ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Ferrari quebra domínio da Red Bull. Sainz vence GP de Singapura e divide pódio com Norris e Hamilton

Sainz e Norris trabalham em conjunto para se defender da dupla da Mercedes e comemorar vitória e pódio no Circuito de Marina Bay. Após erro de George Russell na última volta, Lewis Hamilton celebra o pódio

A Ferrari quebrou a sequência de vitórias da Red Bull. O time austríaco que dominava a temporada 2023 até o momento e tinha chances de vencer todas as provas do Campeonato, não encontrou o desempenho esperado no Circuito de Marina Bay. A dupla não realizou uma boa classificação e por consequência teve a corrida prejudicada. A 15ª etapa do Campeonato, não contou com nenhum dos pilotos da Red Bull no pódio.

Carlos Sainz conquista a segunda vitória da carreira, a primeira aconteceu em Silverstone em 2022. O espanhol faturou a pole no sábado e fez valer a chance de começar a corrida da primeira posição, para lutar pela vitória. Carlos que já tinha mostrado muito controle em Monza, fez uma corrida cerebral em Singapura no maior estilo ‘Smooth Operator’, Sainz escolheu as suas batalhas e teve carro para se defender dos adversários.

Desde o começo da corrida, Sainz e Charles Leclerc sabiam do seu trabalho e para faturar essa vitória os companheiros de equipe não poderiam batalhar entre eles. Em um circuito travado, a Red Bull não era a preocupação, mas sim a dupla da Mercedes. A Ferrari tinha solicitado para Leclerc que o piloto se mantivesse atrás de Sainz por cerca de três segundos, o monegasco demorou para atender o pedido da equipe. Quando conseguiu ampliar a diferença para Sainz, o Safety Car pintou em pista por conta de uma batida de Logan Sargeant na volta 19.

Com o carro de segurança no traçado, a Ferrari aproveitou o momento para realizar a parada obrigatória. Sainz foi devolvido na liderança, enquanto o time italiano precisou segurar Charles Leclerc, pois outros competidores entravam na área do pit-lane. A corrida de Leclerc foi prejudicada e ficou claro que o monegasco ficaria fora do pódio, se a prova não tivesse uma reviravolta.

Carlos Sainz precisou ainda lidar com as investidas de George Russell que estava mirando a vitória. A Mercedes ainda teve mais uma chance para brigar não apenas pelo pódio, mas pelas primeiras posições, com o abandono de Esteban Ocon na volta 43 o Virtual Safety Car foi ativo, permitindo que a dupla do time alemão realizasse uma dupla parada, contando com pneus médios para partir para o ataque. A Ferrari não respondeu com o monegasco.

Charles Leclerc foi o primeiro piloto que Russell e Hamilton encontraram em pista. O monegasco não apresentou muita resistência e a dupla logo foi buscar Lando Norris e Carlos Sainz. Foi neste momento da prova que o piloto da Ferrari e o da McLaren começaram a trabalhar em conjunto. Sainz usou a distância do DRS para manter Norris atrás, o piloto da McLaren aproveitava para fazer um traçado defensivo e se defender de Norris.

Os pilotos que já foram companheiros de equipe, conseguiram trabalhar juntos até o final confiando no jogo deles. Em alguns momentos Norris até mesmo conseguia abrir um pouco para Sainz, dificultado ainda mais a ação de Russell. Na última volta no Circuito de Marina Bay, Russell tocou o muro de contenção e abandonou a batalha, custando o pódio que estava em suas mãos. Automaticamente Lewis Hamilton foi promovido para a terceira posição e Russell despencou na tabela, sendo ultrapassado por todos os competidores que restavam em pista.

Carlos Sainz fez uma excelente corrida. A estratégia da Ferrari para protegê-lo foi a mais sensata. Uma pena para Leclerc que não conseguiu o pódio, a corrida do monegasco em parte foi comprometida por ele que não conseguiu ampliar o gap total solicitado pela Ferrari ainda no começo da prova.

Lando Norris conseguiu o terceiro pódio da temporada 2023, em mais uma corrida que a equipe conta com um carro atualizado. Lewis Hamilton comemorou o pódio, depois do bom trabalho executado pela Mercedes. Ruim para Russell que até o momento estava realizando uma grande corrida, se não fosse o deslize na última volta.

