ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lewis Hamilton retorna ao topo na Hungria e crava a 104ª da carreira

Em um território muito conhecido pelo piloto inglês, Hamilton conquista a sua nona pole na Hungria e supera Red Bull de Max Verstappen

A classificação nesse sábado (22) para definir o grid do GP da Hungria foi bem movimentada, as mudanças no formato da sessão colaboraram também para a agitação na pista. No entanto, o Q3 foi disputado da forma tradicional, com os pneus macios, mas mesmo assim tivemos algumas surpresas.

Max Verstappen esteve próximo de conquistar mais uma pole, mas Lewis Hamilton encontrou outra vez os caminhos na Hungria para faturar a sua 104ª pole da carreira. O inglês conquista a sua nona pole na Hungria, mostrando que domina esse traçado. O resultado é surpreendente, principalmente por conta da temporada ruim da Mercedes, já que insistiram até onde foi possível no conceito do zeropods.

O holandês da Red Bull vai dividir a primeira fila com Hamilton, os pilotos ficaram separados por 0s003. Verstappen não conseguiu melhorar a sua marca na última volta rápida com os pneus macios.

A McLaren surpreendeu com mais uma excelente performance desde que instalaram as novas atualizações. Lando Norris ficou com a terceira posição, seguido por Oscar Piastri que se estabeleceu no quarto lugar. O piloto inglês do time Papaya, cravou 1m16s694, acompanhando o ritmo dos rivais e separado por 0s085 do pole.

Outra surpresa da classificação foi Zhou Guanyu, o piloto da Alfa Romeo foi o quinto colocado, enquanto Valtteri Bottas se estabeleceu em sétimo. As atualizações que foram implementadas na corrida passada, durante o GP da Inglaterra só surtiram efeito para a Hungria, por conta das características do carro.

Charles Leclerc representou a Ferrari no sexto lugar, em uma classificação extremamente apagada do time italiano. Carlos Sainz foi eliminado no Q2, obtendo apenas o décimo primeiro lugar.

Fernando Alonso conseguiu chegar ao Q3 com a Aston Martin, o espanhol faturou o oitavo lugar, seguido por Sergio Pérez. Nico Hülkenberg mais uma vez esteve com a Haas no Q3, agora em pista seca, obtendo a décima posição, enquanto Kevin Magnussen ficou preso no Q1.

O uso dos pneus duros e médios na classificação, provocou algumas mudanças na sessão. O Q1 foi marcado pelo tráfego e por pilotos negociando espaço na pista para obter uma posição melhor. Por fim, George Russell foi prejudicado, o que gera um contrate com o resultado obtido por Hamilton na sessão – já que os carros da Mercedes estão em lados opostos da tabela.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília) para a realização do GP da Hungria.

Saiba como foi a Classificação para o GP da Hungria

A classificação desse fim de semana será diferente: na primeira fase da classificação, os pilotos precisam usar os pneus duros no Q1, compostos médios no Q2 e os macios foram definidos para o Q3. O tempo da sessão não foi alterado e permanece aquele que as equipes já trabalham.

Esses são os pneus que foram definidos para o GP da Hungria, com utilização da ATA – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Quando a classificação iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 45°C, com 26°C no ambiente. Novamente o tempo seguia firme, como foi visto e aproveitado no TL3.

Q1

Como estipulava a regra, os competidores se dirigiam para o traçado com os pneus duros. Os compostos eram novos e eles precisavam preparar esses jogos antes de buscar a sua melhor volta com o jogo. A dupla da Williams aguardou mais tempo nos boxes, antes de receber a liberação para o traçado.

A dupla da Alpine abriu a tabela de tempos, na casa de 1m19s, mas os tempos começaram a cair. Valtteri Bottas com o carro da Alfa Romeo surgiu na ponta anotando 1m18s818, separado por 0s074 de Max Verstappen. Oscar Piastri era o terceiro colocado depois de estabelecer 1m19s233.

https://twitter.com/F1/status/1682754879524143104/photo/1

Não demorou muito para o primeiro tempo ser deletado por limites de pista, a vítima da vez era Kevin Magnussen com a Haas. Quando a Williams foi liberada para o traçado fizeram uma boa volta, mas a dupla também teve os seus tempos deletados por exceder os limites de pista.

Restando nove minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Bottas, Pérez, Vestappen, Piastri, Russell, Alonso, Hamilton, Norris, Zhou e Gasly. Verstappen permaneceu no traçado e ao chegar na quinta volta, anotou 1m18s658 para saltar para a ponta. Norris melhorou a sua marca quando registrou 1m18s990, para ficar com o quarto lugar.

A classificação seguiu e a dupla da AlphaTauri retornou para o traçado com um novo jogo de pneus duros. Tsunoda então abandonou o final da tabela para anotar 1m18s919, enquanto Ricciardo era o oitavo colocado com a marca de 1m19s037. Os pilotos estavam indo longe com esses compostos, completando cerca de seis voltas, antes de retornar aos boxes para fazer a sua substituição de pneus.

Restando menos de quatro minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Leclerc, Stroll, Hülkenberg, Sargeant e Magnussen. Zhou surpreendeu ao anotar 1m18s143 para surgir na ponta, separado por 0s217 de Pérez, enquanto Leclerc conseguiu deixar a zona de eliminação para aparecer entre os primeiros colocados.

Por ter economizado os pneus duros nos treinos livres, Tsunoda e Ricciardo tiveram a oportunidade de instalar um terceiro jogo de pneus duros para buscar outra volta rápida com esse tipo de composto. O tráfego ficou intenso no final da classificação, por conta da proximidade entre os competidores. Ricciardo seguiu para o Q2, enquanto Tsunoda e Russell foram eliminados.

Eliminados

16) Alexander Albon – 1m18s917
17) Yuki Tsunoda – 1m18s919
18) George Russell – 1m19s027
19) Kevin Magnussen – 1m19s206
20) Logan Sargeant – 1m19s248

Q2

No Q2 os times só podiam trabalhar com os pneus médios. Os competidores não perderam tempo e se lançaram para o traçado. Max Verstappen assumiu a ponta cravando 1m17s296, para superar a marca de Pérez em 0s379.

Quando Norris completou a sua primeira volta rápida, o piloto inglês saltou para a ponta anotando 1m17s328. Na sequência o tempo de Verstappen foi deletado por ter excedido os limites de pista na curva 5. Lance Stroll também foi afetado pelos tais limites de pista.

Após completar ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Pérez, Alonso, Hamilton, Zhou, Leclerc, Sainz, Hülkenberg e Ocon. Na zona de eliminação estavam: Bottas, Ricciardo, Gasly, Stroll e Verstappen. O piloto holandês seguiu para o traçado quando a pista estava vazia, para tentar fazer a sua volta rápida, evitando tráfego de outros competidores.

Verstappen conseguiu a segunda posição ao anotar 1m17s547, separado por 0s219 de Norris. O piloto da Red Bull fez um ótimo primeiro setor, mas não repetiu o mesmo no restante do circuito.

Restando menos de dois minutos para o término do Q2, 13 dos 15 pilotos estavam em pista. Leclerc encontrou uma brecha para avançar para a última fase da sessão, depois de saltar para o sexto lugar, com a marca de 1m17s580. Sainz por sua vez foi eliminado. Gasly teve a sua última volta rápida deletada.

Depois de uma sequência de desempenhos ruins em classificação, Pérez avança ao Q3.

Eliminados

11) Carlos Sainz – 1m17s703
12) Esteban Ocon – 1m17s841
13) Daniel Ricciardo – 1m18s002
14) Lance Stroll – 1m18s144
15) Pierre Gasly – 1m18s217

Q3

Nesta parte da classificação os pilotos voltaram a trabalhar com os tradicionais pneus macios. Pérez abriu a tabela de tempos com a marca de 1m17s142, acompanhado por Nico Hülkenberg que anotou 1m17s298.

Lando Norris surpreendeu ao pular para a primeira posição com a marca de 1m16s904, no entanto, o piloto holandês anotou 1m16s612. Lewis Hamilton também tinha um ritmo forte e com isso estabeleceu 1m16s738. Assim que todos os competidores completaram ao menos uma volta rápida, as posições eram: Verstappen, Hamilton, Norris, Alonso, Pérez, Leclerc, Bottas, Hülkenberg, Piastri e Zhou.

Quando restavam apenas três minutos para o término do Q3, os pilotos foram retornando com os pneus macios novos para a pista. Verstappen completou a sua volta, mas o piloto holandês não melhorou a sua marca. Norris por sua vez, anotou 1m16s694.

Na sequência, Hamilton surpreendeu todos, faturando a sua nona pole na Hungria, a 104ª da carreira do inglês.

A última pole de Hamilton foi conquistada em Abu Dhabi 2021, quando ele guiava um carro completamente diferente da Mercedes.

O destaque da classificação fica tanto para Hamilton, como para a dupla da Alfa Romeo.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo