ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Oscar Piastri comenta ‘não contratação’ da Alpine’ e deixa em aberto decisão sobre seu futuro

Piastri nega afirmação da Alpine, pois contrato não foi discutido com o time. Piloto afirma que não guiará pelo time francês em 2023

A Alpine nesta terça-feira (02) confirmou Oscar Piastri como piloto titular na temporada 2023, mas pouco tempo depois o australiano comentou o pronunciamento da equipe, afirmando que não tinha nada definido para o próximo ano.

As peças do xadrez começaram a se movimentar a partir da confirmação da aposentadoria de Sebastian Vettel. Na sequência Fernando Alonso informou sua saída da Alpine e contrato com Aston Martin, o acordo foi estabelecido durante o GP da Hungria. O time francês aproveitou toda a movimentação para confirmar Oscar Piastri, piloto que atualmente atua como reserva da equipe.

Nesta terça-feira as coisas não pareciam nada definidas e seguem sem resolução. O chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer admitiu nesta manhã que estavam considerando as opções, enquanto Mark Webber, empresário de Piastri estava verificando as possibilidades para o próximo ano, talvez até mesmo um contrato com a McLaren. O boato de um pré-contrato de Piastri estabelecido com a McLaren começou a correr no GP da Hungria, pois Webber estava fazendo as negociações por fora, por conta da indecisão do time francês.

Em suas redes sociais Piastri disse: “Eu entendo que, sem o meu acordo, a Alpine F1 divulgou um comunicado à imprensa no final da tarde de que vou guiar para eles no próximo ano. Isso está errado e não assinei contrato com a Alpine para 2023. Não vou pilotar pela Alpine no próximo ano.”

Oscar Piastri é um fenômeno na base, o piloto de 21 anos teve uma ascensão rápida na base. Piastri foi Campeão na Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 2 no período de 2019 a 2021, mas o seu feito fez com que a Alpine atrasasse os seus planos, onde deixou Piastri um ano atuando como piloto de testes e reserva até surgir uma vaga na F1.

O comunicado da Alpine era única fonte da confirmação, não contando com a fala do piloto ou chefe de equipe, algo que tradicionalmente é realizado em anúncios assim.

“Dupla de pilotos de 2023 confirmada: Esteban Ocon e Oscar Piastri. Após quatro anos como parte da família Renault e Alpine, o piloto reserva, Oscar Piastri é promovido a vaga ao lado de Esteban Ocon a partir de 2023”, afirmou a equipe em seu Twitter.

https://twitter.com/AlpineF1Team/status/1554500248432680960

Ao longo desses últimos meses algumas informações foram dadas sobre o contrato de Piastri com a Alpine, o piloto poderia ser liberado de suas obrigações com a equipe se o time não fornecesse uma vaga até 2023. Com passagem livre deixada por Alonso, o time francês poderia cumprir com as suas obrigações. Por outro lado, acreditam que a Alpine tinha até o final de julho para decidir entre Piastri e Alonso, mas não resolveram nada até o prazo que fora estipulado.

Alonso desejava permanecer com a Alpine, mas o cenário mudou depois que Vettel anunciou a sua aposentadoria. O espanhol que já tinha um relacionamento com Lawrance Stroll viu a oportunidade perfeita para estabelecer um contrato maior. Fernando ainda disse que estava optando pela Aston Martin pela estrutura fornecida pelo time. A Alpine só ficou sabendo da saída de Alonso após o time rival confirmar a contratação do piloto.

O time francês dedicou tempo e dinheiro na formação de Piastri, então o mais natural seria fornecer uma vaga ao seu piloto que tem muito material para se tornar campeão. Além disso, grande parte das equipes do grid estão preparando jovens pilotos para ‘ser o rosto’ da marca no futuro, com a Alpine não seria diferente.

No início da temporada a Alpine ofereceu Piastri para a McLaren, informando que a equipe Papaya poderia usar o seu piloto reserva para substituir os seus titulares. Até o momento, Piastri foi cotado para substituir Nicholas Latifi na Williams, mas também mencionaram a possibilidade o australiano guiar pela McLaren no lugar de Daniel Ricciardo, que não está rendendo.

Mesmo com Webber e Piastri vendo o vínculo com a Alpine de outra forma, o time agora tinha o caminho livre para cumprir a sua parte no acordo: fornecer uma vaga para o piloto que eles apoiaram na base.

Apenas com a saída de Alonso o piloto teria uma chance na Alpine, pois Ocon está confirmado até 2024. No Twitter Piastri explicou que não tinha conversado com a Alpine até o anúncio e não guiaria pelo time francês em 2023, desta forma o futuro de Piastri na Fórmula 1 não está decidido.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo