AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

GP da China – Pirelli define gama intermediária de pneus para primeira Sprint do ano

Marcando o retorno da F1 ao Circuito de Xangaí, a Pirelli fornecerá os pneus da gama intermediária ao longo da primeira batalha Sprint

Neste fim de semana a Fórmula 1 disputará mais uma prova, mas desta vez a categoria visitará a China, após disputar a sua última prova no Circuito de Xangai em 2019.

A F1 já realizou 16 edições do GP da China, com a primeira disputa realizada em 2004.

A nova visita da categoria ao país acontece em um momento completamente diferente. A Fórmula 1 abandonou o uso dos pneus de 13 polegadas e agora está em uma nova geração de carros. Por mais que alguns competidores conheçam a pista, será extremamente desafiador lidar com tantas novidades em um mesmo evento.

A Pirelli fornecerá a gama intermediária de pneus, formada pelos compostos: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha). Os pilotos, além de disputar a prova principal no domingo, vão passar pelo desafio de enfrentar um fim de semana com prova Sprint.

Os Pneus do GP da China – seleção da Pirelli para a prova de 2024 – Foto: reprodução Pirelli

O circuito conta com 5.451 km, formado por 16 curvas, muito delas são lentas. A exemplo das curvas 1 e 3 que são lentas, além do trecho de 6 a 14, enquanto o “S” entre as curvas 7 e 8 cobram a alta velocidade. O traçado também é formado por duas longas retas, ambas com ativação do DRS.

A escolha dos compostos tem relação com o tipo de circuito que os competidores vão enfrentar neste fim de semana. Por conta das simulações realizadas anteriormente, foi revelado que os pneus vão sofrer certa ação lateral e longitudinal, que se enquadram na categoria média.

A Fórmula 1 optou por realizar o seu primeiro fim de semana Sprint neste retorno à Xangai. Ao todo a categoria preparou seis eventos com Sprint para a temporada 2024.

O que muda?

Tentando aperfeiçoar o evento Sprint, desta vez os pilotos vão classificar e correr, mudando um pouco a dinâmica do fim de semana.

  • A sexta-feira começa com um único treino livre de uma hora, para que os pilotos possam sentir a pista e os competidores preparem os seus carros.
  • Na sequência, quando retornarem para a pista, a classificação Sprint será realizada, ela define o grid de largada para a corrida que será disputada no início de sábado.
  • Quando a primeira fase do fim de semana for concluída, os pilotos vão retornar mais uma vez ao traçado, agora para uma classificação completa que definirá o grid de largada da prova do domingo.
  • O domingo permanece com atividade exclusiva para a corrida principal.

Com o formato Sprint em vigor, a alocação dos pneus também sofre uma alteração, dos 13 conjuntos de pista seca fornecidos em um evento regular, nesta prova cada um dos pilotos contará apenas com 12 jogos (2 pneus duros, 4 médios e 6 macios), enquanto o número de 5 pneus intermediários e 2 de chuva extrema permanecem inalterados.

A prova é geralmente concluída com a realização de duas paradas, por ser um circuito com algumas zonas de ultrapassagem, além do undercut ser efetivo nesta pista quando bem trabalhado.

Na classificação para a prova Sprint, volta a obrigatoriedade do uso dos pneus.

  • Q1 e Q2, os competidores são obrigados a usar um conjunto de pneus médios novos – C3
  • Q3 pneus macios – C4
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo