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Na casa da Nissan, Oliver Rowland conquista a pole para o e-Prix de Tóquio

Novamente apresentando mais uma grande performance, Rowland agora terá a oportunidade de buscar uma vitória para a Nissan na casa de sua equipe

Oliver Rowland surpreendeu mais uma vez. Neste sábado (29) com a Fórmula E em Tóquio, o piloto da Nissan estabeleceu a pole para a equipe da casa.

O britânico que já faturou dois pódios na temporada 2024, está em busca de uma vitória para a Nissan, principalmente após o resultado de Sam Bird em São Paulo usando o powertrain de sua equipe. Vale mencionar que está é a segunda pole de Rowland na temporada, a primeira foi obtida na segunda corrida na Arábia Saudita.

Com a necessidade de se classificar bem em Tóquio, para sair a frente de um bom resultado, Rowland fez a sua parte ao cravar a pole.

Derrotando Max Günther que ficou com a segunda posição com a Maserati, acompanhado por Edoardo Mortara com o equipamento da Mahindra.

Sergio Sette Câmara foi guerreiro ao buscar a oportunidade de brigar pela pole. O brasileiro levou o carro da ERT para a quarta posição.

Lucas di Grassi sendo mais um brasileiro no grid, colocou o carro da ABT na décima quinta posição, depois de Nico Müller faturar a oitava posição.

A prova da Fórmula E em Tóquio, sua primeira corrida no Japão tem largada programada para acontecer às 3h pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula E em Tóquio

Os treinos livres realizados até este momento no circuito foram inconclusivos. Ao longo das duas sessões foi possível observar os competidores cometendo vários erros. O circuito é um tanto difícil e com pouca aderência.

Vale ressaltar que está é a primeira vez da Fórmula E em Tóquio, desta forma tanto pilotos como equipes estão sentindo o traçado, já que os únicos dados que contavam eram os obtidos no simulador.

Robin Frijns liderou o TL1, enquanto Mitch Evans foi o mais rápido do TL2, demonstrando mais uma vez a força do powertrain da Jaguar.

Divididos em dois grupos, os pilotos deram início a primeira fase da classificação.

GRUPO A

Assim que a classificação teve início, os competidores foram enviados para o traçado. Logo foi possível notar um duelo entre Oliver Rowland e Antonio Felix da Costa que negociavam espaço no traçado para abrir as suas primeiras voltas rápidas.

Antes da primeira passagem pelos boxes, Mitch Evans anotou 1m20s049 para assumir a liderança, superando o tempo de 1m20s189 de Edoardo Mortara com o carro da Mahindra.

Os quatro primeiros colocados eram: Evans, Mortara, Cassidy, Di Grassi. Jake Hughes da McLaren era o último colocado na tabela de tempos.

Nos últimos quatro minutos de sessão, os competidores foram retornando para a pista. Rowland novamente apareceu novamente na ponta com a marca de 1m19s658. Mortara ficou separado por apenas 0s020 do líder. Nick Cassidy se encaixou na terceira posição, enquanto Jake Dennis obteve a última vaga para avançar na classificação.

Hughes melhorou a sua marca para ficar com a oitava posição. Lucas di Grassi foi eliminado, ocupando apenas o décimo lugar.

Os pilotos que não avançaram, agora aguardavam a conclusão da classificação para saber se vão começar a corrida do lado ímpar ou par.

GRUPO B

Nos primeiros minutos foi possível observar os competidores em ação, buscando espaços no traçado.

Cassidy era investigado por infração técnica, enquanto o Grupo B realizava a sua sessão classificatória. Na sequência a direção de prova optou por deletar a sétima volta do piloto da Jaguar. Retirado da fase de duelos da classificação, Mitch Evans passou a representar a Jaguar na próxima fase.

Robin Frijns apareceu na liderança ao anotar 1m19s822, seguido por Pascal Wehrlein, Nyck de Vries e Nico Müller – os pilotos formavam o grupo dos quatro primeiros colocados.

Di Grassi, Hughes e Evans também eram investigados, mas desta vez por atrapalhar outros competidores.

Sam Bird, vencedor da etapa de São Paulo era o último colocado da tabela de tempos. Para completar o drama, o britânico era investigado por atrapalhar outro competidor.

Com o cronômetro zerado, avançaram Günther com a marca de 1m19s391, seguido por Sergio Sette Câmara que obteve 1m19s474 em sua última passagem, enquanto Müller era o terceiro colocado, com Wehrlein na quarta posição.

Câmara encostou no muro de contenção, mas não teve a sua volta afetada.

Sam Bird cometeu um erro na sua última volta, passando reto em um trecho de área de escape, assim como De Vries. O piloto da McLaren ficou apenas com a última posição.

QUARTAS DE FINAL

A primeira batalha foi formada por Jake Dennis e Edoardo Mortara. A batalha era um tanto equilibrada, o piloto da Andretti cravou 1m19s323, mas foi superado pelo piloto da Mahindra com o tempo de 3 décimos à frente.

O próximo duelo se desenvolveu entre Mitch Evans e Oliver Rowland. O competidor da Jaguar obteve 1m19s448, mas acabou estampando o muro de contenção, na sequência o piloto da Nissan anotou 1m19s164, mesmo cometendo alguns erros pelo traçado.

A terceira batalha da classificação foi travada entre Nico Müller e Sergio Sette Câmara. O brasileiro acelerou o máximo que dava e conseguiu levar o carro para a próxima fase dos duelos.

Para completar essa fase, a última fase das quartas de final contou com a batalha entre Pascal Wehrlein e Max Günther. O piloto da Porsche obteve 1m19s560, mas foi o competidor da Maserati que faturou a melhor marca 1m19s252, derrotando o adversário.

SEMIFINAL

Nesta fase, Oliver Rowland e Edoardo Mortara se enfrentaram. O piloto da Nissan estabeleceu a marca de 1m18s855, conseguindo uma vaga para a brigada pela pole.

Max Günther e Sergio Sette Câmara contemplaram o próximo duelo da classificação. O piloto da Maserati cravou 1m19s046, superando o tempo do brasileiro em mais de 2 segundos. O carro do brasileiro apresentava uma performance muito ruim neste final.

POLE

O duelo principal da classificação ficou entre Max Günther e Oliver Rowland. Nos primeiros metros a briga era bem apertada, mas aos poucos o piloto da Nissan tomou distância para anotar 1m19s023 e cravar a pole, enquanto o competidor da Maserati precisou se contentar com o segundo lugar ao estabelecer 1m19s044.

Oliver Rowland fatura a pole para o primeiro e-Prix de Tóquio – Foto: reprodução FIA Fórmula E

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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