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O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA: o maior desafio do automobilismo internacional

O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo. Ele oferece aos fabricantes de automóveis uma plataforma para avanços no design de carros de produção, tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Com regulamentações fortes e estáveis, o WEC permite a criação de protótipos esportivos complexos, porém bonitos, que incorporam o que há de mais moderno em tecnologia híbrida. Além disso, o campeonato permite que fornecedores independentes de chassis e motores compitam nos mais altos níveis, enquanto as principais marcas de carros de luxo do mundo se enfrentam nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. O ponto alto do campeonato é a famosa corrida das 24 Horas de Le Mans, que é considerada um dos maiores eventos esportivos do mundo, ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol.

Com uma história rica e prestigiosa, as 24 Horas de Le Mans são o destaque do calendário do WEC. A corrida é realizada anualmente no Circuito de la Sarthe, na França, desde 1923. A prova desafia os pilotos e suas equipes a enfrentar um percurso de 13,6 quilômetros, composto por uma mistura de estradas públicas fechadas e uma pista permanente. A duração da corrida exige uma estratégia meticulosa, com equipes se revezando ao volante durante toda a disputa, enfrentando desafios como mudanças climáticas, tráfego intenso e a necessidade de economizar combustível e pneus.

Além das 24 Horas de Le Mans, o WEC apresenta uma série de outras corridas emocionantes em todo o mundo. O campeonato é composto por uma temporada de várias etapas, que inclui eventos em locais icônicos como Spa-Francorchamps, Silverstone, Fuji Speedway e Circuit of the Americas. Cada corrida oferece uma experiência única para pilotos e fãs, com desafios específicos e uma atmosfera empolgante.

Uma das características distintivas do WEC é a presença de diferentes categorias de carros competindo simultaneamente. O campeonato é dividido em quatro classes: LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Am. A classe LMP1 é a mais alta e conta com os protótipos mais avançados tecnologicamente, enquanto as classes LMP2 e LMGTE apresentam uma mistura de protótipos e carros de produção. Essa diversidade de categorias torna as corridas do WEC ainda mais emocionantes, com diferentes estratégias e batalhas acontecendo em várias frentes.

Além das diferentes regiões do mundo, as etapas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) também são conhecidas por suas características únicas e desafios específicos. Cada corrida é projetada para testar a resistência dos pilotos, a confiabilidade dos carros e a estratégia das equipes.

A primeira etapa do WEC acontece geralmente em março, no circuito de Sebring, na Flórida. Essa corrida de 12 horas é uma das mais tradicionais do campeonato sendo conhecida por suas condições climáticas imprevisíveis e pela pista desafiadora, que combina trechos de asfalto e concreto.

Em seguida, o campeonato segue para a Europa, onde são realizadas algumas das etapas mais icônicas do WEC. Uma delas é a lendária corrida de 24 horas de Le Mans, na França. Considerada a joia da coroa do automobilismo de endurance, essa prova desafia os pilotos a percorrerem a maior distância possível em um período de 24 horas, testando tanto a velocidade quanto a resistência dos carros e dos pilotos.

Após Le Mans, o WEC retorna para a América do Norte, onde acontece a etapa de Austin, no Circuito das Américas, no Texas. Essa corrida de 6 horas é conhecida por sua pista técnica e desafiadora, que exige habilidade dos pilotos em curvas de alta velocidade e frenagens bruscas.

A temporada do WEC continua com etapas em regiões como Ásia, Oriente Médio e América do Sul. Cada uma dessas corridas apresenta seus próprios desafios, desde as altas temperaturas do Bahrein até as curvas sinuosas do circuito de Interlagos, em São Paulo.

Por fim, a última etapa do campeonato é realizada em novembro, no circuito de Xangai, na China. Essa corrida de 6 horas encerra a temporada com chave de ouro, com uma pista moderna e desafiadora que testa a habilidade dos pilotos em curvas de alta velocidade e longas retas.

Em resumo, as etapas do Campeonato Mundial de Endurance são uma mistura de desafios técnicos, climáticos e geográficos. Cada corrida oferece uma experiência única para pilotos, equipes e fãs, e contribui para a emoção e competitividade do WEC.

Participação Brasileira

O campeonato conta com a participação de pilotos brasileiros, que representam o país nas pistas internacionais. Dois pilotos brasileiros que estão competindo no WEC são Augusto Farfus, da equipe WRT, e Nicolas Costa, da equipe United Autosports.

BMW do brasileiro Augusto Farfus.
(FIA WEC/DPPI)

A primeira etapa do campeonato aconteceu no início do mês, no Qatar. Augusto Farfus falou sobre a emoção de competir no Brasil e representar a BMW: “Poder voltar ao Brasil levando o emblema da BMW no peito e fazer um campeonato mundial com chances de vitória deixa um gostinho ainda mais especial. Interlagos é um show à parte e o clima meio maluco acaba sempre dando uma apimentada em todas as provas”.

Nicolas Costa também está ansioso para a chegada da prova no Brasil: “O público pode esperar um grande evento, um grande espetáculo. A pista de Interlagos por si só, historicamente, sempre deu grandes espetáculos para nós brasileiros, independentemente da categoria, por alguns fatores. O traçado contribui muito, o clima muitas vezes instável faz corridas super emocionantes, mas, principalmente, o nosso público incrível. O brasileiro é extremamente apaixonado por automobilismo e deixa isso bem claro”, disse o piloto.

A participação brasileira no World Endurance Championship (WEC) tem sido motivo de orgulho para os fãs de automobilismo do país. Além de Augusto Farfus e Nicolas Costa, outros pilotos brasileiros têm se destacado nas pistas internacionais, mostrando talento e competência em cada corrida.

59 SAUCY Grégoire (swi), COTTINGHAM James (gbr), COSTA Nicolas (bra), United Autosports, McLaren 720S GT3 Evo #59, LM GT3, action during the Qatar Airways Qatar 1812 KM, 1st round of the 2024 FIA World Endurance Championship, from February 29 to March 02, 2024 on the Losail International Circuit in Lusail, Qatar – Photo Thomas Fenetre / DPPI

Um dos nomes que vem ganhando destaque é Felipe Nasr, que atualmente compete pela equipe Risi Competizione. Nasr, que já teve passagem pela Fórmula 1, tem conquistado bons resultados no WEC, mostrando que sua habilidade vai além das categorias de monopostos.

Outro piloto brasileiro que tem chamado a atenção no campeonato é André Negrão, da equipe Signatech Alpine Elf. Com um estilo de pilotagem agressivo e arrojado, Negrão tem conquistado pódios e se estabelecido como um competidor de peso na categoria.

A presença desses pilotos brasileiros no WEC tem contribuído para aumentar a visibilidade do automobilismo brasileiro no cenário internacional. Além disso, eles são verdadeiros exemplos de determinação e superação, enfrentando desafios e representando o país com garra e paixão.

A próxima etapa do campeonato será realizada em Interlagos, no Brasil, e promete ser um grande espetáculo para os fãs de corrida. A pista, conhecida por suas curvas desafiadoras e pelo clima imprevisível, sempre proporciona emoção e adrenalina aos espectadores.

Os pilotos brasileiros estão ansiosos para competir em casa e contar com o apoio do público brasileiro, conhecido por sua paixão e entusiasmo pelo esporte. A expectativa é de que a prova em Interlagos seja marcada por disputas acirradas e momentos emocionantes, que ficarão gravados na memória dos fãs.

Com a participação brasileira cada vez mais forte no WEC, o automobilismo nacional ganha destaque e reconhecimento internacional. Os pilotos brasileiros mostram que têm talento e habilidade para competir de igual para igual com os melhores do mundo, deixando sua marca nas pistas e inspirando uma nova geração de pilotos.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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