Charles Leclerc precisou se contentar com a quarta posição e trabalhar para a equipe e jogar a favor do time, Sainz aproveita o resultado para se distânciar do companheiro. Max Verstappen, mesmo em uma corrida com desempenho ruim e de difícil ultrapassagem, faturou quinta posição. O holandês se viu com a corrida comprometida quando não parou durante o Safety Car provocado por Sargeant. Quando a Red Bull realizou a parada obrigatória, Verstappen precisou remar outra vez, para terminar a corrida na zona de pontuação.

Pierre Gasly foi o sexto colocado com a Alpine, representando o time na zona de pontuação, após Esteban Ocon abandonar a prova com problemas no câmbio. Oscar Piastri que foi prejudicado na classificação após a batida de Lance Stroll no Q1, terminou a prova ocupando o sétimo lugar.

Sergio Pérez também teve uma corrida complicada, assim como Verstappen por conta das configurações do carro para essa pista. No entanto, mesmo se envolvendo em incidentes ao longo da prova, ficou com a oitava posição. O mexicano terá o toque com Alexander Albon investigado pela direção de prova após a corrida, portanto, alguma alteração ainda pode acontecer no resultado da prova.

Liam Lawson conquistou os seus primeiros pontos com a AlphaTauri, aproveitando para estar no Top-10, em uma corria que Yuki Tsunoda abandonou pouco depois da largada. O piloto japonês teve o carro danificado após um toque com Pérez.

Depois da Haas muito lutar por pontos, Kevin Magnussen faturou a décima posição em Singapura.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana para a realização do GP do Japão.

Saiba como foi o GP de Singapura

Antes do início do GP de Singapura deste domingo, a Aston Martin comunicou que correria com apenas um carro. Lance Stroll destruiu o carro durante a classificação, após perder o controle do carro na última curva do circuito.

O piloto está bem e não sofreu nenhuma lesão, apesar da batida forte, mas Stroll ainda sente alguma dor. O time precisaria fazer muitos esforços para colocar o carro em pista e optaram por correr com apenas um carro. Stroll não pode ser substituído, a equipe pode realizar uma mudança até o início da classificação, mas foi o canadense que realizou a sessão para o time.

Zhou Guanyu não foi visto no grid regular para a largada, a Alfa Romeo optou por trocar o turbo, motor de combustão interna, o MGU-H e instalaram a terceira central eletrônica. Com todas as alterações que foram realizadas além das mudanças que são permitidas na temporada, o piloto chinês precisou começar a corrida dos boxes.

Largada do GP de Singapura – Foto: reprodução FIA

Carlos Sainz conquistou a pole no sábado portando ocupava a primeira posição na largada. No entanto, George Russell superou Charles Leclerc para ficar com a segunda posição.

Optaram pelos pneus macios para a largada: Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Oscar Piastri e Zhou Guanyu. Com os pneus duros estavam Max Verstappen, Sergio Pérez e Valtteri Bottas. O restante do pelotão optou pelos compostos médios.

Largada autorizada, Sainz saltou na ponta, enquanto Leclerc conseguiu realizar a ultrapassagem em Russell e Lewis Hamilton também conquistou uma posição, ultrapassando o companheiro de equipe e Lando Norris. Hamilton tinha cortado a primeira curva da pista e ao retornar para a pista, aconteceu todo o imbróglio com o companheiro de equipe.

A dupla da Haas batalhava para se manter entre os dez primeiros colocados. A luta era com Esteban Ocon. Oscar Piastri saltou para a décima quarta posição.

No final da primeira volta, algumas bandeiras amarelas começaram a aparecer pelo traçado. No giro seguinte, Yuki Tsunoda tinha abandonado a corrida, o carro do piloto foi retirado rapidamente do traçado. Na frente, Hamilton precisou devolver a posição para Russell e se tornou o quarto colocado, enquanto atacava o companheiro de equipe.

A direção de prova recuperou as imagens, Tsunoda foi tocado por Sergio Pérez, o carro do piloto da AlphaTauri ficou danificado e foi por esse motivo que o piloto japonês abandonou a prova. Liam Lawson representava o time italiano sozinho em mais uma corrida.

No terceiro giro foi a vez de Zhou Guanyu realizar a sua parada, substituindo os compostos macios por pneus furos para fazer um stint mais longo. Charles Leclerc não atacava o companheiro de equipe, mas apenas 1 segundo separava os pilotos da Ferrari.

