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Max Verstappen supera Alexander Albon e lidera TL3 no México

Em mais uma boa performance, Alexander Albon surge entre os primeiros colocados da sessão. Verstappen encerra terceira atividade do fim de semana na ponta

Neste sábado (28) os pilotos da Fórmula 1 retornaram ao Circuito Hermanos Rodríguez para realizar o TL3. No início da atividade os competidores avaliaram a situação dos carros em simulação de corrida, aplicando os dados que foram obtidos na sexta-feira. O final da sessão foi marcado pela simulação de classificação, quando as coisas ficaram mais agitadas na tabela.

A Red Bull segue na liderança, usando apenas pneus macios neste sábado, Max Verstappen comandou a atividade e faturou a volta mais rápida com a marca de 1m17s887. Alexander Albon voltou a surpreender, o piloto tailandês surgiu na liderança mas faturou o segundo lugar com o tempo de 1m17s957. Apenas Albon e Verstappen chegaram na marca de 1m17s.

De qualquer forma a tabela de tempos revela a proximidade entre os competidores. Sergio Pérez ficou com a terceira posição, seguido por George Russell. Oscar Piastri fechou o top-5, separado por apenas 0s505 do tempo obtido por Verstappen.

A dupla da Ferrari não esteve entre os dez primeiros, no final da atividade Charles Leclerc e Carlos Sainz foram liberados com os pneus macios, mas ao ser atrapalhados por outros competidores, não conseguiram obter uma boa marca com os compostos. O monegasco apareceu apenas na décima terceira posição, enquanto o espanhol foi o décimo quinto colocado.

A dupla da Aston Martin experimentou os pneus macios no TL3, mas o resultado não foi positivo. Lance Stroll ficou com o décimo quarto lugar, enquanto Fernando Alonso era o décimo sétimo – no entanto, parece que o foco da equipe britânica esteve mais uma vez em analisar o comportamento do carro em corrida, pois os pilotos completaram um stint um pouco mais longo com os pneus mais rápidos disponíveis no fim de semana.

A Fórmula 1 retorna às 18h (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada do GP dos Estados Unidos.

Saiba como foi o TL3 do GP do México

Neste sábado os pilotos retornaram ao Circuito Hermanos Rodríguez para verificar os equipamentos e se preparar para a classificação. Depois de uma sexta-feira analisando os dados coletados durante os dois treinos livres, as equipes podem fazer melhores escolhas para os seus equipamentos.

A Aston Martin não andou com os pneus macios no TL2, provavelmente aguardando por essa sessão para verificar o ritmo de classificação.

Quando a terceira sessão livre do fim de semana começou, a temperatura na pista estava na casa dos 41°C, com 21°C no ambiente.

Com a pista liberada, Valtteri Bottas foi o primeiro a deixar os boxes, acompanhado por Lance Stroll – os dois competidores usavam os pneus duros. O finlandês abriu a tabela de tempos na casa de 1m20s740. Logo no começo da sessão, a dupla da Ferrari usava os pneus macios.

Na sequência Charles Leclerc assumiu a dianteira ao anotar 1m19s283, separado por apenas 0s166 de Carlos Sainz.

Aos poucos os times liberavam os seus pilotos para o traçado, Lewis Hamilton saltou para a ponta com a marca de 1m19s214, enquanto Lando Norris ocupava a quarta posição com o tempo de 1m19s506. A dupla da Mercedes, assim como os pilotos da McLaren, usava os pneus macios. George Russell por sua vez conseguiu superar o tempo estabelecido por Hamilton em 0s570 e com o tempo de 1m18s644 viu a liderança da sessão passando para as suas mãos.

Trabalhando com os compostos médios, Pierre Gasly perdeu o controle do carro na curva 13 quando rodou com o carro.

Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Leclerc, Sainz, Norris, Stroll, Piastri, Hülkenberg, Alonso e Ocon. Entre os dez primeiros, Stroll, Alonso e Ocon eram os únicos usando os pneus médios. Os pilotos estavam na fase de verificar a durabilidade dos compostos e aproveitando para testar os pneus macios um pouco além.

Durante a primeira volta rápida, Verstappen passou a ocupar o segundo lugar com o tempo de 1m18s717, enquanto Pérez era o quinto colocado com a marca de 1m19s372. Apenas Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo não tinham tempos ainda, mesmo com a primeira meia hora de sessão quase completa.

A AlphaTauri optou por liberar o australiano usando os pneus médios, o competidor saltou para a quarta posição estabelecendo 1m19s235.

Adentrando na última meia hora de testes, Verstappen apareceu na ponta, anotando 1m18s429 com um pneu macio de seis voltas. O holandês superou Russell por 0s215.

Nos últimos 20 minutos de sessão a pista começou a ficar mais vazia, depois que os competidores trabalharam com as voltas em modo de simulação de corrida.

Os pilotos começaram a ser devolvidos para o traçado com um jogo novo de pneus macios. Alexander Albon assumiu a liderança da tabela de tempos, sendo o primeiro competidor a entrar na casa de 1m17s957. Logan Sargeant por sua vez ocupou a quarta posição com o tempo de 1m18s718. Esteban Ocon cometeu alguns erros pelo circuito ao acionar os freios, provocando algumas bandeiras amarelas localizadas.

A sessão começou a ficar mais dinâmica por conta das voltas em modo de simulação de classificação.

Kevin Magnussen perdeu parte da sessão por conta de um dano na roda traseira, com poucos conjuntos de pneus disponíveis para o piloto, optaram por liberar o dinamarquês apenas nos últimos dez minutos de atividade.

Com um novo jogo de pneus macios, Verstappen esteve seguro para retornar a ponta, cravando 1m17s887. No entanto, a marca do piloto tailandês foi superada apenas em 0s070. O tráfego estava bem intenso na pista, pois praticamente todos os pilotos estavam em pista no final da sessão.

Restando seis minutos para o final, os dez primeiros eram:  Verstappen, Albon, Pérez, Russell, Piastri, Bottas, Norris, Ricciardo, Hamilton e Tsunoda. A proximidade entre os competidores marcava a sessão, do primeiro ao décimo primeiro colocado (Sargeant), os pilotos estavam separados por menos de um segundo.

Sainz foi atrapalhado por Stroll, enquanto Leclerc também foi vítima do trânsito. Os pilotos da Ferrari estavam fora dos dez primeiros colocados. O espanhol que tinha encontrado Stroll na pista, quando estava em volta rápida, rodou para desviar do adversário.

Com o cronômetro zerado, os pilotos que estavam em pista se prepararam para participar da simulação de largada, marcando o encerramento do TL3. Albon realizou esse teste com os pneus médios, assim como Ocon, Bottas e Zhou usavam os pneus duros no teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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