ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Piastri lidera algumas voltas da Sprint na Bélgica, mas é Verstappen que fica com a vitória

Depois de uma boa reação da McLaren na hora do pit-stop, Piastri ganha a oportunidade de liderar algumas voltas da corrida. No entanto, carro da Red Bull fala mais alto e Verstappen conquista vitória na Sprint. Pérez abandona!

O início da prova Sprint na Bélgica foi um tanto caótico, afinal, a chuva chegou ao circuito e obrigou o início da prova ser adiado. Após completar quatro voltas atrás do Safety Car, a largada foi autorizada, mas sem fazer a tradicional largada parada – tudo para garantir a segurança dos pilotos e evitar acidentes sérios.

Completando um giro na pista, dez pilotos se lançaram ao pit-lane para substituir os seus pneus de chuva extrema, para os pneus que são intermediários. A McLaren teve uma excelente reação, chamou Oscar Piastri aos boxes, enquanto Max Verstappen permaneceu na pista por mais uma volta. Esse movimento garantiu à Piastri a possibilidade de liderar algumas voltas a corrida.

No entanto, a festa não durou muito. Fernando Alonso abandonou a prova no final da terceira volta e com isso trouxe o Safety Car para a pista. Nessa relargada que ocorreu no sexto giro, Verstappen mostrou a potência do carro da Red Bull em uma pista que estava evoluindo rapidamente, desta forma rapidamente saltou para a ponte.

Verstappen disparou na ponta, para vencer a corrida com mais de seis segundos de vantagem para o piloto australiano. Piastri administrou a segunda posição evitando um possível ataque de Pierre Gasly. O piloto da McLaren termina no ‘pódio’ símbolico com ese resultado, aproveitando o desempenho e crescimento da McLaren no grid depois das atualizações.

Carlos Sainz ficou com a quarta posição depois de duelar com Lewis Hamilton, seguido por Charles Leclerc e Lando Norris. Hamilton cruzou a linha de chegada na quarta posição, mas o piloto da Mercedes foi punido com cinco segundos, por um incidente com Sergio Pérez. O inglês foi considerado culpado no toque com Pérez, o piloto da Red Bull começou a perder performance, lidou com diversas ultrapassagens e por fim foi chamado aos boxes para abandonar a corrida.

A lateral do carro de Pérez ficou danificada, contribuindo para o piloto perder diversas posições e seu desempenho.

George Russell ficou com a oitava posição, realizando ultrapassagens importantes para retornar ao Top-10. Esteban Ocon ficou com o nono lugar, depois de ultrapassagem em Daniel Ricciardo. O piloto da AlphaTauri então foi o décimo colocado em seu retorno ao grid da Fórmula 1.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h para a realização do GP da Bélgica.

Saiba como foi a prova Sprint na Bélgica

Max Verstappen conquistou a pole da prova Sprint, depois de ter batido o tempo de Oscar Piastri, após o cronômetro zerar.

Com o início da Sprint se aproximando, a chuva também estava ficando mais próxima do circuito, com algumas gotas sendo sentidas ao longo do traçado, enquanto as equipes se preparavam para a largada. As nuvens mais carregadas também estavam se encaminhando para o traçado de Spa-Francorchamps, podendo adicionar um ar de dramaticidade para a corrida.

A corrida Sprint não tem a necessidade de um pit-stop obrigatório, mas a ameaça de chuva pode promover a alteração de estratégias.

Cinco minutos antes da largada que estava programada, a chuva começou a cair pelo traçado. A temperatura na pista estava na casa dos 28°C, com 20°C no ambiente. O início da prova foi atrasado, esperando um melhor momento para a largada.

Com o início da corrida definido, os carros foram preparados com os pneus de chuva extrema (faixa azul). A volta de formação foi realizada atrás do Safety Car.

A Sprint foi definida em 15 voltas, mas por conta da quantidade de água na pista a direção de prova optou por completar quatro voltas de formação atrás do Safety Car. Portando esses giros foram debitados do total da corrida Sprint. A direção de prova abortou a largada parada, dessa forma a corrida foi iníciada após o encerramento da 11ª volta.

Verstappen comandou a largada, mas permaneceu na pista, enquanto Piastri, Sainz, Gasly, Hamilton, Riciardo, Stroll, Albon, Bottas e Hülkenberg mergulharam para os boxes. Verstappen liderava, acompanhado por Leclerc e Norris, com as equipes priorizando a parada do piloto que estava à frente.

Piastri já tinha chegado no décimo colocado e realizou a ultrapassagem em Zhou. Verstappen foi chamado para os boxes no giro seguinte, assim como os outros dez competidores. Piastri assumiu a liderança da corrida, com Verstappen devolvido para o traçado separado por 1s6 do piloto da McLaren.

A Ferrari fez uma parada horrível com Leclerc, mas o piloto monegasco foi devolvido na sétima posição, negociando espaço no pit-lane. Os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Gasly, Pérez, Hamilton, Sainz, Leclerc, Norris, Ricciardo e Ocon.

No terceiro giro, Verstappen estava emparelhando com Piastri, mas sem o uso do DRS, o holandês precisava negociar espaço com o piloto da McLaren. Ao final da terceira volta, o Safety Car entrou na pista, pois Fernando Alonso perdeu o controle do carro e foi direto para a brita, abandonando a corrida na sequência.

Com quatro voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Gasly, Pérez, Hamilton, Sainz, Leclerc, Norris, Ricciardo e Ocon. Alonso era o décimo sexto colocado quando perdeu a traseira do carro.

Sargeant passou a ser investigado por ter passado em velocidade acima da permitida nos boxes, no momento que as trocas de pneus eram realizadas. O Safety Car deixou a pista no final da quinta volta. Piastri conseguiu comandar a relargada e se manteve na ponta, enquanto Verstappen se aproximava do piloto da McLaren e colocou o seu carro de lado, para pouco tempo depois assumir a ponta. Tsunoda foi para fora da pista, caindo para a décima nona posição.

Poucos metros depois da largada, Verstappen encontrou um espaço na pista para fazer a ultrapassagem, mostrando que o carro da Red Bull era mais eficiente. Sargeant foi punido com cinco segundos pela velocidade excessiva nos boxes.

Ainda no sexto giro Pérez e Hamilton duelavam pela quarta posição, ocorreu um toque entre eles, quase desestabilizando o carro de Hamilton. Na primeira curva, no início da sétima volta, Hamilton concluiu a ultrapassagem e trouxe com ele Sainz e Leclerc. Enquanto Norris também atacava Pérez.

No final do sétimo giro, Pérez foi para a brita, no duelo com Norris. Com o pneu todo sujo, o mexicano retornou para a pista na décima sexta posição. Durante o início da oitava volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Gasly, Hamilton, Sainz, Leclerc, Norris, Ricciardo, Ocon e Russell. Por conta do carro danificado, Pérez também foi ultrapassado por Magnussen.

Hamilton passou a atacar Gasly, buscando o piloto da AlphaTauri e o pódio da prova Sprint. Em duelo no final do pelotão, Sargeant assumiu a décima quarta posição, realizando a ultrapassagem em Hülkenberg. O alemão da Haas, também foi ultrapassado por Magnussen, caindo para o décimo sexto lugar, antes ocupado pelo piloto norte-americano da Williams.

Russell concluiu a ultrapassagem em Ocon, para ocupar o nono lugar. Foi nesse momento que Pérez seguiu para os boxes para abandonar a prova. Foi nesse momento que a direção de prova divulgou uma penalidade de cinco segundos para Hamilton, pelo incidente com Pérez.

Ricciardo tentou brigar pela oitava posição, mas Russell aproveitou o desempenho do seu carro, para concluir a ultrapassagem.

Na pneúltima volta, Sainz ainda pressionava Hamilton pela quarta posição, mas podia ficar um pouco mais tranquilo por conta da punição aplicada para o piloto inglês.

Hamilton foi até o final da corrida atacando Gasly, pela terceira posição, enquanto fazia o possível para se defender do piloto da Ferrari. Ocon aproveitou o momento para ultrapassar Daniel Ricciardo e ficar com a nona posição.

Verstappen venceu a corrida Sprint, com mais de seis segundos de vantagem para Piastri. Gasly ficou com a terceira posição. Hamilton despencou para o sétimo lugar por conta da punição, assim a dupla da Ferrari herdou uma posição cada Sainz foi o quarto, Leclerc o quinto. Norris também foi beneficiado com a punição de Hamilton, ficando com o sexto lugar.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo