ColunistasDestaquesNascarPost

Martin Truex Jr domina a etapa de Sonoma e vence a segunda no ano

Piloto da Joe Gibbs esteve sempre nas primeiras posições e teve a melhor estratégia de pit-stops para superar a concorrência

Mesmo no calor da Califórnia e em um pista bastante abrasiva aos pneus, Martin Truex Jr demonstrou precisão na estratégia e nas ultrapassagens na pista de Sonoma e conquistou sua segunda vitória no ano, com uma das atuações mais dominantes da temporada 2023 da NASCAR Cup Series.

Truex teve uma performance muito superior aos dos seus adversários, liderando 51 das 110 voltas e tendo um segundo lugar no primeiro estágio, além da vitória no segundo segmento de dominar o ritmo na parte final. Kyle Busch até tentou acompanhar o ritmo do piloto da Joe Gibbs, mas não foi páreo para o rival.

A chave da corrida foi o consumo dos pneus bastante elevados. Quem tentava ficar na pista e estender as paradas nos boxes acabava sendo superado por mais facilidade. Truex foi o piloto que se aproveitou de forma mais certeira e dominou a parte final da prova, sem ser incomodado.

Na reta final, a bandeira amarela foi acionada a 20 voltas para o fim após um acidente com Denny Hamlin. Chase Elliott, Tyler Reddick e Ryan Blaney arriscaram não parar, mas logo no reinício, ficou claro que os pilotos que trocaram os pneus levaram vantagem. Truex relargou em quarto e em duas voltas, estava na liderança para não perder mais.

Chase Elliott arriscou na estratégia e ainda salvou um quinto lugar (Logan Riely/Getty Images)

Kyle Busch foi quem acompanhar mais perto Truex e concluiu a prova em segundo lugar. Joey Logano e Chris Buescher vieram na sequência Elliott até conseguiu se manter com os pneus mais gastos e terminou em quinto. AJ Allmendinger, Michael McDowell, Kyle Larson, Christopher Bell e Ross Chastain fecharam o top-10.

A NASCAR Cup Series descansa uma semana e retorna no dia 25 de junho para o circuito oval de Nashville.

Top-10 da etapa de Sonoma:

1 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
2 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
3 – Joey Logano (Penske/Ford)
4 – Chris Buescher (RFK/Ford)
5 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
6 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
7 – Michael McDowell (Front Row/Fordd)
8 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
9 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
10 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)

Classificação do campeonato:

Classificado por vitórias: William Byron e Kyle Busch (3), Martin Truex Jr e Kyle Larson (2), Ryan Blaney, Denny Hamlin, Joey Logano, Christopher Bell, Tyler Reddick e Ricky Stenhouse Jr (1)

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):

Ross Chastain +173
Kevin Harvick +172
Chris Buescher +102
Brad Keselowski +96
Bubba Wallace +26
Alex Bowman +3

Daniel Suárez -3
Ty Gibbs -11
Michael McDowell -14
AJ Allmendinger -33

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo