ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

FIA confirma que as 10 equipes do grid respeitaram o teto orçamentário de 2022

Mesmo após suspeitas que algumas equipes tinham quebrado o teto orçamentário de 2023, FIA confirma que todos respeitaram as regras em 2022

A FIA declarou nesta terça-feira (05) que todas as equipes ficaram dentro do teto orçamentário definido para a temporada 2022, desta forma, não ocorrerá punições como no último ano.

Em uma breve declaração, a FIA confirmou que a Administração do Teto Orçamentário (Cost Cap Administration) completou a revisão dos relatórios apresentados por cada uma das equipes do grid referentes a última temporada.

Para confirmar que os times seguiram o regulamento financeiro, foram “emitidos certificados de conformidade para todos os dez competidores”. Como afirma a FIA, “a revisão foi um processo intensivo e minucioso, começando com uma análise detalhada da documentação apresentada pelos concorrentes.”

Existia uma suspeita relacionada a quebra do teto orçamentário, principalmente quando a punição definida para a Red Bull em 2022 não foi satisfatória. O time austríaco violou o teto orçamentário de 2021, recebendo uma punição de restrição do uso do túnel de vento, combinado com uma multa de US$ 7 milhões.

LEIA MAIS: FIA estabelece nova diretiva técnica para conter uma brecha do teto orçamentário

Várias equipes que estão na Fórmula 1 realizam trabalhos paralelos, times como a McLaren, Mercedes, Red Bull, Ferrari e Aston Martin têm divisões de engenharia fora da F1 e estão envolvidos em outras atividades que tiveram sucesso, como na produção de carros de passeio, bicicletas, explorando novos designs, participando de diferentes competições, entre outros.

A FIA passou a investigar esses projetos para entender a troca e o ganho que as equipes poderiam ter. Pois qualquer tecnologia ou solução encontrada em outra divisão, mas que fosse usada pela equipe de Fórmula 1, precisava ter um valor estipulado. Entende-se que as equipes estavam usando esses outros projetos para encontrar soluções para a F1 e ao realizar o intercâmbio de informações, valores não condizentes eram atribuídos as soluções e algumas trocas aconteciam quase como uma doação.

“Houve uma verificação extensiva de quaisquer atividades não relacionadas à F1 realizadas pelas equipes, que incluíram múltiplas visitas presenciais às instalações das equipes e procedimentos de auditoria cuidadosos para avaliar a conformidade com o regulamento financeiro.”

O teto orçamentário foi criado para controlar os gastos das equipes, pensando em nivelar a competição. No primeiro ano, além da Red Bull cometer a violação do regulamento financeiro, a Williams e Aston Martin lidaram com violações processuais.

Existe um caminho longo até o grid da F1 de fato se aproximar, além disso, algumas equipes foram mais afetadas com a inflação na Europa, as questões relacionadas com os fretes. Algumas equipes encontraram ‘alternativas’ para acomodar os seus gastos e lidar melhor com toda a situação.

“Os Regulamentos Financeiros foram introduzidos no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA a partir da temporada 2021, após aprovação unânime dos Concorrentes. A intenção do Regulamento Financeiro é limitar os gastos no Campeonato para garantir a viabilidade da competição a longo prazo e encorajar a convergência de desempenho entre os concorrentes, criando assim corridas mais emocionantes”, mencionou a FIA através do comunicado.

O mais importante para esse ano foi eliminar esse problema com o teto orçamentário e focar apenas na competição. A forma como as equipes trabalham faz parte desta batalha, mas as transgressões do teto orçamentário geram questionamentos sobre a atuação dos times, como aconteceu com a Red Bull e o trabalho realizado pela equipe que vem dominando o Campeonato.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo