ColunistasDestaquesPostWECWorld Endurance Championship
Tendência

Porsche domina a etapa de abertura do WEC no Qatar, levando os primeiros lugares

Carros alemães da Porsche brilham no circuito de Losail, conquistando vitórias nas classes Hypercar e LMGT3

A Porsche fez uma impressionante demonstração de poder no Qatar Airways 1.812 Km do Qatar, a etapa de abertura da temporada do Mundial de Endurance FIA WEC. No circuito de Losail, os carros alemães dominaram completamente, com o Porsche 963 #5 da Porsche Penske levando a vitória na classe Hypercar, enquanto o modelo 911 da MantheyPureracxing triunfou na categoria LMGT3.

A corrida começou com uma manobra espetacular do hypercar 499P #50 da Ferrari, conduzido por James Calado, que ultrapassou o pole position, o Porsche 963 #5 de Michael Christensen, pelo lado de fora da primeira curva. Na classe LMGT3, o Corvette Z06 #81 da TF Sport, pilotado por Tom Van Rompuy, manteve a liderança inicial, mas o brasileiro Nicolas Costa enfrentou problemas com o McLaren 720S #59 devido a um toque na roda traseira dianteira, precisando ir aos boxes logo no início da prova.

Após 30 minutos de corrida, Nico Müller, ao volante do Peugeot 9X8 #93, conseguiu ultrapassar o Ferrari, assumindo a liderança na classe Hypercar. Enquanto isso, na LMGT3, o Porsche 911 #92 da MantheyPurerxcing superou o carro da TF Sport. Nicolas Costa retornou à pista neste estágio, registrando voltas rápidas para recuperar o tempo perdido. O fim da primeira hora foi marcado pelas primeiras paradas nos boxes e trocas de pilotos.

Na segunda hora, houve disputas intensas entre os hypercars #93 da Peugeot e #6 da Porsche Penske. A equipe francesa liderou inicialmente, mas um incidente com um carro da classe LMGT3 permitiu que Lauren Vanthoors assumisse a primeira posição com o Porsche #6. Mais tarde, uma bandeira amarela foi acionada brevemente após a asa do #51 da Ferrari cair na pista, devido a um toque com um carro da LMGT3.

Ao longo da corrida, houve uma queda de desempenho em alguns competidores da classe LMGT3, como a Lamborghini Huracan #85 da Iron Dames e o #92 da MantheyPurerxcing, que perdeu a liderança para o Aston Martin Vantage #27 da Heart of Racing. O Corvette #81, que estava brigando na frente, enfrentou problemas e precisou ir aos boxes. Entre os brasileiros, o BMW M4 #31 do Team WRT, pilotado por Augusto Farfus, apresentava o melhor desempenho.

Durante as últimas horas de corrida, as estratégias se tornaram cruciais, com poucas ultrapassagens devido à queda da temperatura e à aderência melhorada da pista. Faltando duas horas para o fim, os favoritos começaram a se destacar. Alguns incidentes ocorreram, incluindo um hypercar da Alpine que escapou da pista ao escorregar na areia, mas sem danos significativos. Nas últimas voltas, as posições de liderança foram consolidadas, com os carros da Porsche Penske dominando na frente.

No final, o Porsche Penske #6 cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, seguido pelo #12 da Hertz Team JOTA e pelo #5 da Porsche Penske, completando o pódio. Na classe LMGT3, o Porsche 911 #92 da MantheyRacxing, pilotado por Klaus Bachler, garantiu a vitória, seguido por dois Aston Martin Vantage AMR. O brasileiro Augusto Farfus, com o BMW M4 do Team WRT, cruzou a linha de chegada em sexto lugar.

A próxima etapa do Mundial de Endurance FIA WEC está agendada para 21 de abril em Ímola, Itália, prometendo mais seis horas de ação emocionante nas pistas.

Resultado Top-10 Qatar Airways 1.812 Km do Qatar (Hypercars)
Posição Pilotos Carro Equipe
Kévin Estre (FRA) / Laurens Vanthoor (BEL) / André Lotterer (ALE) Porsche 963 #6 Porsche Penske Motorsport
Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) Porsche 963 Hertz Team Jota
Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frederic Makowiecki (FRA) Porsche 963 #5 Porsche Penske Motorsport
Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) / Sebastien Bourdais (FRA) Cadillac V-Series.R #2 Cadillac Racing
Robert Kubica (POL) / Robert Shwartzman (ISR) / Yifei Ye (CHI) Ferrari 499P #83 AF Corse
Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) Toyota GR010 Hybrid #7 Toyota Gazoo Racing
Nico Muller (SUI) / Jean-Eric Vergne (FRA) / Mikkel Jensen (DIN) Peugeot 9X8 #93 PeygeotTotalEnergies
Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) Ferrari 499P #50 Ferrari AF Corse
Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) Toyota GR010 Hybrid #8 Toyota Gazoo Racing
10º Harry Tincknell (GBR) / Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) Porsche 963 #99 Proton Competition
Resultado Top-10 Qatar Airways 1.812 Km do Qatar (LMGT3)
Posição Pilotos Carro Equipe
Aliaksandr Malykhin (KNA) / Joel Sturm (ALE) / Klaus Bachler (AUT) Porsche 911 #92 Heart of Racing
Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) Aston Martin Vantage AMR GT3 #27 Heart of Racing
Marco Sorsensen (DIN) / Clement Mateu (FRA) / Erwan Bastard (FRA) Aston Martin Vantage AMR GT3 #777 D’Station Racing
Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Marthy (OMA) / Maxime Martin (BEL) BMW M4 GT3 #46 Team WRT
Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) / Davide Rigon (ITA) Ferrari 296 GT3 #54 Vista AF Corse
Augusto Farfus (BRA) / Darren Leung (GBR) / Sean Gelael (IDN) BMW M4 GT3 #31 Team WRT
Francois Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) / AlessioRovera (ITA) Ferrari 296 GT3 #55 Vista AF Corse
Michelle Gatting (DIN) / Sarah Bovy (BEL) / Doriane Pin (FRA) Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #85 Iron Dames
Giorgio Roda (ITA) / Mikkel Pedersen (DIN) / Dennis Olsen (NOR) Ford Mustang LMGT3 #88 Proton Competition
10º Hiroshi Kolzumi (JAP) / Sébastien Baud (SUI) / Daniel Juncadella (ESP) Corvette Z06 LMGT3.R #82 TF Sport
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data Etapa País
02/03 Qatar Airways 1.812Km do Qatar Qatar
21/04 6 Horas de Ímola Itália
11/05 TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps Bélgica
15/06 24 Horas de Le Mans França
14/07 Rolex 6 Horas de São Paulo Brasil
01/09 Lone Star Le Mans Estados Unidos
15/09 6 Horas de Fuji Japão
02/11 BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein Bahrein
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo