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“Modo Festa” – As alterações propostas para os motores das equipes de F1

As equipes de Fórmula 1 receberam um comunicado sobre o “modo festa” utilizado no motor, a partir do GP da Bélgica ele não poderá ser utilizado.

Os times costumam empregar configurações especiais para a classificação, todas as unidades de potência dos fabricantes apresentam modos para alterar a potência.

O “modo festa” proporciona rotações extras para o motor, ele também funciona de acordo com a quantidade de combustível injetada na câmara de combustão e mudando o tempo de ignição.

Geralmente as equipes trabalham com configurações diferentes, algumas possuem cerca de nove tipos de ajustes nos motores, principalmente por conta da quantidade limitada de trocas que existem durante a temporada – desta forma não faz sentido exigir do motor em um treino livre, já que a classificação é uma das partes mais importantes do fim de semana.

A mudança

Ela é justamente para manter o motor dentro do seu limite de uso, desta forma segundo a Diretriz Técnica o motor precisará funcionar de forma igual durante a classificação e a corrida.

A FIA analisa parâmetros da unidade de potência com dados detalhados que são coletados dos motores, desta forma acredita-se que será mais fácil ter a confiança quanto a legalidade dos sistemas que são utilizados.

Além disso é possível auxiliar fornecedoras como a Honda, Renault e até mesmo a Ferrari a desenvolver de uma forma melhor as suas unidades. A ideia é buscar a redução dos custos para a produção. A única desvantagem e a redução da potência em alguns momentos, mas não parece assustar a Mercedes, que confia no desempenho superior do seu carro. 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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