A corrida seguiu e Verstappen tentava avançar no pelotão. Depois de ter ultrapassado Hülkenberg, o holandês passou a atacar Kevin Magnussen pela oitava posição.

Com cinco voltas, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Russell, Norris, Hamilton, Alonso, Ocon, Magnussen, Verstappen e Hülkenberg.

No sexto giro, Hamilton devolveu a posição para Norris, tentando evitar uma punição. Verstappen seguiu lutando com Magnussen pela oitava posição, o piloto da Haas aproveitava todos os espaços possíveis para fazer a defesa de posição. No entanto, no terceiro setor na reta que foi criada, o holandês concluiu a ultrapassagem no dinamarquês. Piastri e Pérez duelavam pela décima terceira posição. O mexicano enfrentava mais dificuldade para escalar o pelotão.

Durante o sétimo giro, Leclerc começou a andar abaixo de um segundo, começando a aproximação em Sainz. Russell estava separado por mais de 2 segundos do monegasco, em pista ele não representava risco, mas o time italiano precisava ficar atento para o trabalho nos boxes.

A corrida seguiu, a Ferrari solicitou para Charles Leclerc começar a aumentar a distância para Sainz pois eles precisavam de uma janela de operação para realizar as paradas quando elas fossem iniciadas. Seguindo a ordem de equipe, o monegasco começou a se distanciar do espanhol. A Mercedes tinha entendido que o time italiano sacrificaria a corrida de Leclerc, para obter a vitória com Sainz.

No décimo quarto giro, a distância entre Leclerc e Sainz foi ampliada para dois segundos. O monegasco tentava encontrar uma forma para então abrir os três segundos de distância que a Ferrari solicitou.

Lewis Hamilton que ocupava a quinta posição, tentava se aproximar de Norris. Enquanto fazia o seu trabalho no W14, o piloto tentava encontrar algumas brechas para abrir a viseira e ganhar um pouco mais de ar para se refrescar dentro do carro.

A Ferrari solicitou para Leclerc aumentar ainda mais a distância para Sainz, ampliando-a para cinco segundos. Durante a volta 19, o monegasco chegou aos 4s5. Logan Sargeant provocou uma bandeira amarela por ter perdido o controle do carro na curva 8. O norte-americano deixou detritos em pista e com isso o Safety Car foi ativado.

A Ferrari precisou realizar uma parada dupla, Sainz parou primeiro pela posição em pista. A parada de Charles Leclerc não foi boa, com a equipe segurando o monegasco. Apenas Verstappen, Pérez e Bottas não realizaram as paradas obrigatórias. Neste momento da corrida com o Safety Car em pista os dez primeiros eram: Sainz, Verstappen, Russell, Pérez, Norris, Leclerc, Hamilton, Alonso, Ocon e Bottas.

O Safety Car deixou a pista ao final da volta 22. Na relargada, Leclerc foi ultrapassado por Hamilton ao cometer um erro e extravasar os limites de pista. Não demorou muito para Russell realizar o ataque em Russell, para ocupar a segunda posição. Norris batalhou com Pérez e concluiu a ultrapassagem no mexicano. Os pilotos da Red Bull estavam com os pneus duros usados, contra os compostos duros novos instalados nos carros dos adversários.

Fernando Alonso foi punido com cinco segundos, pelo corte de pista realizado na entrada do pit-lane. Pérez tentou encontrar uma forma de colocar Hamilton para fora, mas o piloto da Mercedes realizou a ultrapassagem. Na ponta, Sainz era atacado por Russell.

No final da volta 24, Norris concluiu a ultrapassagem em Verstappen, para ocupar a terceira posição e participar da batalha pelo pódio. Foi no início da volta 25, que o DRS foi liberado para que os pilotos usassem nos ataques.

Leclerc por sua vez, aproveitou a diferença dos pneus para saltar ao sexto lugar, ultrapassando Pérez. Antes de perder a posição para o monegasco, Pérez queria que Hamilton devolvesse a posição. Como os pilotos estavam extremamente próximos, os duelos recomeçaram.

Foi no início do giro 27 que Hamilton ganhou a posição de Verstappen, para ocupar a quarta posição. No giro seguinte, foi a vez de Leclerc ultrapassar o holandês da Red Bull. A dupla do time austríaco estava com a corrida prejudicada por conta do desempenho dos pneus. No entanto, os outros competidores eram atrapalhados pois um trenzinho foi formado atrás de Pérez.

Com 30 voltas, os dez primeiros eram: Sainz, Russell, Norris, Hamilton, Leclerc, Verstappen, Pérez, Alonso, Ocon e Magnussen. Russell precisava esfriar os compostos, antes de batalhar mais uma vez pela primeira posição.

No giro 34, Gasly atacava Magnussen para tentar entrar no Top-10. A batalha desses pilotos se alongou, pois Magnussen apostava em um traçado defensivo. Duas voltas depois, Magnussen perdeu o controle do carro e com isso Gasly assumiu a décima posição. Como o piloto dinamarquês passou reto, caiu para o décimo sexto lugar.

Pérez fazia o possível para se defender dos ataques de Ocon e Alonso. Como o piloto da Aston Martin perdeu um pouco o carro, o piloto da Alpine aproveitou o momento para ultrapassar Alonso. Gasly chegou nesta batalha.

Na volta 39, Pérez foi ultrapassado por Ocon, deixando mexicano para Alonso. No entanto, Pérez não conseguiu resistir mais, desta forma foi ultrapassado não apenas pelo espanhol, mas também por Gasly. E na volta 40 a Red Bull aproveitou para realizar a parada obrigatória de Pérez.

No giro 41, os dez primeiros eram: Sainz, Russell, Norris, Hamilton, Leclerc, Ocon, Alonso, Gasly, Piastri e Lawson. Max Verstappen foi chamado aos boxes e ao retornar para a pista era apenas o décimo quinto colocado, precisando remar tudo de novo para retornar ao Top-10. Bottas também seguiu para os boxes, substituindo os seus pneus da largada.

Durante a volta 43, o carro de Ocon começou a enfrentar problemas e o francês abandonou a corrida na curva 1 do circuito. O Safety Car Virtual foi ativo. Na volta 45, Russell e Hamilton realizaram as suas paradas, Fernando Alonso também aproveitou o momento para fazer a sua troca de pneus. O piloto espanhol cumpriu a sua punição. A troca de pneus de Alonso foi extremamente desastrosa, com problema para substituir os pneus do lado direito do carro.

No giro 46, o ritmo normal da corrida, os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Leclerc, Russell, Hamilton, Gasly, Piastri, Lawson, Hülkenberg e Zhou.  A Mercedes apostou nos pneus médios, onze segundos separavam Russell de Leclerc.

Fernando Alonso perdeu duas posições, após escorregar com o carro na curva 14. A corrida seguiu, Leclerc tentava se aproximar de Norris para se defender no momento que a dupla da Mercedes se aproximasse do monegasco. No giro 48, Verstappen já era o décimo colocado, entrando na zona de pontuação, depois de atacar Zhou Guanyu.

Na sequência, Hülkenberg tinha sido enquadrado por Verstappen, com o holandês tomando a nona posição. O próximo adversário do piloto da Red Bull era Liam Lawson.

No giro 51, Verstappen ganhou a posição de Lawson, mas o piloto da AlphaTauri tentou fazer um traçado defensivo. Russell seguia o trabalho de aproximação em Leclerc e com ele tinha Hamilton acompanhando o ritmo.

Restando nove voltas para o final, Russell começou o seu ataque efetivo em Leclerc. O monegasco tentou fazer alguma coisa, mas já não tinha pneus para brigar. Pouco tempo depois, Hamilton também concluiu a ultrapassagem no monegasco. Bottas tinha abandonado a corrida na agulha da curva 14.

No giro 55, Piastri então foi ultrapassado por Verstappen. Russell tinha cerca de 4 segundos para Norris.

Na volta 58, Russell começou a abrir o DRS para atacar Norris, a distância era semelhante para Sainz. Hamilton por sua vez, realizou a ultrapassagem em Gasly, para então ocupar a sexta posição.

Um incidente entre Albon e Pérez era notado pela direção de prova e seria investigado no pós-corrida. O mexicano por sua vez tinha ultrapassado Lawson para ocupar a nona posição.

Na última volta, Russell cometeu um erro e bateu no muro de contenção da curva 10. Os pilotos perseguiram os últimos metro do circuito. Carlos Sainz faturou a sua segunda vitória, dividindo o pódio com Lando Norris e Lewis Hamilton.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo