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Lewis Hamilton aproveita final agitado do TL3 para encerrar atividade na liderança

Após as simulações de corrida, alguns competidores instalaram pneus macios e foram buscar um tempo melhor na tabela. Lewis Hamilton encerra última atividade de avaliação na liderança

O sábado (22) na Hungria começou de forma diferente, com o clima mas estável e quente. No entanto, a dificuldade para compreender o formato do fim de semana com a quantidade de compostos disponíveis é o que chama a atenção. As equipes começaram a sessão focados principalmente no ritmo de corrida, antes de alguns pilotos arriscarem uma preparação para a classificação.

Lewis Hamilton instalou os pneus macios no final da sessão para registrar 1m17s811 e saltar para a ponta. Max Verstappen anotou 1m18s061, seguido por Sergio Pérez que anotou 1m18s067 trabalhando igualmente com os pneus de faixa vermelha.

Nico Hülkenberg foi o quarto colocado, apresentando um desempenho interessante no traçado. Mas a tabela de tempos ainda está bem variada, por conta dos programas que os times estabeleceram para o TL3. Com poucos jogos de pneus disponíveis para o fim de semana, é natural que a ação em pista seja comprometida e mude a visão das equipes na sua coleta de dados.

Lando Norris ficou com a quinta posição, tempo que foi obtido com os pneus médios, seguido por George Russell. Depois de figurar no final da tabela, Charles Leclerc e Carlos Sainz saltaram para o sétimo e oitavo lugar, respectivamente, quando optaram por trabalhar com os pneus macios no final da sessão.

Fernando Alonso que apareceu na ponta próximo dos últimos minutos de atividade, acabou superado e caiu para o nono lugar, acompanhado por Valtteri Bottas que também perdeu terreno na tabela de tempos.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada do GP da Hungria.

Saiba como foi o TL3 

A chuva não era esperada para esse sábado, desta forma o sol e o calor já faziam parte do TL3. Quando a atividade foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 44°C, com 24°C no ambiente.

Os times estavam com dificuldade para entender sobre o uso dos pneus nesse fim de semana e muitos não gostaram da configuração que está sendo avaliada neste fim de semana.

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Com a pista liberada, alguns competidores se encaminharam ao traçado para fazer uma volta de instalação. Grande parte estava com pneus médios usados instalados em seus carros, enquanto Max Verstappen que pouco andou na sexta-feira tinha a oportunidade de trabalhar com pneus médios novos.

Daniel Ricciardo abriu a tabela de tempos anotando 1m25s697, usando os pneus médios. No entanto, rapidamente Verstappen surgiu na ponta registrando 1m18s478 – andando no tempo que já registravam na sexta-feira.

Magnussen, Stroll e Albon trabalhavam com os pneus macios usados. Os pilotos estavam nesse TL3 tentando compreender o novo formato de classificação que será realizado neste sábado. No entanto, a dificuldade maior era gerenciar a temperatura dos compostos, ainda mais em uma pista que tem poucas retas e os freios trabalham muito, colaborando para afetar a temperatura dos pneus.

Após 17 minutos de atividade, Verstappen ainda era o líder da sessão. Novamente os competidores estavam analisando os seus compostos em stints maiores, dessa forma os tempos seguiam muito altos nesse início de sábado.

Com 20 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Zhou, Pérez, Piastri, Ocon, Norris, Alonso, Gasly e Russell. O grid estava dividido entre os pneus macios e médios. A dupla da Alfa Romeo dava atenção aos pneus macios novos, Bottas passou a ocupar a segunda posição depois de anotar 1m18s489, seguido por Zhou que anotou 1m18s544.

Na sequência, Leclerc era mostrado cometendo um erro na pista, enquanto Lewis Hamilton também tinha dificuldades pelo traçado. O piloto da Mercedes melhorou a sua marca com pneus médios, anotando 1m19s048, para ocupar a oitava posição.

Os tempos seguiam muito altos na tabela de tempos. Se aproximando da conclusão da primeira meia hora de atividade, Stroll, Tsunoda e Ricciardo foram enviados ao traçado com os pneus duros, para começar a compreender o funcionado desses compostos para a classificação – pois esses compostos serão usados no Q1.

Max Verstappen tinha problemas com a traseira do carro e sentia ela puxando ao longo de algumas curvas.

Os primeiros tempos dos pilotos com pneus duros, eram ainda na casa de 1m19s. Stroll anotou 1m19s855, seguido por Ricciardo que tinha 1m19s980, acompanhado por Tsunoda com um tempo na casa de 1m20s. Após quatro giros com o composto duro, o piloto japonês da AlphTauri registrou 1m19s743. Nesse programa, parecia que os times estavam tentando entender se  ao completar mais voltas com o pneus duro, trabalhando a sua temperatura, no momento que fossem buscar a volta rápida o composto responderia melhor. Geralmente a performance do pneu duro demora um certo tempo para aparecer.

Restando 25 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Bottas, Zhou, Norris, Pérez, Albon, Piastri, Gasly, Sargeant e Hamilton. A pista foi ficando mais vazia, com as equipes preparando os seus carros para uma nova saída.

Com pneus macios novos, mesmo parecendo que estava brigando um pouco com o carro, cravou 1m18s350 para surgir na primeira posição da tabela de tempos.

No final da tabela, Leclerc e Sainz fizeram um stint de 17 voltas (cada) com os pneus médios.

Nos últimos 15 minutos, Lando Norris instalou um jogo de pneus médios e na terceira volta dos compostos anotou 1m18s082. Lewis Hamilton surgiu na ponta com os pneus macios, cravando 1m17s811. A sessão começou a ficar mais dinâmica, com os times trabalhando com as voltas mais rápidas.

Verstappen também se lançou na pista com os pneus macios, anotando 1m18s061. Russell por sua vez, ocupava o quinto lugar, estabelecendo 1m18s536. Pérez por sua vez, encontrou um espaço com um conjunto de pneus macios, para anotar 1m18s074. Na sequência, Hamilton e Verstappen retornaram aos boxes.

Com o encerramento da sessão se aproximando, Leclerc anotou 1m18s190, usando os seus pneus macios. O monegasco ocupava a sétima posição, seguido de perto por Sainz que anotou 1m18s234. No carro do piloto espanhol da Ferrari, uma sobreviseira estava agarrada na asa traseira do seu carro.

A Haas chamou a atenção no uso com os pneus macios, nessas circunstâncias. Hülkenberg anotou 1m18s077, para ocupar a quarta posição, atrás apenas de Hamilton, Verstappen e Pérez.

É muito complicado acertar os três setores na pista húngara, então os times precisam fazer algumas escolhas e tentar compreender os setores de forma individual, colabora na preparação dos carros.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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