfrentar ao longo do fim de semana.

Programação da Fórmula E: horários do e-Prix de Misano – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

A etapa é transmitida em sua totalidade no Band.com.br e Grande Prêmio. As provas podem ser acompanhadas pelo BandSports.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo