ColunistasDestaquesFórmula EPost

Guenther encerra último dia da pré-temporada da Fórmula E na liderança

Guenther se destacou nas atividades e fechou mais um dia na ponta. Maserati fica em evidência após sequência de testes em Valência

Nesta sexta-feira (16) a Fórmula E concluiu os testes em Valência, como parte do seu cronograma que antecede o início da 9ª temporada. O dia foi novamente dividido em duas atividades, onde os pilotos aproveitaram para adquirir quilometragem com o Gen3, além de mais uma parcela de verificações.

Ao final do dia, o melhor tempo foi mais uma vez estabelecido por Maximilian Guenther, com a Maserati, durante a segunda sessão de treinos o piloto estabeleceu um novo recorde pois anotou 1m25s127.

Guenther foi o destaque dos dias de treinos, sempre tentando se manter na liderança. A Maserati que retorna a um Mundial de automobilismo após décadas, começa a sua história na Fórmula E em evidência. No entanto, ainda é necessário mencionar que os tempos estabelecidos nestes dias de atividade no Circuito Ricardo Tormo, não são tão relevantes, pois as equipes estavam mais focadas em saber se todos os circuitos do carro estavam operacionais.

LEIA MAIS: Fórmula E realiza testes em Valência, primeiro dia de atividade é dominado por Maximilian Guenther 

“O Gen3 oferece diferentes desafios com regeneração no eixo dianteiro agora e 600kW. A sensação de frenagem é diferente, e muitas variáveis podem ser controladas pelo software junto com os engenheiros – as possibilidades tornam tudo muito empolgante”, comentou Guenther.

“O carro será rápido nas ruas porque você tem muito mais potência – 100 kilowatts a mais, acima dos 250kW do Gen2 – e temos pneus com características diferentes dos anteriores. No geral, é um grande desafio e o carro parece muito agressivo. Estou gostando da minha experiência com ele até agora.”

Manhã

Jean-Éric Vergne, o único bicampeão da história da Fórmula E foi o mais rápido durante a primeira sessão de testes desta sexta-feira em Valência. O francês está guiando agora pela DS Penske, conseguiu estabelecer 1m25s248.

Jake Hughes também é outro piloto que está roubando a cena, o piloto da McLaren mostrou um bom desempenho durante as atividades. Hughes conseguiu o segundo melhor tempo na atividade, separado por apenas 0s36 do piloto da Penske.

Stoffel Vandoorne que é o companheiro de Vergne na DS Penske, obteve o terceiro melhor tempo da atividade, também próximo do líder, separado por apenas 0s038 milésimos a mais.

Apenas 20 dos 22 pilotos conseguiram participar da sessão, Sergio Sette Câmara e Nyck Cassidy ficaram de fora da atividade. O top-6 ainda contou com Guenther em quarto, seguido por Edoardo Mortara e Jake Dennis.

A atividade contou ainda com uma bandeira vermelha, provocada por Sacha Fenestraz que saiu da pista na curva dez. O tratou precisou entrar na pista para que fosse realizada a remoção do carro. A sessão não demorou para ser reestabelecida e os pilotos seguiram realizando as suas verificações.

LEIA MAIS: Fórmula E simula corrida em testes de pré-temporada, prova é ‘vencida’ por Hughes 

Ao longo da sessão alguns pilotos extravasaram os limites de pista. Rodando na curva 6, ou bloqueando os freios na curva 8. Buemi acabou no muro da curva 8 com a Envision, provocando mais uma bandeira vermelha em Valência. O acidente pode ter sido causado por conta de um problema no power train. Um problema que a categoria está tentando resolver, evitando acidentes por conta de falhas na frenagem do carro. A categoria está desenvolvendo um sistema de emergência que deve ser instalando ainda no início da temporada.

Tarde

Na sessão vespertina como foi mencionado, Guenther seguiu o seu trabalho para melhorar a sua marca e voltar para a ponta com a Maserati. Com o tempo de 1m25s127, o piloto estabeleceu um novo recorde com o Gen3 no circuito de Valência.

A atividade teve duração de três horas e ao longo deste período os pilotos foram se alternando na liderança, desta forma a sessão foi bem movimentada, com vários períodos em que os competidores estavam na pista.

Infelizmente mais uma vez o brasileiro Sergio Sette Câmara ficou fora da atividade, impossibilitado de completar sequer uma volta com a NIO 333. Sébastien Buemi também ficou recluso nos boxes.

Em um momento da sessão Dennis fez com que a atividade fosse neutralizada, pois o carro da Avalanche Andretti parou abruptamente na curva 5.

E para completar as bandeiras vermelhas, Evans trouxe mais uma bandeira vermelha, com um dano visível, onde recebe uma ordem explicita dos boxes para desligar o carro.

Os brasileiros no último dia de atividades

A sexta-feira não foi nada empolgante para os pilotos brasileiros, Lucas di Grassi até conseguiu andar bem durante o primeiro dia de testes com a Mahindra, aparecendo na oitava posição e à frente do seu companheiro de equipe, Oliver Rowland. Mas na sessão realizada a tarde, Di Grassi ficou atrás do seu companheiro de equipe. Rowland até brigou para aparecer nas primeiras posições.

Com sua nova equipe, Sette Câmara ficou de fora das duas sessões. O brasileiro apenas acompanhou os trabalhos realizados pelo seu companheiro de equipe. Dan Ticktum apareceu na sétima posição no treino realizado pela manhã, mas foi apenas o 17º colocado na sessão vespertina.

Na quarta-feira quando o segundo dia de atividades era realizado, Sette Câmara ficou de fora da corrida teste.

Tanto Di Grassi quanto Câmara estão iniciando uma nova fase de suas carreiras na Fórmula E, pois os dois pilotos trocaram de equipe com o encerramento da 8ª temporada.

Último dia de testes da Fórmula E – Foto: reprodução Fórmula E
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo