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Max Verstappen lidera TL2 no Japão. Atividade é encerrada em bandeira vermelha após batida de Gasly

A Red Bull chega em Suzuka podendo dominar a etapa e ainda faturar o título de construtores. Max Verstappen dominou mais uma sessão, demonstrando o quão forte está para a etapa. O TL2 foi encerrando um pouco antes do cronômetro zerar, pois Gasly acertou a barreira de proteção da curva 9 no final da atividade

Nesta sexta-feira (22) os pilotos invadiram mais uma vez o circuito de Suzuka para dar continuidade as avaliações dos pneus e dos equipamentos, durante as atividades que levam rumo a disputa do GP do Japão. Max Verstappen liderou mais uma sessão, o holandês cravou 1m30s688 com os pneus macios.

Ao longo desta atividade, Max Verstappen deu uma atenção maior aos pneus de faixa vermelha, encerrando o dia completando um stint mai longo com o pneus protótipo. O holandês estabeleceu uma diferença de 0s320 para Charles Leclerc, que foi o segundo colocado. A Ferrari apresentou mais uma boa atuação nesta sexta-feira, enquanto conseguiram se aproximar mais da Red Bull que sobrou durante o TL1. No entanto, a diferença para a Red Bull de Max Verstappen ainda é grande, o holandês já está começando a dar as cartas para o restante do fim de semana.

A Red Bull pode conquistar o título de construtores nesta pista, portanto, é importante para o time ter uma boa atuação na casa da Honda. Verstappen foi o únido da sessão na casa de 1m30s, enquanto o restante dos competidores, mostraram uma próximidade na tabela.

Lando Norris se estabeleceu na terceira posição com o carro da McLaren. Existia uma certa diferença para o resultado de Oscar Piastri nesta atividade, mas vale lembrar que agora, os dois competidores contam com carros atualizados. O australiano recebeu as novas peças em Suzuka, que Norris avaliou em Singapura. Piastri terminou a atividade ocupando o oitavo lugar.

Carlos Sainz foi o quarto colocado com o carro da Ferrari, seguido de perto por George Russell. Fernando Alonso foi o sexto colocado com o equipamento da Aston Martin, enquanto Alexander Albon colocou a Williams na sétima posição. Sergio Pérez foi empurrado para o nono lugar, enquanto Valtteri Bottas completou o top-10.

Nos últimos três minutos de atividade, Pierre Gasly perdeu o controle do carro na curva 9. O piloto estampou a contenção e com isso danificou a parte frontal do carro, inclusive a suspensão dianteira. A sessão encerrou um pouco antes do ‘previsto’ e não existia mais tempo hábil para possibilitar o retorno da atividade.

Saiba como foi o TL2 do GP do Japão

Nesta sexta-feira os pilotos ainda teriam pela frente a realização do TL2 da Fórmula 1, para completar o cronograma de verificações. A Pirelli solicitou as equipes a realização da verificação do que pode se tornar o pneu C2 do próximo ano. Desta forma, cada um dos pilotos do grid recebeu dois jogos extras desse composto, para fazer as avaliações no TL1 e TL2.

Ao longo da atividade, os novos pneus eram identificados por não ter uma faixa de cor.

Pneus escolhidos pela Pirelli para a disputa do GP do Japão – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Quando a sessão teve início, os ventos no circuito aumentaram. A temperatura da pista estava na casados 39°C, com 28°C no ambiente.

Com os boxes liberados, os pilotos começaram a realizar as avaliações. Grande parte do grid usava o pneu protótipo no início do TL2. No entanto, Sergio Pérez, Lando Norris, Kevin Magnussen e Oscar Piastri tinham em seus carros os pneus médios da etapa, instalados no carro. Liam Lawson e Yuki Tsunoda trabalhavam com os pneus médios. O restante do grid tinha os pneus de teste oferecidos pela Pirelli instalados em seus carros.

George Russell abriu a tabela de tempos com a marca de 1m34s393, mas não demorou muito para Valtteri Bottas surgiu na ponta, com a marca de 1m33s163, avaliando os pneus protótipos. Após 8 minutos de atividade, a Red Bull liberou Max Verstappen ao traçado e o holandês era o único com os pneus macios instalados no carro.

Após dez minutos de atividade, a sequência dos dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Pérez, Bottas, Piastri, Albon, Hamilton e Lawson. O holandês estabeleceu a marca de 1m31s377, separado por 0s747 de Norris que dava continuidade a avaliação dos pneus médios. Com o carro devidamente atualizado, Piastri buscava andar mais próximo do companheiro de equipe.

A Red Bull dava sequência aos testes utilizando o flow-vis na parte traseira do carro. Após cerca de cinco voltas com os pneus protótipos, os competidores passavam pelos boxes para instalar algum composto que faz parte do restante da competição do fim de semana.

A Red Bull deu sequência aos teste aerodinâmicos em Suzuka – Foto: reprodução

Conforme a sessão foi avançando, alguns erros ficavam evidentes. Os pilotos ainda continuavam com dificuldade para realizar a curva 9. Porém, alguns pilotos extravasavam os limites de pista, Nico Hülkenberg e Zhou Guanyu eram um exemplo de piloto que travam as rodas ao longo de uma volta no circuito.

Com 20 minutos, Russell, Sargeant e Hamilton surgiram no traçado com os pneus macios. Kevin Magnussen e Valtteri Bottas também experimentaram os pneus macios. Aos poucos outros competidores também instalaram um jogo desse tipo de composto. Vale mencionar que a dupla da Mercedes não trabalhou com o C3 no TL1

Lando Norris anotou 1m31s152, com o piloto britânico ocupando a primeira posição, para superar o tempo estabelecido por Verstappen em 0s225. No entanto, na primeira volta rápida com os pneus macios, Charles Leclerc bateu o tempo de Norris com a marca de 1m31s008. Carlos Sainz também superou a marca de Max Verstappen, para ocupar o terceiro lugar anotando 1m31s237.

A Red Bull deu a possibilidade de Verstappen usar mais um jogo de pneus macios novos. Restando 30 minutos para o término, os dez primeiros eram: Leclerc, Norris, Sainz, Verstappen, Albon, Piastri, Pérez, Bottas, Hülkenberg e Russell.

Como era o esperado, Max Verstappen retornou ao topo nesta única tentativa de volta rápida com o conjunto de pneus macios. O piloto holandês da Red Bull instalou a marca de 1m30s688, superando a marca de 0s320. Com a atividade chegando ao final, uma parte dos pilotos do grid, trabalhavam no modo simulação de corrida.

Os pilotos começaram a trabalhar com stints mais longos, retomando o uso dos pneus do começo da sessão. A salada de compostos se formava na tabela. Vestappen era o único competidor com os pneus protótipos instalados, enquanto os outros competidores usavam ou os pneus macios ou os compotos médios. A exceção em pista era a dupla da Alfa Romeo e Logan Sargeant com os compostos duros.

Com o encerramento da sessão se aproximando, o carro de Zhou Guanyu era verificado pela equipe e os mecânicos faziam uma barreira para impedir a visualização do trabalho que era realizado. O carro de Zhou apresentou um problema hidráulico nos freios, comprometendo pate da sessão do piloto chinês.

Restando menos de três minutos para o encerramento da sessão, Pierre Gasly acertou o muro de contenção, ao perder o controle do carro na curva 9. O piloto não estava muito rápido, passou pela brita e acertou a contenção, danificando a parte frontal do carro da Alpine.

Sem tempo hábil, a atividade não foi reestabelececida. Os pilotos perderam a chance de fazer o teste de largada por conta da bandeira vermelha que sinalizou o encerrando da atividade. Está foi a única paralisação da sexta-feira.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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