ColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

McLaren conquista vitória no Brasil após 12 anos. Sam Bird brilha no Sambódromo do Anhembi

Sam Bird realizou ultrapassagem decisiva em Mitch Evans para capitalizar primeira vitória da McLaren

Após 12 anos a McLaren conquista uma nova vitória no Brasil, mas agora na Fórmula E. O time britânico venceu pela última vez no país em 2012, quando Jenson Button ainda guiava pela equipe na Fórmula 1.

Sam Bird faturou a primeira vitória da história da McLaren na Fórmula E. Este é o segundo ano deles na categoria elétrica, após o time britânico ter assumido a estrutura da Mercedes quando os alemães optaram por deixar a Fórmula E.

O último ano foi um tanto complicado para o time, mas eles trabalharam o máximo possível para melhorar a performance para 2024. O pódio / vitória chegou em um momento adequado.

LEIA MAIS: REPORTAGEM: Ian James explica fase de transição da Mercedes para McLaren na Fórmula E

Na última quinta-feira (14) a McLaren realizou uma coletiva de imprensa em São Paulo e o time estava bem otimista para ter um bom desempenho no Brasil, pois flertaram com dois pódios na Arábia Saudita.

Neste mesmo dia, os pilotos e o chefe de equipe Ian James foram convidados a falar sobre a ligação da McLaren com Ayrton Senna, além do vínculo do time com o Brasil. A marca McLaren estará sempre associada ao brasileiro, pois Senna faturou seus três títulos pelo time de Wolking.

“Aqui é a casa de Ayrton Senna. E se você pensa em Ayrton Senna, você pensa em McLaren! Então, representar essa marca é muito especial”, comentou Bird.

Como Mercedes, o time faturou dois títulos de pilotos e dois por equipe. Com a introdução do Gen3 a McLaren tem lutado para melhorar a sua performance.

“Não, quer dizer, as quedas não afetaram em nada a minha corrida, eu praticamente liderei a maior parte da prova, para ser sincero, então, acho que controlamos muito bem, administramos bem a energia, administramos a temperatura da bateria também, portanto, em resumo foi uma corrida bem controlada.”

Bird foi muito sagaz ao longo da disputa. O piloto largou da quinta posição e conseguiu entrar na disputa pela vitória conforme a prova se desenvolveu.

LEIA MAIS: Após manobra ousada de Sam Bird no Anembi, McLaren conquista primeira vitória na Fórmula E

Vale dizer que Bird fatura a vitória com a McLaren 1009 dias após vencer o e-Prix de Nova Iorque de 2021.

Tivemos a ação de dois Safety Car ao longo da corrida, mas foi apenas na segunda entrada que Bird entrou de fato na disputa. O piloto britânico, que já tinha gastado todo o Modo Ataque, mas viu os adversários Mitch Evans e Pascal Wehrlein gastarem a sua potência extra.

Com a liberação da pista uma segunda vez, foi iniciado um duelo entre Bird, Evans e Wehrlein, que consistiram no piloto da McLaren atrasar as suas freadas, fazendo com que o alemão atacasse o neozelandês. Também é necessário mencionar que Bird tinha menos bateria que os adversários.

Evans ainda conseguiu realizar a ultrapassagem em Sam Bird, mas o piloto britânico esperou até a última volta para realizar o ataque decisivo e recuperar a liderança.

No ano passado Bird faturou o pódio no e-Prix de São Paulo, conquistando o terceiro lugar com o Jaguar, enquanto Mitch Evans faturou a vitória na pista paulista em 2023.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo