ColunistasDestaquesNascarPost

Joey Logano conquista o título da NASCAR Cup Series com triunfo soberano em Phoenix

Piloto da Penske faturou o segundo título com uma atuação irretocável sua e da equipe, enquanto os rivais ficaram pelo caminho em seus problemas

Joey Logano teve um fim de semana perfeito na prova mais importante do ano na NASCAR Cup Series. O piloto da Penske dominou a etapa de Phoenix e praticamente não foi incomodado na disputa entre os finalistas, conquistando o seu segundo título na divisão principal.

Logano praticamente não foi ameaçado por outro piloto, a não ser por Ryan Blaney (Sean Gardner/Getty Images)

Largado na pole, Logano mostrava um ritmo muito forte, principalmente no começo do stint dos pneus e abria vantagem segura para a concorrência. O único piloto que tinha um ritmo similar era justamente seu companheiro de equipe, Ryan Blaney, que chegou a assumir a liderança durante o segundo estágio.

Apesar disso, os demais postulantes ao título não tinham muitas condições de avançar. Tanto Christopher Bell como Ross Chastain não tinham carros tão bem acertados e o trabalho nos boxes não eram dos melhores. Já Chase Elliott partiu para uma tática diferente no decorrer do segundo estágio e chegou a contestar a posição de Logano.

No entanto, as chances de Elliott desapareceram no começo do terceiro estágio. Em uma relargada, O piloto da Hendrick tentou descer para a parte baixa da pista junto com Chastain e levou a pior. O campeão de 2020 conseguiu retornar, mas não tinha ritmo competitivo e terminou apenas em 28ª, três voltas atrás do líder.

Sem Elliott, Logano não teve dificuldades para retomar a ponta e, mesmo com as paradas nos boxes e eventuais bandeiras amarelas, o piloto da Penske mantinha a dianteira, com Blaney próximo. Apesar de brigar pela vitória, o piloto do carro 12 foi prudente em não tentar uma manobra brusca para não ameaçar a conquista.

Na parte final, Chastain assumiu o terceiro lugar e tentou diminuir a vantagem da dupla da Penske, mas Logano e Blaney apenas administravam a situação. Bell, por sua vez, sofreu com mais um erro na parada dos boxes e não foi além do décimo lugar. Perto do fim da prova, Chastain pulou para terceiro e chegou a descontar a diferença para a dupla da Penske nas voltas finais, mas a vantagem era segura para o dueto.

Logano venceu pela quarta vez no ano e repetiu a conquista de 2018, tornando-se campeão da divisão principal pela segunda vez. O piloto da Penske iguala Kyle Busch como os únicos campeões vigentes do grid que possuem mais de um título da categoria.

A NASCAR Cup Series volta à ação no dia 5 de fevereiro com o Clash, que será novamente realizado no Coliseu de Los Angeles. Já a abertura do campeonato será em 19 de fevereiro, com as 500 Milhas de Daytona.

Top-10 da etapa de Phoenix:

1 – Joey Logano (Penske/Ford)
2 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
3 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
4 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
5 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
6 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
7 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
9 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
10 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)

Top-10 da Temporada 2022 da NASCAR Cup Series:

1 – Joey Logano
2 – Ross Chastain
3 – Christopher Bell
4 – Chase Elliott
5 – Denny Hamlin
6 – William Byron
7 – Kyle Larson
8 – Ryan Blaney
9 – Daniel Suarez
10 – Chase Briscoe

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo